UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE

Uepa Interiorização

Paragominas - Conceição do Araguaia -Marabá - Altamira - Igarapé-Açu - São Miguel do Guamá - Santarém - Tucuruí - Moju - Redenção - Barcarena - Vigia de Nazaré - Cametá - Salvaterra - Castanhal

Uepa - Paragominas (CAMPUS VI)

Informações sobre o Campus:

Campus SeisParagominas se destaca como um dos municípios mais empreendedores do Nordeste do Pará, o que agrega ao núcleo da Uepa na região um importante papel para desenvolvimento educacional e tecnológico. O campus VI foi fundado em 1993, funcionando com dois cursos de graduação: Educação Física e Enfermagem, inicialmente, na Escola Irmã Maria Angélica Dantas e, posteriormente, na Escola Eloy Polezzuk.

Cursos ofertados:
O campus VI ofertou nos Processos Seletivos 2013 vagas para os seguintes cursos: Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Design - Habilitação em Projeto de Produto e Licenciatura em Matemática.

Estrutura:
A Universidade oferece laboratórios de Química, Física e ainda laboratórios específicos aos alunos de Tecnologia Agroindustrial. Para atividades extras, os estudantes contam com um laboratório de informática e uma biblioteca.

Atuação na comunidade:
A Universidade realiza parceria com a Prefeitura Municipal de Paragominas, que se responsabiliza pela Casa do Professor, além de atividades de interação científica e tecnológica com a Escola de Ensino Tecnológico do Pará (EETP), através da utilização de laboratórios, cursos, mini-cursos, entre outras ações.

Localização e Contatos:
Endereço: Rodovia PA-125, s/n
Bairro: Algelim
Cep: 68625-000
Paragominas-PA
Fone: (91) 3729-4305 / 3729-3074
E-mail: uepaparagominas@gmail.com

Imagens do campus:

 

 

Uepa- Conceição do Araguaia (CAMPUS VII)

Informações sobre o Campus:

Campus SeteImplantado em 1990, o campus de Conceição do Araguaia foi a primeira experiência de interiorização do Ensino Superior no Estado. Iniciou suas atividades acadêmicas com o curso de Pedagogia. O pólo do município foi implantado com o compromisso de formar profissionais qualificados para atuar na área da Educação e Saúde na região Sul do Pará.

Cursos ofertados:
O campus VII ofertou nos Processos Seletivos 2013 vagas para os seguintes cursos: Licenciatura em Matemática, Educação Física, Enfermagem, Licenciatura em Pedagogia, Ciências Naturais - Biologia e Letras - Língua Portuguesa.

Estrutura:
O campus dispõe de laboratórios de informática, laboratórios para atividades de Química, Biologia, Física, laboratório para o curso de Letras e Educação Física e piscina semi-olímpica, além de uma biblioteca e um auditório com capacidade para 100 pessoas.

Atuação na comunidade:
Entre os principais projetos realizados pelo campus, destacam-se os relacionados à inclusão digital, que atendem crianças e idosos carentes, através da promoção de aulas de informática para a comunidade dos bairros próximos à Universidade. As aulas são ministradas pelos alunos do curso de Pedagogia. Outra ação importante para a comunidade são as aulas ministradas nos laboratórios do curso de Educação Física, que, durante a semana, atendem a comunidade interna e externa, promovendo atividades de dança, aeróbica e musculação.

Localização e Contatos:
Endereço: Avenida Araguaia, s/n
Bairro: Vila Cruzeiro
Cep: 68540-000
Conceição do Araguaia-PA
Fone: (94) 3421-3131
Fax: (94) 3421-1824
Email: uepacoarag@gmail.com

Imagens do campus:

 

 

Uepa - Marabá (CAMPUS VIII)

Informações sobre o Campus:

Campus OitoA Uepa foi implantada na cidade de Marabá no ano de 1993, com a oferta dos cursos de graduação em Educação Física e Enfermagem, iniciando seu processo de funcionamento vinculado ao espaço físico de outra instituição de Ensino Superior. O núcleo passou por inúmeras mudanças na sua estrutura física e consequente oferta de cursos. Em 2000, a Uepa iniciou seu período de consolidação no município com a inauguração de sede própria, com melhor localização e atendimento às necessidades pedagógicas, didáticas e administrativas.

Cursos ofertados:
O campus VIII ofertou nos Processos Seletivos 2013 vagas para os seguintes cursos: Medicina, Biomedicina, Engenharia Florestal, Tecnologia Agroindustrial - Alimentos, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental. Anualmente, ainda são abertas turmas ligadas à Plataforma Paulo Freire do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) com os cursos de Pedagogia, Educação Física, Matemática, Geografia, Letras e Ciências Naturais - Biologia. As aulas ocorrem em período intervalar nos turnos da manhã e tarde. No campus são ofertadas ainda formações pelo Planejamento Territorial Participativo (PTP) e Universidade Aberta do Brasil (UAB) com cursos de Pedagogia, Ciências Naturais - Química e Matemática que abrangem os municípios de Xinguara e Santana do Araguaia.

Estrutura:
Com uma estrutura de 5.000 m², o campus dispõe de laboratórios de Física, Química e Biologia, além de laboratórios específicos para estudantes de Tecnologia Agroindustrial, laboratório de informática, biblioteca com mais de 1.200 títulos e 3.800 exemplares, sala de videoconferência, laboratório de Engenharia Ambiental e um auditório com capacidade para 120 pessoas.

 Atuação na Comunidade:
Atualmente a Uepa atua nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Tecnologia, por meio de ações relacionadas aos cursos de graduação presentes no município. Estas atividades são desenvolvidas no Laboratório de Qualidade Ambiental, que tem como objetivo atuar na análise do solo, análise dos recursos atmosféricos, qualidade de água e efluentes. Também é desenvolvido o projeto "Percepção de risco sócio-ambiental no rio Tocantins" e outros na área da Educação Ambiental. Com relação à educação especial, o campus tem um trabalho inovador desenvolvido no Espaço de Acessibilidade Educação e Saúde. Este espaço atende alunos dos cursos de graduação da Uepa e pessoas das comunidades com necessidades especiais. Desenvolvemos projetos que estimulam as habilidades de portadores de necessidades especiais. Por meio de recursos do Governo Federal, o campus VIII de Marabá foi contemplado com uma sala multifuncional, destinada ao atendimento de alunos da rede municipal e estadual com baixa visão ou cegueira. A sala multifuncional é provida de recursos didáticos e pedagógicos para ensino do método Braile. Possui equipamentos importantes para o desenvolvimento de crianças e jovens portadores de deficiência. Na área de Tecnologia de Alimentos, o campus de Marabá possui o "Programa de Qualidade e Segurança em Sistemas de Alimentação Coletiva" que desde 2009 treina e capacita manipuladores de alimentos e vendedores ambulantes que atuam na cidade de Marabá. Este programa conta com a participação da Prefeitura de Marabá e ainda com o apoio das secretarias de Educação e Saúde. De acordo com pesquisas realizadas nos municípios que integram o pólo de Marabá (Itupiranga, Nova Ipixuna, Palestina, Jacundá, São Domingos do Araguaia, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Rondon do Pará, Piçarra, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Parauapebas, São João do Araguaia, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás), percebe-se a grande necessidade da formação e especialização de professores dos níveis Pré-Escolar, Fundamental, Médio e Pós-Graduação, e a atuação da Uepa na região tem sido de grande importância para a produção do conhecimento e os avanços na área de Educação.

Localização e Contatos:
Endereço: Avenida Hiléia s/n – Acrópole do Incra
Bairro Amapá
Cep: 68503-120
Marabá-PA
Fone: (94) 3324-3400
E-mail: campusmaraba@uepa.br

Imagens do campus:

 

Uepa - Altamira (CAMPUS IX)

Informações sobre o Campus:
Campus NoveO campus IX da Uepa atua no município de Altamira há mais de 18 anos, contribuindo para a qualificação dos profissionais e cidadãos da região Transamazônica e do Xingu. O processo de interiorização da Universidade no município foi uma conquista social da Região do Médio Xingu em 1993, atendendo à demanda e necessidades da região. Na época foram implantados os cursos de Enfermagem e Educação Física, e em 1999, Matemática e Ciências Naturais com habilitações em Química, Física e Biologia, e em 2010 foi ofertado mais um curso, o de Engenharia Ambiental.

Cursos ofertados:
O campus ofertou nos Processos Seletivos 2013 vagas para os seguintes cursos: Licenciatura em Matemática, Educação Física e Engenharia Ambiental. Atende ainda turmas ligadas à Plataforma Paulo Freire do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), ao Planejamento Territorial Participativo (PTP) e à Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Estrutura:
O campus dispõe dos laboratórios de Ciências Naturais (Química, Biologia e Física), de Matemática, Educação Física (Leres) e informática. A infraestrutura do prédio compõe ainda quadra poliesportiva, quadra de areia, campo de futebol, biblioteca, cantina, Sala de Reprografia, sala do Diretório Acadêmico, sala de videoconferência, salas de professores, Secretaria Acadêmica, Secretaria Administrativa, sala da coordenação e outra de Assessoria Pedagógica.

Atuação na comunidade:
O campus realiza parcerias com a comunidade local nas áreas da Educação, Saúde, Meio Ambiente, social, cultural e de cidadania. Ao longo de seus 18 anos, o campus de Altamira vem desenvolvendo diversas ações de extensão, como o Projeto da II Semana de Ciências Naturais "Conservação Ambiental – A necessidade do século XXI"; III Semana de Tecnologias Educacionais – "Educação e Avanços Tecnológicos"; V Semana da Matemática; II SIEF (Semana Integrada de Educação Física); Feira Vocacional; Projeto de Ensino Liga das Ciências; Projeto de Pesquisa Grupo multidisciplinar em Educação, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia (em andamento); Jogos Internos; Projeto Atuação do Profissional de Educação Física no Hospital Regional da Transamazônica: Uma proposta de intervenção (em andamento); Educação em Atividade Física e Saúde na Assistência a gestante do Bairro Mutirão (Projeto Campus Avançado - 2010); Saúde em Movimento: Qualidade de Vida para idosos do Bairro Sudam I (Projeto Campus Avançado - 2010); Ensino-aprendizagem de Matemática e Física através de Jogos Didáticos (Projeto Campus Avançado - 2010); e também compartilha com outras instituições projetos que visa a melhoria da qualidade de vida da população, entre eles o Projeto MOVER, realizado com a Associação de Bairro Independente I (AMBAJ Secretaria Municipal de Saúde e SESPA), e o outro é realizado em Parceria com Espaço de Convivência de meninos e meninas (ECOM) que desenvolvem um atendimento a crianças e adolescentes que encontram-se em situação de risco no período do abrigo.

Localização e Contatos:
Endereço: Avenida Bom Jesus, s/n°
Bairro: Mutirão
Cep: 68371-050
Fone/Fax: (93) 3502-9200 / 9201 / 9202 / 9204
E-mail: uepa_atm@hotmail.com / gileno.edu@uepa.br

Imagens do campus:

 


Uepa - Igarapé-Açu (CAMPUS X)

Informações sobre o Campus:
Campus DezO Campus X instalou-se oficialmente no município de Igarapé-Açu em 9 de dezembro de 1998, através de um convênio assinado entre a UEPA e o padre Giovane Mometti, presidente do Movimento Voluntário Interbrasileiro para a Amazônia – Vibra João XXIII, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e modernização do Estado do Pará.

Cursos ofertados:
O Campus oferece os cursos de graduação de Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura em Geografia, e Licenciatura Plena em Matemática, com alunos de diversos municípios da Zona Bragantina. Destes, cerca de 320 alunos, sendo 60% residem atualmente no município de Igarapé-Açu.

Estrutura:
O Campus possui salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, Praça do Estudante, secretaria acadêmica, coordenação geral, secretaria do núcleo, coordenação administrativa e coordenação pedagógica.

Atuação na comunidade:
As atividades realizadas no Campus são inteiramente gratuitas, aberta para alunos, professores e a comunidade do município. Recebe destaque o Projeto de Integração "Sementes do Igarapé", que conta com ações de pesquisa e extensão, além de mini-cursos e oficinas, ofertados por alunos do Campus à comunidade de Igarapé-Açu. O Campus conta ainda com parcerias no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas de extensão, como a Prefeitura e Secretarias do Município, o Grupo Reviver, Grupo Pará-Rural, Escola de Futebol Adsenna e diversas escolas públicas de Igarapé-Açu. O Campus também costuma receber diversas entidades e instituições locais, que procuram o espaço acadêmico da Universidade para a realização de suas atividades.

Localização e Contatos:
Endereço: PA 127, 3km s/n
Uberlândia
Cep: 68725-000
Igarapé Açu-PA
Fone-Fax: (91) 3441–1628
Email: uepacampusx@yahoo.com.br

Imagens do campus:

 


Uepa - São Miguel do Guamá (CAMPUS XI)

Informações sobre o Campus:
Campus OnzeO Campus XI começou a funcionar em agosto de 1998, em convênio com a Prefeitura Municipal, ofertando o Curso de Formação de Professores para o Pré-Escolar e 1ª a 4ª série do ensino fundamental, destinado a professores da rede municipal.

Cursos ofertados:
Atualmente o Campus funciona em três turnos, com turmas de Licenciatura Plena em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Licenciatura Plena em Filosofia.

Estrutura:
Coordenação de Centro, Coordenação Administrativa, Secretaria Acadêmica, Sala de Professores, Salas de Aula, biblioteca climatizada, Diretório Acadêmico, Cantina e Laboratórios de Bioquímica, Física, Innformática e Linguages.

Atuação na comunidade:
A UEPA no município de São miguel do Guamá tem contribuído de maneira decisiva para a formação da população Guamaense, com 12 anos de atuação, já tem sua história plantada na memória e na vida do povo, através da execução do projeto Clube de Ciências, Informática na Comunidade, Adote um Aluno, UEPA na Escola, Grupo Cultural Hip Hop e Capoeira., Projeto "Revitalização do Agarapé Patauateua" em parceria com a SEMA e Implantação de Coleta Seletiva na Rede Municipal de Ensino", em parceria com SEMED.

Localização e Contatos:
Endereço: Rua Antônio Carlos de Lima, 80
Bairro Vila Nova
Cep: 68660-000
Fone: (91) 3446-1682
Email: uepasaomiguel@yahoo.com.br

Imagens do campus:

 


Uepa - Santarém (CAMPUS XII)

Informações sobre o Campus:
Campus DozeO Campus XII – Santarém foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1998, iniciando suas atividades apenas com o Curso de Educação Física. Posteriormente, foram instalados novos Cursos, como Música (2000), Enfermagem (2001) e Fisioterapia (2002). Em 2006, após uma ampla construção e reestruturação do Campus, foi implantado o Curso de Medicina. O Campus tem como objetivo maior formar profissionais qualificados das áreas de Saúde e da Educação para a Região Oeste do Pará.



Cursos ofertados:
Atualmente, o Campus oferece os cursos de Educação Física, Licenciatura em Música, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina.

Estrutura:
O Campus Santarém possui salas de aulas climatizadas, salas para tutoria em metodologias ativas, laboratório Morfofuncional, laboratório de Morfologia e Fisiologia, laboratório de Bioquímica, laboratório de Histologia, laboratório de Habilidades Clínicas, laboratório de Anatomia Humana, laboratório de Microbiologia e Parasitologia, laboratório de Mecanoterapia, laboratório de Recursos Terapêuticos Manuais, laboratório de Semiologia, laboratórios de Informática, laboratórios Musicais (cordas, teclados e práticas em conjunto), Ginásio Poliesportivo com piscina semi-olímpica, sala de dança, academia, campo de futebol e hidroterapia. Conta ainda com um auditório para 220 lugares, salão de eventos climatizado com capacidade para 100 lugares e sala de videoconferência com 70 lugares. O Campus dispõe de uma ampla Biblioteca, internet sem fio na maior parte de sua estrutura física, um espaço de convivência com lanchonete e um sistema de reprografia. No ano de 2010, o Campus recebeu a Unidade de Ensino e Assistência em Saúde do Baixo Amazonas, onde são desenvolvidas ações de ensino em saúde por meio de atividades de estágio e práticas com maior intensidade.

Atuação na comunidade:
Em quase treze anos de instalação da UEPA em Santarém, já foram desenvolvidos vários projetos de pesquisa, extensão, iniciação científica e do Campus Avançado. É o Campus com maior número de projetos aprovados em todas as chamadas. Entre os projetos realizados para a comunidade, merecem destaque o serviço de Hidroterapia, que atende pacientes encaminhados por parceiros do Sistema Público de Saúde e o "Projeto Agita Santarém", que atende a maior idade através de práticas esportivas e de recreação.

Localização e Contatos:
Endereço: Avenida: Plácido de Castro, 1399
Bairro: Aparecida
Santarém-Pará
Cep: 68040-090
Fones: (93) 3512-8000

Imagens do campus:

 


Uepa - Tucuruí (CAMPUS XIII)

Campus TrezeO Núcleo de Tucuruí, localizado no Sudeste do Pará, foi implantado em 1999, com a oferta do curso de Educação Física. A partir de 2001, o Campus passou a oferecer o curso de Pedagogia e, em 2004, o curso de Enfermagem.

Cursos ofertados:
Atualmente, o Núcleo conta com dois cursos de graduação: Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia, Educação Física e Enfermagem.

Estrutura:
A Universidade oferece sete laboratórios voltados para as atividades de ensino, pesquisa e extensão: laboratório de ensino de biologia, biofísica e histologia; laboratório de patologia, parasitologia e microbiologia; laboratório de fisiologia e farmacologia; laboratório de neurologia e comportamento; laboratório de semiologia e semiotécnica; laboratório de anatomia; laboratório de urgência e emergência, salas de ginástica e dança e laboratório de musculação. O Núcleo também possui laboratório de informática e biblioteca com aproximadamente 70 títulos e 2.700 exemplares.

 Atuação na Comunidade:
Há 10 anos, o Núcleo vem desenvolvendo ações voltadas para a saúde visando a melhoria da qualidade de vida da população. Entre elas, destacam-se as atividades de ginástica e musculação realizadas por estudantes do curso de Educação Física, ofertadas à comunidade e funcionários de empresas privadas conveniadas com a Universidade. Alunos de Enfermagem também realizam o monitoramento da saúde através de verificação de pressão arterial e avaliação cardíaca. O Núcleo promove anualmente o festival de ginástica com envolvimento de entidades educacionais do município e academias. Além disso, são realizadas diversas ações de interação com a comunidade, como as Semanas Acadêmicas e as Feiras Vocacionais.

Localização e Contatos:
Endereço: Rua 4 , nº 20.
Cep: 68455-210
Bairro Santa Mônica
Tucurui-PA
Fone: (94) 3787-1494
Email: nut.tuc@gmail.com

Imagens do campus:

 

Uepa - Mojú (CAMPUS XIV)

Informações sobre o Campus:
Campus QuatorzeInaugurado em junho de 2000, o Campus Universitário Regional do Baixo Tocantins, Campus XIV, localizado em Moju, surgiu para suprir as necessidades da região e também para atender aos municípios da área como Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Mocajuba, Tailândia, entre outros.

Cursos ofertados:
Nos Processos Seletivos 2013 foram ofertados os seguintes cursos de graduação: Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. As turmas são distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Estrutura:
O Campus conta com salas de aula, laboratório de informática, laboratório de química e biologia, Laboratório de Física, biblioteca, laboratório pedagógico, auditório, sala de multimídia, salas para os professores, assessoria pedagógica, diretório acadêmico, administração e controle acadêmico.

Atuação na Comunidade:
Entre os vários projetos implantados pela Universidade no município, destacam-se: Cursinho popular denominado "Projeto Universidade de Verdade, Inclui a Diversidade"; "Projeto Relações Fonológicas e Morfológicas no Processo Aquisição da Escrita", ligado ao projeto de pesquisa (PIBIC); "Projeto Bio Flora do Sítio Ecológico Radini: Florística e Aspecto Ecológico", do projeto de pesquisa (PIBIC); Projeto de Extensão Campus Avançado; "Projeto Utilização de Resíduos Orgânicos Gerados nos Laboratórios de Química para o Desenvolvimento de Atividades de Ensino de Ciências", do Projeto de Ensino; Projeto de Extensão "Ciências em Foco: teorias e práticas de temas de ciências aplicadas ao ensino fundamental em escolas públicas de Moju" e o Projeto Cine UEPA.

Localização e Contatos:
Endereço: Avenida das Palmeiras, nº 485
Bairro: Aviação
Cep: 68450-000
Moju-PA
Fone: (091) 3756-1350
Fax: (091) 3756-1528
E-mail: nurbat@uepa.br

Imagens do campus:

 

Uepa - Redenção (CAMPUS XV)

Informações sobre o Campus:
Campus QuinzeInaugurado em 16 de agosto de 2003, o Campus de Redenção, no sudeste do Pará, atende a comunidade com 6 cursos distribuídos na área Tecnológica e de Educação.

Cursos ofertados:
O Campus ofereceu nos Processos Seletivos 2013 os cursos: Engenheira de Produção, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Estrutura:
O espaço dispõe de área administrativa com salas da coordenação geral e de professores, assessoria pedagógica, secretaria acadêmica, coordenação administrativa, protocolo, arquivos e recepção. O outro espaço conta com uma cantina, biblioteca com 1.356 títulos e 3.465 exemplares, sala multimídia com data show, TV, DVD e retro-projetores, sala para acesso à internet, empresa JR e um auditório com capacidade para 90 pessoas. O Campus possui ainda três pavilhões com quatro salas de aulas climatizadas, laboratórios de alimentos, informática, física, microbiologia, química. No terceiro pavilhão estão o laboratório de informática para engenharia de produção, sala de aula, laboratório de alimentos e laboratório de expressão gráfica.

Atuação na Comunidade:
O Campus desenvolve diversos eventos periódicos voltados à comunidade como Semanas Acadêmicas, Trote Cidadão, Cursinho Pré-Vestibular e Feiras Vocacionais. Além disso, promove projetos de extensão voltados as áreas da saúde, turismo, meio ambiente. Também são promovidos treinamentos voltados para o reaproveitamento de alimentos, reciclagem do lixo, entre outras atividades. São ações desenvolvidas em parcerias com instituições públicas e privadas.

Localização e Contatos:
Endereço: Rua Mato Grosso, 137
Bairro: Alto Paraná
Cep: 68550-000
Redenção-PA
Fone: (94) 3424-1655
Email: uepa.campusxv@hotmail.com

Imagens do campus:

 


Uepa - Barcarena (CAMPUS XVI)

Informações sobre o Campus:
Campus QuinzeO Campus de Barcarena iniciou suas atividades em 2000, funcionando em parceria com instituições de ensino locais, e a partir de 2008, passou a contar com espaço próprio. O município vem, ao longo dos últimos anos, apresentando um crescimento econômico, industrial e populacional, em virtude das grandes empresas instaladas na região. Conta atualmente com um déficit de profissionais da educação e a UEPA, em parceria com a Prefeitura, vem colocando no mercado de trabalho, profissionais habilitados e qualificados, atendendo principalmente o setor de educação municipal e estadual, além da iniciativa privada.

Cursos ofertados:
O Campus ofertou nos Processos Seletivos 2013 os cursos: Ciências Naturais com habilitação em biologia e Licenciatura em Geografia. Além de uma turma de graduação em Pedagogia (modalidade PARFOR) e uma turma de pós-graduação (especialização ) em Psicopedagogia.

 Estrutura:
O novo Campus conta com salas de aulas, laboratório de química, física, biologia e de informática, além de salas destinadas para administração geral.

 Atuação na Comunidade:
Ações como: "Confecção de Sabão Artesanal", "Cursinho UEPA - revisão de Química, Biologia e Física", "Ação Solidária - contribuindo com as escolas municipais", Educação Ambiental para banhistas e comerciantes da Praia do Caripi (Barcarena), "Desenvolvendo parceria com a APAE Barcarena; IEPAN Instituto Educação profissional da Amazônia, INABRA; Esses são alguns dos projetos de ensino e extensão desenvolvidos pela instituição com a participação de alunos e professores, com o objetivo de realizar um trabalho contínuo com a comunidade local. Destaca-se ainda a presença da comunidade acadêmica na "Semana do Meio Ambiente do Município de Barcarena," na "Semana de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" e no I Jogos Paraolímpicos de Barcarena.

Localização e Contatos:

Endereço: Rua Tomás Lourenço Fernandes, Quadra 356, Lote 01
Bairro: Vila dos Cabanos
Cep: 68447-000
Barcarena-PA
Fone-Fax: (91) 3754-3883
Email: uepabarcarena@hotmail.com

Imagens do campus:

 


Uepa - Vigia de Nazaré (CAMPUS XVII)

Campus DezesseteO Campus de Vigia de Nazaré foi implantado em 2001, com turmas do Curso de Formação de Professores, em sistema intervalar de ensino. Em 2002, foi implantado o Curso de Licenciatura em Música. A partir de 2003, o Curso de Licenciatura em Letras e, em 2006, Licenciatura em Matemática na Modalidade de Ensino a Distância, consolidando-se em 2007, como curso regular. No vestibular 2011, também foi ofertado o curso de Licenciatura em Geografia, cuja turma pioneira conta com 38 alunos.

Cursos ofertados:
O Campus ofertou nos Processos Seletivos 2013 os cursos: Licenciatura em Música e Licenciatura em Geografia.

Estrutura:
O Núcleo dispõe de biblioteca com mais de 2 mil exemplares e 622 títulos, salas de aulas, laboratório de informática com acesso à internet, sala de música com pianos elétricos, teclados, flautas e violões, além de salas administrativas e um espaço amplo, arejado e silencioso, adequado para o bom desempenho do processo ensino-aprendizagem. Ainda em 2011 será inaugurado o espaço de convivência composto por lanchonete, sala do Diretório Acadêmico, copa e almoxarifado, além de ampla área coberta com palco para pequenas apresentações e capacidade para 150 cadeiras

Atuação na Comunidade:
O Núcleo desenvolve ações permanentes no município voltadas para a educação, em que se destacam os ciclos de oficinas nas áreas de língua portuguesa, literatura e matemática para alunos do ensino fundamental e médio, ministradas por estudantes dos próprios cursos da universidade. Um projeto de ensino garante a realização de oficinas de músicas para a comunidade local. Também são promovidas Semanas Acadêmicas, Feiras Vocacionais, Diálogos Científicos e Simpósios, com o objetivo de divulgar a produção científica da instituição. O Campus tem atuado intensamente na área da extensão através de um cursinho pré-vestibular comunitário com a atuação dos próprios alunos, especialmente aqueles que recebem bolsas de permanência estudantil, e profissionais da região. Estas ações são realizadas por meio de parcerias firmadas com empresas locais para a oferta de cursos de qualificação para profissionais da região, que abrange também os municípios de Colares, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá. Mais recentemente o campus aprovou o projeto de Extensão intitulado CINEMA E EDUCAÇÃO: Produção interdisciplinar de conhecimento No Campus de Vigia – PA. O projeto levou à criação do CINE PACAMÃO cuja tônica é a produção e exibição de filmes que tematizam o povo e a cultura da região a fim de tornar o cinema componente efetivo dos currículos escolares.

Localização e Contatos:
Rodovia PA – 140, Km  0 - Praça do Manta
Bairro do Amparo
Cep: 68.780-00
Fone: 37311568
Fax: 37311036.
Email: uepavigia17@gmail.com

Imagens do campus:

 

Uepa> Cametá (CAMPUS XVIII)

Informações sobre o Campus:
Campus DezoitoA universidade do Estado do Pará na Região do Baixo - Tocantins veio trazer desenvolvimento e oportunidades de formação e qualificação profissional aos alunos da região metropolitana do município de Cametá bem como das regiões das mais de 500 comunidades da zona rural e ilhas que compõe esse Município, abrange também os Municípios adjacentes como Mocajuba, Baião, Igarapé´- Miri, Abaetetuba, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará. Teve início suas atividades em março de 2005 e suas instalações próprias inauguradas em 24 de março de 2009.

Cursos ofertados:
O Campus ofertou nos Processos Seletivos 2013 os cursos: Tecnologia de Alimentos e também o curso Ciências Naturais habilitação em Química, funcionando nos turnos da manhã, tarde e noite.

Estrutura:
O Campus dispõe de salas de aulas climatizadas, Biblioteca, laboratório de Análise e processamento de alimentos, laboratório de microbiologia e biologia, laboratório de química e laboratório de informática.

Atuação na Comunidade:
São desenvolvidas ações de extensão voltadas para comunidade nas atividades de extensão promovidas pelos alunos e professores, como:
- Clube de Ciências desenvolvidos pelos alunos do Curso de Ciências Naturais que beneficia alunos das escolas Municipais nas áreas de educação, saúde, cidadania, Ciência e tecnologia;
- Programa de Inclusão digital que atende os alunos carentes das escolas do município, transferindo conhecimentos da utilização dos recursos básicos da informática como digitação de texto e acesso a internet, desenvolvidos pelos alunos da Bolsa Assistência Estudandil e demais alunos dos diversos cursos;
- Aproveitamento integral de alimentos desenvolvidos pelos alunos do curso de Tecnologia Agroindustrial e Ciências Naturais, com intuito de diminuir o disperdício, aproveitando os resíduos dos alimentos que geralmente são descartados e também o treinamento de manipuladores de alimentos.

Localização e Contatos:
Avenida Inácio Moura, 1872
Bairro: São Bento
Cep: 68400-000
Cametá-PA
Fone/Fax: (91) 3781-2054
Email: cameta.uepa@gmail.com

Imagens do campus:

 

 

Uepa> Salvaterra (CAMPUS XIX)

Informações sobre o Campus:
Campus DezenoveImplantado em 2005, o Campus de Salvaterra, na região do Marajó, iniciou suas atividades acadêmicas na Escola de educação Tecnológica do Estado do Pará (EETEPA) e inaugurou seu prédio próprio em 24 de agosto de 2010.
O Campus XIX- Núcleo de Salvaterra da Universidade Estadual do Pará, apesar do pouco tempo de existência, tem contribuído para o crescimento cientifico - cultural do Marajó, promovendo ações que visam atingir o caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão; buscando tornar possível uma formação acadêmica, capaz de realizar a integração do conhecimento cientifico às necessidades da sociedade marajoara, através da produção e disseminação do conhecimento, numa permanente interação com a comunidade local, viabilizando assim a realização de programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços e publicação.

Cursos ofertados:
O Campus ofertou nos Processos Seletivos 2013 os cursos: Tecnologia de Alimentos e Ciências Naturais com habilitação em Biologia.

Estrutura:
Com as novas instalações, recém-inaugurada em agosto de 2010, o Campus XIX - Salvaterra, possui três salas de aula climatizadas e equipadas com recursos de áudio-visuais, sala da Coordenação Administrativa, Biblioteca e uma sala de estudos para os acadêmicos. O Campus compartilha alguns espaços com a ETEEPA, como o Laboratório de Informática e laboratório de Ciências Naturais.

Atuação na comunidade:
O Campus XIX desenvolve atividades de interação com a comunidade local, como a Feira Vocacional, Semana Científico-Cultural do Núcleo, realização de projetos e atividades nas modalidades Ensino-Pesquisa-Extensão. Além disso, o Núcleo Universitário de Salvaterra promove ainda o desenvolvimento do Programa de Monitoria, Estágio Extracurricular e Programa de Assistência Estudantil com a concessão de bolsas para os acadêmicos envolvidos nesses programas.

Localização e Contatos:
Endereço: Rodovia PA 154, Km 28
Bairro: Cajú
Cep: 68860-000
Salvaterra-PA
Fone: (91) 3765-1566
Email: nusalva@gmail.com

Imagens do campus:

 

Uepa> Castanhal (CAMPUS XX)

Informações sobre o Campus:
Campus VinteInaugurado em maio de 2010, o Campus de Castanhal é um pólo estratégico para a formação superior na área da Educação e Tecnológica na Região de Integração do Guamá que abrange 18 municípios: Castanhal, Colares, Curuçá, Igarapé Açu, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará , São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Vigia de Nazaré. Criado a partir de demandas da comunidade, o Campus XX visa impulsionar o desenvolvimento e a economia da região, respeitando a vocação e as peculiaridades locais, unindo ensino de qualidade, viabilizando a melhoria na sua formação profissional.

Cursos ofertados:
O Campus ofertou nos Processos Seletivos 2013 os cursos de graduação: Engenharia de Produção, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia de Alimentos e Ciência Naturais com ênfase em física. Além disso, são oferecidos por meio do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), os cursos de Pedagogia e Ciências Naturais com habilitação em física e biologia.

Estrutura:
Amplo, funcional e moderno, o novo campus tem localização estratégica na PA-320, ocupando uma área de aproximadamente 2 hectares com um prédio de 3 andares, com rampas de acessibilidade e banheiros adaptados, 14 salas de aula, 5 laboratórios, sala de teleconferência, biblioteca, auditório com capacidade para 130 pessoas, 1 quadra de futebol de salão e 2 quadras de voleibol, sala dos professores e área administrativa.

Atuação na Comunidade:
Embora tenha sido inaugurado recentemente, o Campus XX já participa de eventos envolvendo a comunidade e, a partir de ações definidas pelo planejamento estratégico da instituição, ampliará as atividades. De acordo com este cronograma, destaca-se a criação e implantação da Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) e da Incubadora de Empreendimentos Solidários, que visa a formação de parcerias com as instituições de ensino superior, empresários, organizações públicas, ONGs e com municípios da Região de Integração. Outra forma de atuação se dá através da parceria com a Associação dos Moradores do Bairro do Salgadinho – AMOBASA, localizada próxima ao Campus, que utiliza regularmente às instalações da instituição com atividades de esporte e lazer. As feiras vocacionais realizadas com a participação das escolas públicas e particulares divulgam as ações da Universidade e aproximam a comunidade acadêmica da sociedade local. O Núcleo Universitário de Castanhal promove ainda, o desenvolvimento do Programa de Monitoria e Programa de Assistência Estudantil com o consentimento de bolsas para os acadêmicos envolvidos nesses programas.

Localização e Contatos:
Endereço: Rua Pedro Porpino, 1181 - PA 320
Bairro Salgadinho
Cep: 68745-000
Fone: (91) 3721-1231
Fax: (91) 3712-2980
E-mail: uepacastanhal@uepa.br

Imagens do campus:

 

Núcleo de Apoio ao Servidor Ouvidoria da Uepa Protocolo online Portal de Periódicos da Uepa
periódicos capes Parfor Universia Portal da Agência Pará

Universidade do Estado do Pará - UEPA
ascom@uepa.br - Rua do Una, nº 156 - Belém - Pará - Brasil - 66.050-540 - Telégrafo
fone: (91) 3299-2200