notícias - 22.05.2013

Uepa empossa 85 novos professores

O tripé acadêmico – Ensino, Pesquisa e Extensão – ganhou mais um reforço na última terça-feira (21), quando a Universidade empossou novos profissionais para o cargo de professor da carreira de Magistério Superior. Eles foram aprovados em concurso público, realizado no início deste ano.

Os 85 novos professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa), empossados na manhã da última terça-feira (21), chegam para reforçar o quadro docente nos Centros de Ciências da instituição e fortalecer a ambiência acadêmica nos campi da capital e no interior.

A solenidade de integração dos novos professores, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), foi presidida pela reitora, Marília Brasil Xavier, que após a saudação inicial, ministrou a conferência “Docência no Ensino Superior: A Universidade do Estado do Pará como espaço de formação e produção de conhecimento no Estado do Pará”.

“Eu considero esse momento crucial. Certamente é um momento importantíssimo para vocês que estão sendo acolhidos e para a nossa universidade. Nós temos que conhecer e nos conhecer, pois à medida que se conhece um pouco da estrutura, da nossa organização, os direitos e deveres ficam mais fáceis, porque os Departamentos, que são nossa célula, vão poder dialogar”, explicou a reitora.

Marília Brasil também reforçou o papel social dos professores. “Nós temos uma Universidade, que é um patrimônio público indispensável para o desenvolvimento e que é nossa responsabilidade. Por isso, cada um de nós, afora a necessidade de ter um salário digno para sustentar a família, também tem uma responsabilidade fundamental com as próximas gerações. Em nome de toda Gestão, desejo que vocês sejam acolhidos por esta instituição”, desejou.

Após passar por Prova Escrita, Prova Didática, entrega do Plano de Trabalho Institucional (PTI) e de documentação para Títulos, os aprovados puderam comemorar a efetivação. Um deles é Marcelo Correa, egresso do curso de Secretariado Trilíngue, e que já atuava como professor horista na Universidade. “A expetativa agora, após a efetivação, é dar uma aprofundada maior na pesquisa, tanto na graduação quanto na extensão. Espero também fazer com que a Universidade cresça e que eu possa crescer junto com ela e corresponder às expectativas da estão superior”, afirmou.

Os cargos para a carreira de Magistério Superior são para as classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, cuja remuneração inicial pode variar entre R$ 2.488 a R$ 9.876,04, dependendo do grau de titulação e do regime de trabalho pleiteado.

Quem passou e será efetivado nos campi do interior também vive a mesma emoção. É o caso da professora Antonia Edna Silva dos Santos, aprovada para o Curso de Matemática, em Moju. “Eu já trabalho na Uepa há oito anos, sempre com interiorização. É uma expectativa muito grande ser efetiva, pois trabalhei muito tempo com contrato. Agora é outro olhar, mas o trabalho não muda nada. Continua a mesma dedicação, a mesma forma com meus alunos. Eu adoro ser professora”, declarou Antonia.

O encontro de integração dos novos professores seguiu com as palestras “Estrutura organizacional da Uepa: visão atual e perspectivas futuras”, proferida pelo pró-reitor de Gestão e Planejamento, Manoel Maximiano; e “Trâmites institucionais e os direitos e deveres do servidor público docente, estágio probatório”, sob a coordenação da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DGP).

Nos últimos quatro anos, já foram realizados três concursos públicos para preenchimento de vagas para professor da Universidade. Foram mais de 150 novos efetivos, dentre os quais 17 doutores e 78 mestres, que somados aos já pertencentes ao quadro, totalizam 804 efetivos e mais 315 temporários em 2012, quadro esse que regularizou inclusive a situação de professores com vínculos frágeis existentes na Uepa. No interior foram fixados mais 122 docentes, onde antes existiam apenas 19.

Foto:Mácio Ferreira

periódicos capes Parfor Universia Portal da Agência Pará