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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO PROFISSIONAL "CIRURGIA E PESQUISA EXPERIMENTAL"
"MESTRADO CIPE"

 

 

 

 

 



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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CIRURGIA E PESQUISA EXPERIMENTAL - CIPE

EDITAL Nº ......... /2013


SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM
CIRURGIA E PESQUISA EXPERIMENTAL (CIPE)
.
ANO ACADÊMICO DE 2014.


A Reitoria da Universidade do Estado do Pará – UEPA torna público que, no período de 06 de janeiro de 2014 a 31 de janeiro de 2014, o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Mestrado - CIPE) receberá as inscrições para o Processo Seletivo para a turma de 2014.
As referidas inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pela Home Page: www.fadesp.org.br, de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.
O edital está disponível no site www.uepa.br/paginas/mestradocipe.
Maiores informações poderão ser obtidas por meio do fone: (91)3277-5988 ou e-mail: mestradocipe@gmail.com

Belém, 20 dedezembro de 2013.

JUAREZ ANTONIO SIMÕES QUARESMA
Reitor da Universidade do Estado do Pará


EDITAL Nº ....... /2013
SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO EM CIRURGIA E PESQUISA EXPERIMENTAL (CIPE).
O ANO ACADÊMICO DE 2014.

A Reitoria da Universidade do Estado do Pará – UEPA torna público que, no período de 06 de janeiro de 2014 (segunda feira) à 31 de janeiro de 2014 (sexta feira), o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE), receberá as inscrições para o Processo Seletivo, para a turma de 2014. As referidas inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pela home page www.fadesp.org.br, de acordo com as normas estabelecidas neste Edital. O modelo de ficha de inscrição encontra-se no Apêndice II deste edital.

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
A. Dos objetivos do curso
• O Mestrado profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) destina-se a conferir ao candidato habilitado o título de Mestre em Cirurgia e Pesquisa Experimental.
• O Mestrado CIPE está organizado na forma de “Mestrado Profissional”, visa proporcionar o aprofundamento do conhecimento técnico científico, bem como o desenvolvimento de habilidades para executar pesquisas operacionais e desenvolver processos, produtos e metodologias na área de Cirurgia e Pesquisa Experimental.
• O Mestrado CIPE tem o objetivo de oferecer qualificação Stricto sensu a profissionais da saúde que preferencialmente estejam vinculados a pesquisa, docência, a Secretarias de Saúde e empresas do setor privado, a fim de contribuir para conhecimento técnico-científico, capaz de influenciar positivamente a área da saúde, objetivando a sua melhoria de qualidade.
• Formar profissionais da saúde numa perspectiva interdisciplinar capazes de responder às demandas sociais, econômicas e políticas no campo da cirurgia e pesquisa experimental, considerando os contextos epidemiológicos, sociais e ambientais, com enfoque no cenário regional, sem perder de vista as dimensões nacional e internacional.

• Estabelecer clara articulação entre a produção científico tecnológica e a formação de recursos humanos para o mercado de trabalho;
• Fortalecer os processos de investigação experimental que se voltem para o conhecimento e desenvolvimento de fatores que afetem positivamente a população da Amazônia;
• Conhecer as normas e legislação fundamentais relativas à investigação laboratorial in vivo com animais de laboratório, in vitro e com a espécie humana;
• Conhecer as bases morfofuncionais e biopatológicas do planejamento e do desenvolvimento de pesquisas com modelos experimentais;
• Ser capaz de emitir um parecer crítico fundamentado, em termos de Ética/Bioética, incluindo o “Bem Estar Animal”, relativos a projetos de Cirurgia e Pesquisa Experimental;
• Ser capaz de elaborar projetos de investigação em Cirurgia e Pesquisa Experimental;
• Estabelecer estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem na área;
• Ser capaz de executar procedimentos laboratoriais com animais de experimentação, tais como a coleta de produtos para análise e exames;
• Empregar técnicas de cultura de tecidos para estudos de Pesquisa Experimental;
• Formar e aperfeiçoar cirurgiões com estímulo a programas de educação continuada em experimentação animal;
• Respeitar às normas éticas e legais que regem a utilização de animais em procedimentos científicos, reprovando a experimentação desnecessária;

B. Público alvo:
O presente Programa de Pós-Graduação, nível Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE), será destinado exclusivamente aos graduados em cursos da área da saúde, preferencialmente com atuação na docência.
Excepcionalmente, e a critério do Colegiado do Curso, poderão ser aceitos candidatos de outras áreas afins como Administração, Engenharias, Estatística, Informática, Robótica e outras desde que possuam projetos afeitos as diretrizes do Programa.

C. Caracterização das atividades curriculares
O Curso de Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE), está estruturado em uma área de concentração:
Cirurgia e Pesquisa Experimental.

E duas linhas de pesquisa:
(I) Cirurgia Experimental
(II) Pesquisa Experimental.
Os componentes curriculares contemplam um conjunto de disciplinas e atividades para a construção de competências aos futuros mestres nos seus ambientes de prática profissional com desenhos curriculares voltadas para Produtos e Processos.
Tal estrutura compreende um período de 24 meses nos quais o mestrando integralizará 30 créditos, correspondentes a 450 (quatrocentos e cinqüenta horas), assim distribuídos:
a) 10 (dez) créditos em disciplinas obrigatórias da área de concentração;
b) 10 (dez) créditos em disciplinas optativas da linha de pesquisa, conforme indicação do orientador;
c) 5 (cinco) créditos em Trabalho de Conclusão de Curso.
d) 5 (cinco) créditos em outras atividades: Participação efetiva no CEUA – CCBS – UEPA, Estágios específicos na área de concentração, participação como ouvinte ou julgador em projetos e ou teses do programa, Publicações com qualis superior a B2, participação em eventos e disciplinas específicos da área, geração de protocolos, produtos tecnológicos e patentes. (Sempre pontuados a critério do Colegiado).
OBS: Cada crédito equivale a 15 horas/aula.
A trajetória do aluno no Programa viabilizará a elaboração de produto científico (tese, dissertação, artigos, patentes) que representem uma análise situacional e de intervenção com vistas à transformação e/ou inovação das práticas na Saúde.
D. Do horário das aulas:
As aulas do Programa ocorrerão segundo calendário semestral aprovado pelo colegiado e emitido pela secretaria do Programa, ocorrendo em módulos, preferencialmente no período noturno e ou aos finais de semana.
Na dependência de características das disciplinas e ou do professor convidado, o horário diurno curricular regular poderá ser utilizado, neste caso sendo dada preferencia a disciplina modular.
E. Vagas:
Este edital oferece 12 vagas de acordo com as linhas de pesquisas descritas a seguir:
LINHAS DE PESQUISA OBJETIVOS VAGAS

I- Cirurgia Experimental

Avaliar e testar inovações e estratégias inovadoras de ensino e de técnica operatória nas áreas cirúrgicas, pesquisas com morfofisiopatologia comparada, de processos inflamatórios, infecciosos e neoplásicos, ginecoendocrinologia e climatério metabolismo, fisiopatologia e tratamento dos estados de choque, isquemia reperfusão e transplantes, assim como procedimentos ortopédicos, de reabilitação em ortopedia e de microcirurgia.

06

II- Pesquisa Experimental.

Elaborar, avaliar e testar métodos e modelos de investigação com concepção pedagógica voltada ao mercado e ao bem agregado ao conhecimento de patologias, lesões, procedimentos e tratamentos, utilizando-se da pesquisa experimental, como forma de agregar conhecimento a sua atividade profissional.

06


Serão ofertadas um total de 12 vagas, sendo que em cada uma das duas linhas ofertadas (linha I- Cirurgia Experimental e linha II- Pesquisa Experimental) serão ofertadas 06 (seis) assim distribuídas:


I- Cirurgia Experimental
Ampla Concorrência 03 vagas
Uepa Capital 02 vagas
Uepa Interior 01 vaga

II- Pesquisa Experimental.
Ampla Concorrência 03 vagas
Uepa Capital 02 vagas
Uepa Interior 01 vaga

Três (03) vagas para ampla concorrência, duas (02) vagas serão destinadas para servidores do quadro da UEPA lotados na Capital (Belém do Pará) e 01 (uma) vaga destinada para servidores do quadro da UEPA lotados nos Campi do Interior do Estado.
Obs.: No ato da inscrição, o candidato fará a opção pela linha de pesquisa, constante na ficha de inscrição do processo seletivo (Apêndice II).
Os servidores da UEPA deverão apresentar comprovante de vínculo com a instituição e lotação. No caso do não preenchimento de alguma vaga, a mesma será disponibilizada intra ou inter linhas, a critério do Colegiado.

F. Do Calendário:
Período de Inscrições 06/01/2014 a 31/01/2014
Pagamento da Taxa de Inscrição no Banpará Até 31/01/2014
Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas, horários e locais de prova. 04/02/2014 (18h)
Data limite do pedido de recurso de inscrições não homologadas 05/02/2014 (18h)
Resultado do Pedido de recurso de inscrições não homologadas 07/02/2014 (18h)
Prova Escrita (1ª Etapa) 14/02/2014 (8h)
Divulgação do resultado da prova da 1ª Etapa Até 24/02/2014
Prazo para recurso 1ª Etapa Até 26/02/2014
Resultado de recurso da 1ª Etapa 07/03/2014
Entrega de Documentos (2ª Etapa) 10/03/2014 a 14/03/2014
Publicação dos candidatos aptos na 2ª Etapa 24/03/2014
Prazo de recurso da 2ª Etapa 26/03/2014
Resultado de recurso da 2ª Etapa 28/03/2014
Entrevista (3ª Etapa) 31/03/2014 e 01/04/2014
Resultado da entrevista 04/04/2014
Prazo para recurso 3ª Etapa 08/04/2014
Resultado Final 11/04/2014
Período de Matricula 14 a 18/04/2014
Aula inaugural 25/04/2014 (14:30h)


II. DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas a partir das 08:00h do dia 06 de janeiro de 2013 (segunda feira), até às 18h do dia 31 de janeiro de 2014 (sexta feira) e constará de:
2.1 - inscrição on-line com o preenchimento do formulário disponível na home page www.fadesp.org.br
2.2 - emissão do boleto e pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) até o dia 31 de janeiro de 2014, obedecendo ao horário bancário no BANPARÁ ou em qualquer outra agência bancária, por meio do boleto emitido no ato de requerimento da inscrição.
2.3 – Entrega da documentação abaixo na secretaria dos Mestrados do CCBS-UEPA, até às 18h de 31/01/2014 configurando sua pré-matrícula no concurso:

Formulário de inscrição preenchido e assinado;
Cópia xerox simples do boleto bancário, pago;
Cópia simples do Diploma de graduação (frente e verso);
Cópia xerox simples de carteira de identidade com foto e CPF.

A divulgação das inscrições deferidas, o local e horário de realização da prova da 1ª Etapa, será divulgada até às 18h do dia 04/02/2014 (terça feira), no site: www.fadesp.org.br e/ou www.uepa.br/mestradocipe e/ou no quadro de avisos do Programa de Pós-Graduação-Mestrado do CCBS/UEPA, no 1º andar do Bloco B - Trav. Perebebuí, 2623, bairro do Marco – Belém – Pará - CEP: 66.087-670.
O candidato com inscrição indeferida poderá entrar com recurso, conforme cronograma do presente Edital.
Obs: As inscrições que não atenderem aos quesitos exigidos no presente edital serão indeferidas. Será vedada a inscrição condicional e/ou extemporânea.

III. DO PROCESSO SELETIVO:
O processo seletivo será coordenado por uma Comissão Executiva constituída por docentes do Programa Pós-Graduação Mestrado CIPE, homologada pelo Colegiado e designada pela Direção do CCBS/UEPA.

A. Constará de 03 (três) etapas:

1. Prova escrita .................................................................(Peso 5)
a) Conhecimentos específicos
b) Redação geral
c) Conhecimento da língua Inglesa

2. Análise de documentos e Currículo Lattes ...................(Peso 2)

3. Entrevista ......................................................................(Peso 3)

1ª Etapa - Prova Escrita

Essa etapa é Eliminatória e Classificatória, com peso 5, sendo que o candidato deverá alcançar NA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS nota mínima de 7,0 (sete) para aprovação. A prova de redação e de conhecimento da língua inglesa são somente classificatórias.
O conteúdo da prova de conhecimentos específicos será baseado nas referências indicadas (Apêndice V), relacionados às linhas de pesquisas do programa CIPE.
Os candidatos deverão comparecer ao local de realização da prova com, pelo menos, 30 minutos de antecedência e apresentar documento de identificação com fotografia e o comprovante original de quitação da taxa de inscrição.
Não será permitida a permanência com o candidato de nenhum aparelho eletro eletrônico, mesmo que em módulo avião (para celulares) e ou DESLIGADO. A identificação dos mesmos durante a prova implica em imediata desclassificação do candidato.
A prova será realizada no dia 14 de fevereiro de 2014, com horário e local divulgados na secretaria dos Mestrados do CCBS UEPA e ou no site do Mestrado e terá a duração de 3h.
1ª Hora – Prova de conhecimentos específicos será uma avaliação objetiva de 20 quesitos com 5 alternativas e 1 resposta correta. Conteúdo no Apêndice V (Referências).
Gabarito será afixado no local da prova após o último candidato entregar a prova. (Eliminatória e Classificatória).
Valerá 10,0 pontos (0,5 cada questão), devendo o candidato ter um mínimo de 14 questões certas.
2ª Hora – Confecção de uma redação sobre assuntos atuais. (Classificatória).
Será atribuída nota de zero a dez (0 a 10).
3ª Hora – Conhecimento da língua inglesa constando de prova subjetiva com 05 quesitos versando sobre a análise de texto científico atual na língua inglesa, que será fornecido junto à prova. (Classificatória).
Será atribuída nota de zero a dez (0 a 10).
As questões deverão ser respondidas na língua portuguesa.
Será permitida a utilização de dicionário inglês português que poderá ser vistoriado antes do início e ou durante a prova.
Até o dia 24 de fevereiro de 2014, será divulgada a lista dos aprovados na Prova Escrita, na secretaria dos Mestrados do CCBS UEPA e ou no site do Mestrado.
Após o resultado da prova Escrita, o candidato poderá entrar com recurso, conforme cronograma do presente Edital.


2ª Etapa – Apresentação, Análise de Documentos e do Currículo.

Os candidatos aprovados na 1ª Etapa deverão apresentar, no período de 10/03/2014 a 14/03/2014, até às 17h, envelope lacrado e identificado contendo todos os documentos abaixo relacionados.
A entrega dos documentos deverá ser via protocolo da Secretaria do Mestrado Profissional, ou enviada exclusivamente por SEDEX – Encomenda Expressa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), endereçada ao Programa de Pós-Graduação, desde que postada até o dia 14/3/2014, para o endereço: Secretaria do Mestrado Profissional, no Campus II, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, COAD - Trav. Perebebuí, 2623, bairro do Marco – Belém – Pará - CEP: 66.087-670.
Se for entregue pessoalmente, o deverá ser feito no horário de 9h às 14 horas.

O envelope lacrado deverá conter:
1 – Ficha de inscrição preenchida, devidamente assinada com declaração de que o candidato está de acordo com as normas de seleção e fotocópia da comprovação do pagamento da taxa de inscrição, (Apêndice II)
2 – Cópia do Diploma de Graduação de curso da área da saúde, reconhecido pelo MEC e cópia do Histórico Escolar, ambas devidamente autenticadas em cartório.
Aos candidatos estrangeiros é exigido o visto de permanência e documento de proficiência na Língua Portuguesa. Os portadores de diploma de curso superior obtido em instituições estrangeiras deverão apresentar documento de revalidação ou equivalência no Brasil.
3- Fotocópia simples dos seguintes documentos: CPF, R.G., Certidão de Nascimento ou Casamento (quando houver alteração de sobrenome); Título de Eleitor com comprovante de votação nos 2 (dois) turnos da última eleição; Documento de situação Militar para os candidatos do sexo masculino;
4- Três (3) fotos 3x4 coloridas recentes;
5- Currículo impresso, obrigatoriamente no formato Lattes SOMENTE DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, incluindo o ano corrente (2009-2013) (http://lattes.cnpq.br) e cópia impressa da ficha de avaliação do Currículo Lattes, (disponível no site do Programa), devidamente preenchida.
Os documentos de comprovação em cópia xerox simples, deverão ser anexados, NUMERADOS e organizados de acordo com a numeração da ficha de avaliação.
Documentação incompleta – Desclassificação do candidato
A avaliação desta segunda etapa será assim constituída:

A nota da 2ª etapa será dada de acordo com a pontuação do Lattes:
PONTUAÇÃO DO LATTES NOTA
0 a 0,9 pontos 0
1 a 1,9 pontos 1
2 a 2,9 pontos 2
3 a 3,9 pontos 3
4 a 4,9 pontos 4
4 a 5,9 pontos 5
6 a 6,9 pontos 6
7 a 7,9 pontos 7
8 a 8,9 pontos 8
9 a 9,9 pontos 9
Acima de 10 pontos 10

6 – Para funcionários e professores da UEPA, declaração que comprove o Vínculo e a Lotação do candidato na mesma, tempo de serviço com atividade na instituição e o interesse em qualificá-lo na pós-graduação, nível Mestrado Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE); com declaração de liberação da carga horária do candidato para as atividades do Curso;
A Segunda Etapa constará de análise, pela Comissão de Avaliação, da documentação enviada pelos candidatos aprovados na primeira fase. E também, destinada à apuração do currículo Lattes comprovado, onde será avaliado o desempenho de cada candidato com base na análise de suas atividades profissionais, acadêmicas, da produção intelectual e de outras atividades correlatas.
Esta etapa será somente classificatória e terá peso 2.
Será eliminado o candidato que não apresentar a documentação descrita acima.
Não será aceita documentação condicional, incompleta ou não validada pelo órgão emissor competente.
No dia 28 de março de 2014, a partir das 14h, será divulgado o resultado da segunda fase, com a lista dos candidatos considerados aptos a participarem da terceira fase do Processo Seletivo, na secretaria dos Mestrados do CCBS UEPA e ou no site do Mestrado.
Após o resultado da 2o Etapa, o candidato poderá entrar com recurso, conforme cronograma do presente Edital.

3ª Etapa - Entrevista
Terá caráter eliminatório e classificatório. As entrevistas serão conduzidas por professores do mestrado tendo como eixos direcionadores os documentos apresentados e a Carta de intensões. (Apêndice IV).
Esta etapa será realizada nos dias 31/03 e 01/04/2014 (segunda e terça feira), a partir das 9h no auditório do LCE, no Campus II, CCBS – UEPA (Perebebuí 2623, Marco).
Os candidatos convocados para 3ª etapa deverão, obrigatoriamente, se apresentar no dia e local marcado, com no mínimo de 30 minutos de antecedência do horário marcado para sua entrevista.
Será publicada no dia 28/03/2014, lista na secretaria do Mestrado e no site www.uepa.br/paginas/mestradocipe, com os nomes dos candidatos aptos, em ordem alfabética e os horários e locais nos quais deverão comparecer para a entrevista.
No dia 04 de abril de 2014 a partir das 14h, será divulgado, no site e/ou na Secretaria do Programa, o resultado da terceira etapa.
Após o resultado da 3ª Etapa, o candidato poderá entrar com recurso segundo cronograma deste edital.
Para que seja aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter a nota igual ou maior do que 7 (sete), sendo que esta etapa terá peso 3.

No dia 11 de abril de 2014, a partir das 14h, será divulgada, no site: www.fadesp.org.br e/ou no site do Programa e na secretaria dos Mestrados do CCBS UEPA o resultado final com a classificação a dos candidatos aprovados.
IV. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:

Os candidatos receberão notas de 0 a 10 (zero a dez) em cada etapa de avaliação, sendo que a nota final será calculada pela média ponderada das notas obtidas em cada etapa com os respectivos pesos (prova escrita – peso 5; análise de currículo – peso 2 e entrevista – peso 3). Será considerado aprovado o candidato que obtiver, na média ponderada, nota igual ou superior a 7,0 (sete).
NF = (PE [PO+R+LI/3] x 5) + (ADC x 2) + (E x 3)
10
LEGENDA:
NF = Nota final
PE = Prova escrita
PO = Prova objetiva
R = Redação
LI = Língua inglesa
ADC = Análise de documentos e currículo
E = Entrevista

A Classificação Final do processo seletivo será o valor das notas na ordem decrescente, dentro da opção do candidato e do quantitativo de vagas ofertadas no presente Edital.
Estará automaticamente eliminado o (a) candidato (a) que deixar de apresentar documentação completa.

V. DO RESULTADO
O resultado final será divulgado dia 11 de abril de 2014, nos sites www.fadesp.org.br e/ou no www.uepa.br/paginas/mestradocipe e no quadro de avisos do bloco B, 1º andar CCBS, Campus II, UEPA. A divulgação será realizada por ordem alfabética dos candidatos selecionados.
Os resultados não serão divulgados através de contato telefônico.

Em caso de empate, na nota final, os critérios de desempate obedecerão a seguinte ordem:
1- A maior nota da avaliação da fase 1;
2- A maior nota da avaliação da fase 3;
3- A maior nota da avaliação da fase 2;
4- Maior tempo de atividade docente no ensino superior;
5- O candidato de maior idade.

VI. DOS RECURSOS

6.1. Será admitido recurso, escrito em formulário específico, disponível no site do mestrado CIPE, quanto ao resultado das fases aplicadas neste processo seletivo, no horário de 8h às 14h.
6.2. O prazo para interposição dos recursos, de acordo com o cronograma, será de 1 dia útil, tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data de divulgação do resultado do evento a ser recorrido.
6.3. No recurso, o candidato, deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito, documentado e ou referenciado, devendo ser desconsiderado o teor que desrespeite a Banca e indeferido o instrumento.
6.4. Somente serão apreciados, os recursos impetrados que seguirem estas instruções, sendo garantido aos candidatos o livre acesso ao parecer da comissão que decidiu o recurso.
6.5. O julgamento do recurso e seu resultado não possui efeito suspensivo sobre as fases do Processo Seletivo, objeto deste Edital.
6.6. As especificações dos portadores de necessidades especiais serão resolvidas pela comissão do processo seletivo.
VII. DA MATRÍCULA E INGRESSO

7.1. O candidato selecionado deverá efetuar a matrícula na Secretaria do Curso cuja data será divulgada após decisão do colegiado do mestrado profissional CIPE.
7.2. Será matriculado no Mestrado, o candidato que estiver classificado dentro do número de vagas ofertadas pelo programa de pós-graduação, dentro de sua opção declarada na ficha de inscrição.
7.3. Para deferimento da matrícula o aluno deverá atestar disponibilidade de no mínimo 20 horas/semanais de dedicação ao Curso.
7.4. O candidato deverá até a qualificação realizar a prova de proficiência de língua inglesa, segundo os critérios do Colegiado do Programa, que será aplicada ao longo do Curso.
A prova de proficiência será facultada ao candidato que apresentar certificado em suficiência em inglês emitido por instituição certificada (TOEFL, CAMBRIDGE, MICHIGAM), nos últimos 5 anos (2009 a 2013).
O certificado deverá ser apresentado à secretaria do Curso.
O exame de proficiência em língua inglesa é obrigatório para obtenção do certificado de mestre.

VIII. DISPOSIÇÕES GERAIS:
8.1. O candidato é responsável por todas as informações prestadas no Processo Seletivo.
8.2. Os candidatos não selecionados terão prazo de até 30 (trinta) dias, a partir da data da divulgação do resultado final, para retirar seus documentos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia e Pesquisa Experimental. Findo este prazo, a documentação será incinerada, não cabendo recurso.
8.3. Em nenhuma hipótese será feita a devolução da taxa de inscrição.
8.4. A entrega dos documentos na pré-inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das condições estabelecidas no presente Edital e nas normas e critérios de seleção específicos do Mestrado CIPE e seu Regimento Interno (disponível no site do Programa), para as quais não poderá alegar desconhecimento.
8.5. Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado do Curso, cabendo recurso ao CONSUN da UEPA.

Belém, 20 de dezembro de 2013.


Prof. Dr. JUAREZ ANTONIO SIMÕES QUARESMA
Reitor da Universidade do Estado do Pará


APÊNDICES

APÊNDICE I – DISTRIBUIÇÃO DOS DOCENTES PELAS LINHAS DE PESQUISA
LINHAS DE PESQUISA PROFESSORES ORIENTADORES VAGAS
I - Cirurgia Experimental MARCUS VINICIUS HENRIQUES BRITO 02
MAURO DE SOUZA PANTOJA 01
MAURO JOSE PANTOJA FONTELLES 01
NARA MACEDO BOTELHO 01
RUI SERGIO MONTEIRO DE BARROS 01
II- Pesquisa Experimental JOFRE JACOB DA SILVA FREITAS 01
KATIA SIMONE KIETZER 01
FABIOLA ELIZABETH VILLANOVA 01
FRANCISCA REGINA OLIVEIRA CARNEIRO 01
PATRICIA DANIELLE LIMA DE LIMA 01
ROBSON JOSE DE SOUZA DOMINGUES 01
TOTAL DE VAGAS 12



APÊNDICE II – FICHA DE INSCRIÇÃO
NOME:
CIC:
IDENTIDADE:
ENDEREÇO:
E-mail:
FONES:
Escolher a linha de pesquisa e categoria que irá concorrer:
CIRURGIA EXPERIMENTAL:
( ) Ampla concorrência ........................................................................................ (03 vagas)
( ) Servidor do quadro da UEPA CAPITAL ............................................................ (02 vagas)
( ) Servidor do quadro da UEPA INTERIOR ........................................................... (01 vaga)

PESQUISA EXPERIMENTAL:
( ) Ampla concorrência ........................................................................................ (03 vagas)
( ) Servidor do quadro da UEPA CAPITAL ............................................................ (02 vagas)
( ) Servidor do quadro da UEPA INTERIOR ........................................................... (01 vaga)

Portador de necessidades especiais
( ) Não
( ) Sim, Qual? ____________________________________________________________

Declaro para os devidos fins que conheço e me submeto ao Regimento Interno do Programa, assim como o aceito as normas e instrumentos de avaliação do presente concurso de seleção do Mestrado Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) da Universidade do Estado do Pará.

Belém, _________, de __________________ de 2014.


Assinatura do Candidato

APÊNDICE III - FICHA DE AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA


DESCRIÇÃO DOS ITENS AVALIADOS PONTUAÇÃO
MÁXIMA PONTUAÇÃO OBTIDA OBS:
1. Demonstrou conhecimento sobre Cirurgia e ou Pesquisa Experimental e verbalizou proposta de estudo?

2,0
2. Possui experiência profissional em Cirurgia e ou Pesquisa Experimental? 2,0
3. Demonstrou experiência profissional associada à cirurgia e ou pesquisa experimental? 2,0
4. Demonstrou motivação em relação ao curso? 2,0
5. Verbalizou disponibilidade de dedicação aos estudos, considerando disponibilidade pessoal e profissional para leituras e participação em atividades extra classe? 1,0
6. Desenvoltura, clareza e objetividade nas respostas durante a entrevista. 1,0
TOTAL 10,0


APÊNDICE IV
DIRETRIZES PARA A “CARTA DE INTENÇÃO”

A Carta de ter no máximo duas (02) páginas, escritas com letra arial 10.
O conteúdo deve mostrar claramente qual a pesquisa que o candidato pretende realizar, dando ênfase à cirúrgica, microcirurgia, trauma, toco-ginecologia, nutrição e dermatologia.
O produto desta pesquisa deverá obrigatoriamente gerar, além de pelo menos uma publicação em revista Qualis B2 ou superior, pelo menos uma patente na qual será incluído o nome dos pesquisadores envolvidos, do Programa e da UEPA.

SUGESTÕES DE TEMAS:

INOVAÇÕES NO ENSINO:
• Com a formatação de cursos práticos na área da Saúde.
• Modelos de substituição animal no ensino da cirurgia e microcirurgia.
• Utilizando a informática aplicada ao ensino prático na saúde.
• Com o desenvolvimento de livros eletrônicos e softwares em saúde.
• Para fixação dos preceitos éticos em cirurgia e Saúde.

INOVAÇÕES TÁTICAS E TÉCNICAS:
• Com ênfase a cirúrgica, microcirurgia, trauma, toco-ginecologia, nutrição e dermatologia.
• No tratamento dos estados de desnutrição, politrauma, choque, transplantes e implantes.
• No diagnóstico clínico e laboratorial envolvendo citocinas, hormônios e mediadores químicos.
• No tratamento de neoplasias.
• Envolvendo pesquisas com células tronco.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E PARCERIA EMPRESARIAL:
• Desenvolvimento de medicamentos e cosméticos com base em plantas medicinais.
• Desenvolvimento de novo instrumentais e equipamentos médico hospitalares.
• Desenvolvimento de órteses, próteses com base robótica e de bioengenharia.
• Desenvolvimento e ou aprimoração de equipamentos, softwares e ou hardwares para o ensino nas ciências da Saúde.

APÊNDICE V – REFERÊNCIAS PARA PROVA ESCRITA e ENTREVISTA
Obs.: Os textos que serão utilizados na prova de conhecimentos da língua inglesa poderão não estar inclusos nestas referências.

1. Declaração de Helsinque disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_de_Helsinque acessado em 02/11/2013.
2. Código de Nuremberg disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Nuremberg acessado em 02/11/2013.
3. CNS 196/96 disponível em http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/resolucoes/23_out_versao_final_196_ENCEP2012.pdf acessado em 02/11/2013.
4. Lei 11.794 Lei Arouca disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11794.htm acessado em 02/11/2013.
5. Princípios de experimentação do COBEA disponível em http://www.cobea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=102&Itemid=119 acessado em 02/11/2013.
6. “Anesthetic technique for liver transplantation in pigs” disponível em http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2013/v27n1/a3502.pdf acessado em 02/11/2013.
7. “Effect of copaiba oil on correction of abdominal wall defect treated with the use of polypropylene/polyglecaprone mesh” disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502013000200008 acessado em 02/11/2013.
8. “Immediate graft histological assay, post pig's liver transplantation” disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502013000900009 acessado em 02/11/2013.
9. “Protective effect of remote ischemic per-conditioning in the ischemia and reperfusion-induce renal injury in rats” disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502013000200008 acessado em 02/11/2013.
10. “Effect of andiroba oil on periodontitis in Wistar rats” disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502013000600005 acessado em 02/11/2013.
11. “Effect of copaiba oil in hepatic damage induced by acetaminophen in rats” disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502013000700008 acessado em 02/11/2013.
12. “Avaliação da gasometria arterial de ratos desnutridos submetidos à anestesia inalatória por éter etílico em vaporizador artesanal.” disponível em http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2011/v25n2-3/a2799.pdf acessado em 02/11/2013.
13. “Metodologia da pesquisa: diretrizes para o cálculo do tamanho da amostra” disponível em http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2010/v24n2/a2125.pdf acessado em 02/11/2013.
14. “Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa.” disponível em http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2009/v23n3/a1967.pdf acessado em 02/11/2013.
15. “O fator de impacto influencia na ética das instruções aos autores de uma revista?” disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302013000300016 acessado em 02/11/2013.
16. “Immunohistochemistry of the uterine cervix of rats bearing the Walker 256 tumor treated with copaiba balsam” disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502013000300005 acessado em 02/11/2013.
17. “Comitê de ética em pesquisa: história e atualidades” disponível em http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2012/v26n3/a3320.pdf acessado em 02/11/2013.
18. “Efeito do óleo de copaíba intravaginal no tumor de Walker 256 inoculado na vagina e útero de ratas” disponível em http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2012/v26n3/a3310.pdf acessado em 02/11/2013.
19. “Mutagenicity of hydroxyurea in lymphocytes from patients with sickle cell disease” disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47572004000100019 acessado em 02/11/2013.
20. “Vaporizador artesanal de éter para cirurgia experimental em ratos” disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86501998000100001&lng=en&nrm=iso acessado em 02/11/2013.