UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE

Apresentação

Seja bem-vindo! Neste espaço você terá acesso a informações importantes para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

A UEPA possui, hoje, mais de 13.000 alunos, dos quais 6.786 nos cursos regulares da Capital e 6.460 nos cursos interiorizados. Esses alunos estão matriculados nos 17 cursos que a UEPA oferece à comunidade paraense, ligados aos Centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) e Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), cumprindo sua responsabilidade de educar para o exercício da cidadania.

Aqui estão disponibilizadas para os alunos orientações técnicas, científicas e culturais sobre os cursos de graduação.

Informações úteis

- Confira aqui o Calendário Acadêmico de 2008, com toda programação prevista do ano letivo. (criar link – calendário localizado no pdf nas páginas 135, 136 e 137).

- Saiba quais disciplinas que serão ministradas em cada período da sua graduação e que tipo de profissional a Universidade está formando. Conheça os desenhos curriculares dos cursos de graduação da UEPA. (link para os desenhos curriculares disponíveis no pdf nas páginas de 57 até 104).

- Matrícula. Saiba como realizar a matrícula inicial para alunos recém-admitidos na Universidade, fazer a renovação de matrícula ao término de cada período letivo, o processo de matrícula para alunos transferidos de outras instituições e a reativação de matrícula para os alunos que trancaram o curso. Veja também como trancar sua matrícula sem perder o vínculo com a instituição, pedir a transferência para outra instituição, as conseqüências do abandono do curso e o que fazer para mudar de curso. (link para informações de matrículas, disponíveis no pdf das páginas 44 até 46).

- TCC. É obrigatório para efeito de integralização curricular. O aluno receberá todas as orientações quanto ao funcionamento, prazos e execução. (link para informações sobre TCC disponíveis no pdf da página 35).

Participação acadêmica

Durante o período da graduação, a UEPA oferece diversas opções de atividades acadêmicas extraclasse para que o aluno possa participar da produção do conhecimento científico e atendimento à comunidade, para colocar em prática o que é apreendido em sala.

- Monitoria. Uma das modalidades de participação acadêmica, na monitoria os alunos têm a oportunidade de auxiliar os professores em disciplinas com o objetivo obter uma formação acadêmica mais ampla e ter incentivado o interesse pela docência, pesquisa e a extensão.

(link para informações de monitoria, disponíveis no pdf da página 35).

- Estágio. O estágio visa o aprendizado por meio do exercício da prática profissional ainda na graduação. Pode ser curricular (link para informações de monitoria, disponíveis no pdf da página 35), nesse caso uma exigência particular de cada curso conforme o seu projeto político pedagógico, ou o não obrigatório, que é mediado por centros de integração entre empresas e universidades.

Nesse último caso, você pode consultar a sua coordenação de curso, ou a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para saber com quais instituições a Universidade mantém convênios para essa modalidade, ou ainda, cadastrar-se nos centros de integração, como o Centro de Integração Empresa-Escola (www.ciee.org.br/) e o Instituto Euvaldo Lodi (www.iel.org.br). Para conhecer os direitos e deveres do estagiário você também pode acessar a Central de Estágios.

(http://www.portaldoservidor.pa.gov.br/centraldeestagios.cfm).

- Faça o seu Currículo Lattes. Através desse sistema, ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é possível armazenar suas informações curriculares, que podem ser acessadas por instituições para avaliação das competências de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios.

(http://lattes.cnpq.br/)

- Propesp. Saiba como produzir cientificamente na UEPA na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). Conheça e participe das linhas e Grupos de Pesquisa da Universidade. Visite o site da Propesp e veja também os editais e programas de bolsas destinados a estudantes e os projeto de incentivo a pesquisa. (criar link para a página da propesp http://www.uepa.br/propesp/)

- Proex. Conheça a ações da Universidade em benefício à comunidade coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Acesse o site e veja as chamadas e projetos realizados pela Pró-Reitoria e participe. (criar link para a página da proex http://www.uepa.br/prof/proex/)

Avaliações

- Consulte aqui suas notas

- Calendário de provas

- Dependência. A dependência é um direito do aluno, porém só deve ser admitida em casos extremamente necessários, já que o ideal é cursar a graduação sem dependência. (link para informações sobre Dependência disponíveis no pdf da página 38).

- Consulte na íntegra o Guia Acadêmico do Aluno (criar link para o guia)

Outro links úteis

www.une.org.br/

www.belem.pa.gov.br/ctbel/

www.mec.gov.br

http://revistaensinosuperior.uol.com.br/

http://revistaescola.abril.com.br

www.universia.com.br

www.pa.sebrae.com.br

www.portacurtas.com.br

www.cultura.gov.br

Núcleo de Apoio ao Servidor Ouvidoria da Uepa Protocolo online Portal de Periódicos da Uepa
periódicos capes Parfor Universia Portal da Agência Pará

Universidade do Estado do Pará - UEPA
ascom@uepa.br - Rua do Una, nº 156 - Belém - Pará - Brasil - 66.050-540 - Telégrafo
fone: (91) 3299-2200