Brinquedos e alimentos são arrecadados para ribeirinhos

Enviado por Dayane Baía em Ter, 03/04/2018 - 21:07

Além de toda a discussão científica, a XII Semana da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa) terá atividades de extensão à comunidade. Voltado para os desafios e perspectivas das comunidades ribeirinhas, o evento ocorrerá de 16 a 19 de maio, oferecendo atendimentos clínicos, posto de doação de sangue e exposições para prevenção de acidentes. Brinquedos podem ser doados para serem entregues às crianças ribeirinhas do Acará, no nordeste paraense. As doações serão arrecadadas em horário comercial até o dia 18 de maio, na entrada do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na travessa Perebebuí, bairro do Marco.

A organização também iniciou a arrecadação de alimentos não perecíveis. Os interessados em doar podem ir ao mesmo local da doação de brinquedos até o dia 18 de maio, na entrada do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na travessa Perebebuí, bairro do Marco.

Serão beneficiadas 93 crianças, sendo 53 meninas e 40 meninos, da comunidade ribeirinha do Acará. A entrega ocorrerá no sábado, último dia do evento, quando os participantes farão visita de campo para também levar serviços de extensão à população residente na localidade, composta por 113 famílias. A viagem até o município será feita por navio, partindo de Belém pela manhã com retorno previsto para o final da tarde. A ação prevê a atuação de médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.

Programação

Durante os quatro dias de atividades haverá uma ampla agenda científica envolvendo temas das áreas biológicas, exatas e humanidades com foco nas pessoas que vivem nas proximidades dos rios amazônicos e seus hábitos culturais. A Semana da Saúde ocorrerá concomitantemente nos campi de Altamira, Conceição do Araguaia, Santarém, Redenção e Belém."O tema foi escolhido em concurso e aborda uma questão transversal, que não é restrita a área da saúde, mas todos os aspectos da vida dos ribeirinhos. As submissões de trabalhos podem ser de diversas áreas, desde que considerem esse aspecto", enfatizou o coordenador do evento, Regis Andriolo.

As atividades de extensão são gratuitas e abertas à comunidade e contam com a parceria de diversas instituições como Marinha do Brasil; Exército Brasileiro; Força Aérea Brasileira; Fundação Hemopa; e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). No evento, os visitantes poderão interagir nas exposições com foco nos cuidados com a saúde, como prevenção e abordagens de resgate para acidentes fluviais e rodoviárias (com abordagens práticas e equipamentos); métodos de incursões em regiões isoladas, com ações sociais e em saúde; prevenção de acidentes de trânsito.

A programação completa pode ser conferida no site do evento.

XII Semana da Saúde
- Evento: 16 a 19 de maio;
- Inscrições: Até 27 de abril, pelo site;
- Submissão de Trabalho: até 27 de abril;
- Arrecadação de Brinquedos: até 18 de maio.

Texto: Dayane Baía

Foto: Nailana Thiely