notícias - 03.12.2012

Aprovadas 25 novas vagas de residência multiprofissional

A Uepa vai oferecer estes novos cursos de especialização a partir de 2013 nos campi de Belém, Altamira, Santarém e Redenção. Poderão participar profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional e farmácia.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferecerá a partir de 2013 mais 25 vagas de residência multiprofissional nos campi de Belém, Altamira, Santarém e Redenção. A aprovação dos projetos no Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde foi homologada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 29. Com estas novas vagas, sobe para 90 o número de residências multiprofissionais oferecidas pela Uepa.

Para capital, foram aprovadas três vagas na área de necrologia (um enfermeiro, um psicólogo e um serviço social). No campus Santarém, a especialização em Ortopedia e Traumatologia vai abranger duas vagas para enfermeiros, duas para fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, um psicólogo, um farmacêutico, um serviço social e um fonoaudiólogo.

Na região sul do Pará, serão ofertadas novas vagas em Altamira e Redenção. Na primeira, a especialização será voltada pela emergência no trauma, com três vagas para enfermeiros, dois fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, um psicólogo e um serviço social. Já em Redenção serão abertas duas vagas para enfermeiros, um fisioterapeuta, um psicólogo e um farmacêutico.

Os cursos de residência médica serão realizados no período de janeiro de 2013 a janeiro de 2015, com carga horária total de 5.760 horas.

“Esta especialização visa contribuir com a qualificação dos profissionais que atuam na região. A residência médica é uma especialização diferenciada porque tem uma carga horária muito prática, voltada para o mercado”, afirmou a coordenadora geral da residência multiprofissional da Uepa, Ana Gracinda Ignácio da Silva.

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas pela Lei nº 11.129/2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades locais e regionais. Os cursos serão realizados pela Uepa em parceria com a Pro Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social; Fundação Publica Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Instituto de Saúde Santa Maria (IDESMA); e Hospital Regional de Santarém.

Para Ana Gracinda aprovar estas residências é uma importante conquista não apenas para universidade, mas também para melhoria da saúde pública dos centros de saúde das demais regiões do Estado.

“É uma vitória porque muitas vezes, os profissionais não têm como sair do interior para se qualificar. Com a criação destas especializações nestes municípios aumenta consideravelmente a chance de fixar mão-de-obra altamente qualificada nestas regiões e com isso contribuir para melhoria da saúde pública local”, afirmou.

periódicos capes Parfor Portal da Agência Pará