Banda chinesa é atração na programação cultural do Instituto Confúcio

 

O Festival da Primavera/Festival das Lanternas ocorre no primeiro dia do primeiro mês lunar, frequentemente, um mês depois do calendário ocidental/gregoriano que esse ano ocorrerá por meio de uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará e o Instituto Confúcio no dia 19 de fevereiro a partir das 15h30 na cidade de Belém no Campus I da UEPA com uma programação cultural diversificada e gratuita com a participação da banda chinesa Penicillin.

 

A comemoração é uma data móvel e é o evento mais importante e movimentado na China sendo comparado ao Natal nos países ocidentais e está comemorando o ano 4717 simbolizado na imagem do "Porco de Terra" do horóscopo chinês. Anualmente, o festival começa nos primeiros dias do 12o mês lunar e dura até meados do 1o mês lunar do ano seguinte. Nesse período é celebrado a cultura oriental chinesa com um grande alcance em países pelo mundo com o intuito de fortalecer o intercâmbio cultural.

 

Na programação ocorrerá a "Cerimônia do Chá" como uma homenagem a importância desse produto para a história da China em diversos âmbitos como na cultura, economia e política. Acontecerá, também, o "Corte de Papel"fazendo referência essa arte chinesa milenar praticada desde que o papel foi inventado e, complementando, haverá uma "Demonstração de Artes Marciais"onde será exposta a cultura Kung Fu com interação dos professores chineses com os participantes e para finalizar a programação o show da banda chinesa "Penicillin" com sua performance inebriante ao vivo com muito rock alternativo visual kei com um repertório conta com canções que expressam seu pertencimento à era do rock and roll como pode ser observado no seu primeiro álbum chamado "Warm Embrace With the World".

 

Durante toda a programação gratuita disponibilizada pelo Instituto Confúcio junto a Universidade do Estado do Pará a comunidade paraense poderá comemorar essa importante data para a tradição chinesa. Esperamos vocês para virarmos o ano chinês, as energias e os sonhos junto a uma celebração cultural e musical.

 

Texto: Daniel Leite

Foto: Divulgação da banda

 

SERVIÇO:

Festival da Primavera e Festival das Lanternas

Data: 19/02/2019

Horário: 15h30

Local: Auditório Paulo Freire - Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Trav. Djalma Dutra s/n (entre Trav. Municipalidade e Rua do Una), Telégrafo, Belém-Pará.