UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE

notícias - 11.01.2012


Listão dos aprovados faz a alegria dos calouros

Novos alunos da Uepa foram conhecidos no dia 11, após divulgação da relação dos aprovados. O cadastro dos novos alunos tem início no dia 13 de janeiro, no site da Uepa. Após isso, eles devem fazer a matrícula de 18 a 20 do mesmo mês.

O listão dos aprovados nos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) fez a alegria de 3.175 calouros na manhã desta quarta-feira (11), quando a instituição divulgou a relação dos novos alunos na sede da Reitoria, em Belém, e no www.uepa.br.


CONFIRA AQUI:

RELAÇÃO DOS APROVADOS - PRISE


RELAÇÃO DOS APROVADOS - PROSEL

CONSULTA DE NOTAS – PRISE

CONSULTAS DE NOTAS - PROSEL

Os nomes dos primeiros lugares do Processo Seletivo (Prosel) e do Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XIII) foram anunciados pela reitora Marília Brasil Xavier, em entrevista coletiva à imprensa. Todos foram aprovados no Curso de Medicina, em Belém. São eles: Paulo Mateus Sanches de Souza (1º), Camila Vieira Rosa (2º) e Vivianne de Paula Reis Guimarães (3º), pelo Prosel; Danielle Oliveira de Sousa (1º), Daniel Gabay Moreira (2º) e Tiago Kiyoshi Kitabayashi Braga (3º), pelo Prise.



Este ano, a Uepa recebeu um número recorde de inscritos: 98.639 candidatos. O número representa um aumento de 23% em relação ao ultimo Processo Seletivo, quando foram inscritos 79.674 candidatos. Foram ofertadas 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, nos cinco campi da Uepa na capital e os 15 do interior, entre as áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Foram registradas a sobra de 57 vagas, 9 delas no Prosel e 48 no Prise.

Entre as novidades dos Processos Seletivos 2012 da Uepa estiveram a criação do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado. Além disso, a Universidade implantou na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

Fisioterapia ofertada em Belém foi o curso mais concorrido dos Processos Seletivos 2012 da Uepa, dentro da modalidade Prosel.  A relação entre o número de inscritos (2.028) e o número de vagas ofertadas (20) gerou uma concorrência de nada menos que 101,40, uma das maiores já registradas nos processos seletivos realizados pela Uepa. Já pelo Prise, o mais concorrido foi Engenharia de Produção (14,15). Nas duas modalidades, Medicina foi o mais procurado - 4.330 inscritos no Prosel e 367 no Prise.

"Além da criação de novos cursos e da expansão, para outros municípios, de graduações que já ofertávamos, foi um concurso com mais de 98 mil candidatos. A Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, teve menos inscritos que nós esse ano. Nós entendemos que um dos motivos para termos essa demanda tão grande é o fato de a Uepa ser muito interiorizada, aliado ao desejo de estudantes de todo o Estado de ingressar no Ensino Superior. Como Universidade, é nossa missão contribuir para o desenvolvimento do Pará possibilitando o ingresso desses universitários", declarou a reitora da Universidade, Marília Brasil Xavier.

Ainda durante a entrevista, Marília Brasil citou que além da realização dos Processos Seletivos, a Uepa também se preocupa com a forma de acesso desses candidatos. "Por isso também nos criamos, em 2011, um fórum para discutir qual a melhor forma de oportunizar o Ensino Superior para os nossos estudantes", detalhou.



Emoção

Logo após a liberação do listão aos radialistas e nos quadros de aviso, a emoção tomou conta dos candidatos, agora calouros, que foram conferir a relação dos aprovados na frente da Reitoria. Eles foram saudados com o tradicional banho de cheiro, oferecidos pelos servidores da Uepa.



Aprovada no Curso de Enfermagem/2º Semestre, pelo Prise, Carolina Barbosa Neves, de 17 ano, mal conseguia descrever o sentimento, assim que conferiu seu nome no listão. “Eu estudei muito, me preparei muito para passar do Prise. Você não tem ideia de quanto eu estou feliz. Não tenho palavras para dizer o que estou sentindo”, declarou a caloura, que poucos minutos depois, soube que o irmão, Manoel Victor Barbosa Neto, foi um dos aprovados no Curso de Licenciatura em Ciências da Religião, também pelo Prise. “A gente estudou junto, na mesma sala. Estamos muito felizes com essa vitória”, completou a estudante da Escola Estadual Magalhães Barata, que funciona ao lado da Reitoria da Uepa.



Paulo Mateus Sanches de Souza foi o primeiro lugar do Prosel, com 180,5 pontos de um total de 200 que poderiam ser alcançados. O sonho de passar em Medicina agora foi realizado. “Eu passei na Uepa, em 2008, em Fisioterapia, mas larguei e voltei para o cursinho, porque meu sonho sempre foi fazer medicina. E eu vinha tentando passar há três anos, mas não estava conseguindo por causa da redação. Então, eu tive um trabalho específico para isso e me preparei para o vestibular da Uepa. Revi os conteúdos, fazia três redações semanais e graças a Deus deu tudo certo”, contou o calouro de 21 anos, que garantiu festa até o amanhecer na sua casa, em Icoaraci.

Matrícula

A partir da próxima sexta-feira (13), os novos alunos devem acessar o site da Uepa e preencher o cadastro online com seus dados pessoais. O comprovante de cadastro, impresso e assinado, deve ser entregue no período de 18 a 20 de janeiro, na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) dos campi em que será realizado o curso para o qual foram selecionados, junto com os seguintes documentos: original e cópia do Certificado e Histórico do Ensino Médio; original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; original e cópia do RG, CPF, Título Eleitoral e comprovante de votação (a partir dos 16 anos); original e cópia do Certificado de Reservista ou Alistamento Militar; duas fotos 3x4 e comprovante de residência.

O candidato aprovado que não comparecer para efetivar a matrícula no prazo estabelecido ou não apresentar a documentação perderá o direito ao ingresso na Uepa. No próximo dia 6 de fevereiro, às 9h, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o campus II da Uepa, a Aula Magna dará início ao período letivo. Na ocasião, a reitora Marília Brasil Xavier, entregará a Medalha Fernando Guilhon, comenda que premia os destaques da seleção a cada ano, aos primeiros lugares do Prise e do Prosel.

Fotos: Mácio Ferreira e Daniel Costa

Clique aqui e confira mais fotos

Núcleo de Apoio ao Servidor Ouvidoria da Uepa Protocolo online Portal de Periódicos da Uepa
periódicos capes Parfor Universia Portal da Agência Pará

Universidade do Estado do Pará - UEPA
ascom@uepa.br - Rua do Una, nº 156 - Belém - Pará - Brasil - 66.050-540 - Telégrafo
fone: (91) 3299-2200