notícias - 13.05.2013

Coordenadores e tutores discutem sobre Educação a Distância

Evento acontece até a próxima terça-feira, dia 14 de maio, no auditório da Reitoria da Uepa. Relatos de experiências, palestras e discussões sobre o ambiente virtual fazem parte da programação.

A palestra sobre "O Estado da Arte da Educação a Distância", proferida pela professora Janae Martins,e relatos de experiências marcaram o primeiro dia da capacitação de coordenadores de polo e tutores presenciais do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), nesta segunda-feira (13). O grupo é responsável por conduzir a Educação a Distância nos municípios de Altamira, Belém, Barcarena, Bragança, Cachoeira de Arari, Itaituba, Jacundá, Marabá, Pacajá, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista e Igarapé-Miri.

O encontro é uma realização da Uepa, por meio do Núcleo de Educação Continuada e a Distância (Necad), e visa incentivar a formação e a qualificação de seus coordenadores e tutores, bem como capacitá-los para a interação no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

A mesa de abertura oficial contou com a participação da vice-reitora da Universidade, Maria das Graças da Silva; dos coordenadores de curso de Educação a Distância (EAD), Frederico Bicalho e Rubens Vilhena; e da coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Creuza Barbosa.

"O objetivo maior do evento é capacitar tutores e coordenadores de polo para desenvolverem o processo pedagógico da EAD, contextualizando seu papel e importância nessa modalidade de ensino" afirmou a coordenadora do Necad, Aldeniza Ximenes.

Na perpcepção dos coordenadores e tutores esse é um momento que oportuniza a disseminação do conhecimento, dos ganhos adquiridos, e das dificuldades encontradas. "Esse momento de reunião nos permite criar possibilidades de melhorar a EAD e fortalecer os polos, assim como, discutir e ouvir os questionamentos uns dos outros", ressaltou a coordenadora do polo de Igarapé-Miri, Graciete Pantoja.

“Orientações básicas sobre polos de Sistema Universidade Aberta do Brasil”; “Referenciais de qualidade para EAD e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-Sinaes” e “Capacitação da plataforma Moodle” são algumas das palestras e discussões que fazem parte da programação do segundo dia de evento, que acontece nesta terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 8h, no auditório da Reitoria da Uepa.

Confira aqui a programação do evento

Mais informações sobre a capacitação de coordenadores e tutores do UAB podem ser obtidas através do telefone (91) 3233-7606 ou pelo e-mail necad_uepa@yahoo.com.br.

periódicos capes Parfor Universia Portal da Agência Pará