Aberta a inscrição na CAPES para o Parfor

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) informa que durante o período de 18 até 31 de janeiro estarão abertas as inscrições para professores que atuam na educação básica pública e não possuem primeira graduação ou lecionam em área diferente da sua formação inicial e, assim, manifestem interesse em cursar licenciatura na área em que atua, por meio do plano nacional de formação de professores da educação básica (Parfor). Os professores devem procurar se inscrever através da plataforma de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para professores da Educação Básica que desejem fazer uma licenciatura ou formação pedagógica por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

Os professores interessados devem procurar se inscrever através da plataforma de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) da educação básica, acesse o link aqui.

A CAPES está com previsão para novas turmas do Parfor no primeiro semestre de 2020. Esse procedimento consiste em fazer um mapeamento dos docentes em todo território nacional que tem interesse em adaptar sua formação, conforme exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e o resultado desse levantamento auxiliará no planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básicas implementadas pela CAPES neste ano.

A política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica denominada Parfor tem o objetivo de organizar em colaboração entre a união, os estados, o distrito federal, além dos municípios para formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica que não possuem a primeira graduação ou que atuam em lecionando em área diferente da sua formação inicial.

Na UEPA, o Parfor está em execução desde 2009, mesmo ano de sua criação a nível nacional, apresentando os seguintes dados: 36 municípios alcançados, 129 turmas ofertadas, 102 turmas formadas, 5.260 vagas ofertadas, 2.108 alunos formados e 11 cursos de licenciatura oferecidos.

“O Parfor tem esse papel fundamental, importante e diferenciado, pois a Uepa por meio do docente da instituição desloca-se até os pólos de formação para garantir uma formação pública, gratuita e de qualidade ao aluno/professor da educação básica agregando novas perspectivas ao contexto educacional amazônico” afirmou Antonio Sérgio Silva, professor e coordenador geral do Parfor da Uepa.

Texto: Daniel Leite Jr

Foto: Nailana Thiely