Audiência pública debate criação de Clínica-Escola do Autismo

Entidades ligadas ao atendimento da pessoa com transtorno do espectro autista discutem amanhã, 25, às 9h, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a criação da Clínica-Escola para Autismo. A proposta visa a formação formação profissional nas áreas de educação, saúde, e de serviços públicos em geral, acolhimento à família e atendimento educacional especializado. Entidades de mais de 50 municípios que atuam na área confirmaram presença na sessão. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) trabalha em desenvolver uma Especialização Lato sensu que forme profissionais atentos às necessidades da pessoas com autismo.

A proposta da clínica tem origem na Lei n° 12.764/12, que reconheceu as pessoas com autismo como PCD (Pessoas com Deficiência) com garantias legais de diagnóstico e intervenção precoce com atendimento multidisciplinar, entre outras. Em 2018, o deputado Carlos Bordalo aprovou a Emenda Parlamentar n° 206/18 que destinou R$ 1,5 milhão para apoio a ações de promoção de direitos da pessoa com autismo, enquanto o Ministerio Público do Pará comprovou a carência de serviços voltados para estas pessoas no Estado.

A clínica-escola atuaria na formação profissional nas áreas de educação, saúde, e de serviços públicos em geral; no acolhimento, atendimento e formação à família; no atendimento educacional especializado específico para o autismo com foco no modelo de residência pedagógica e presença de equipe multiprofissional e interdisciplinar, além do suporte especializado e humanizado de assistência social, saúde e cultura para diagnóstico precoce e garantia de políticas públicas.

Especialização- A professora do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, Scheilla Abbud, é integrante do Grupo de Trabalho do Projeto Clínica Escola do Autismo (Cetea) e apresentou à direção do Centro uma proposta para a criação de uma Especialização em nível Lato sensu voltada para a educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A formação terá ênfase na compreensão pedagógica, ética e jurídica da educação inclusiva, e das estratégias de ensino e aprendizagem adequadas a estes sujeito. O objetivo visado é a prática docente e, por sua vez, o atendimento às especificidades destas pessoas.

A intenção é de ofertar essa especialização primeiramente nos campi fora da capital, tanto para atender à vocação do Centro de expansão da Educação Especial quanto para dar seguimento ao projeto de interiorização da pós-graduação do CCSE.

Serviço:

Audiência Pública sobre a implementação da Clínica-escola para Autismo

Dia 25 de abril

Local: Alepa. Rua do Aveiro, 130. Em frente à Praça Dom Pedro II. Cidade Velha.

Aberta ao público.

Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE