Atrações culturais, missa e atendimento aos romeiros marcam programação gratuita do Círio 2018

O mês de outubro é lembrado por celebrações e manifestações de fé a padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré. Nesse período, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) aproveita para promover atividades culturais e dar assistência à saúde dos romeiros. Confira logo abaixo quais serão as ações da Uepa neste Círio e programe-se:

Círio de todos os timbres

Tradicionalmente durante o período nazareno a Uepa realiza o Projeto Círio de Todos os Timbres, organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Este ano, a programação ocorre nos dias 10, 17, 18 e 24 de outubro e está composta por concertos, corais e até recital lírico.

Círio de Todos os Timbres tem por objetivo realizar um trabalho contínuo junto à comunidade, desenvolvendo ações através de diversas linguagens artísticas, como a música, teatro e dança. O projeto está voltado para o fortalecimento das parcerias institucionais e faz uso da cultura local como estímulo para concretização de ações educativas, artísticas, culturais em sua área de abrangência como forma de realização da cidadania e da sustentabilidade.

A edição 2019 do Círio de Todos os Timbres teve início no dia 21 de setembro com uma apresentação no município de Vigia de Nazaré. Confira abaixo a programação completa:

Concerto Popular, no dia 10 de Outubro, às 17h, no Coliseu de Artes – Espaço São José Liberto. Endereço: Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas, em Belém.

Encontro de Corais, no dia 17 de Outubro, às 19h, no Espaço Cultural Sesc Boulevard. Endereço: Avenida Boulevard Castilhos França, 522/523, bairro da Campina, em Belém

Recital Lírico Duo, no dia 18 de Outubro, às 19h30, na Catedral Metropolitana de Belém. Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão, bairro Cidade Velha, em Belém.

Um Canto para Maria, no dia 24 de Outubro, às 17h, na Capela São José no Espaço São José Liberto. Endereço: Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas, em Belém.

Missa no CCBS

A direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa está convidando toda a comunidade acadêmica e externa para uma missa do Círio que ocorrerá no dia 12 de outubro, das 8h às 11h, no campus do CCBS, localizado na travessa Perebebuí, nº 2623, bairro do Marco, em Belém.

A celebração ocorrerá no dia da passagem da imagem peregrina em frente ao campus. Depois isso, será servido um brunch para confraternização.

Atendimento aos romeiros

A Uepa também é um dos pontos de atendimentos aos romeiros que se deslocam até o Santuário de Nazaré. Assim, os alunos de fisioterapia, medicina, terapia ocupacional e enfermagem da Uepa prestarão atendimento aos peregrinos de outros municípios que chegam a Belém nos dias anteriores à grande procissão de domingo, 14 de outubro. Os estudantes realizarão pronto-atendimentos como: a troca de bandagem, curativos, massagem relaxante, verificação de glicemia e pressão.

Texto: Ascom Uepa

Fotos: Nailana Thiely