Calouros participam da Cerimônia do Jaleco

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi o local escolhido por 47 estudantes de Enfermagem para marcar o início de uma trajetória acadêmica. A Cerimônia do Jaleco, evento tradicional da área da saúde, reuniu na noite de ontem, 9 de agosto, familiares, amigos e o corpo administrativo da Escola de Enfermagem e do CCBS, em um momento importante na vida dos novos calouros.

A diretora do CCBS, Vera Palácios, integrante da mesa de abertura do encontro, falou que a chegada dos novos alunos representa a renovação do corpo discente da instituição. “A Cerimônia do Jaleco tem uma representatividade muito forte. Há por trás dessa vestimenta uma história e tudo isso tem um simbolismo. O curso de Enfermagem é o mais antigo da universidade e esse momento significa um acolhimento para os calouros. É uma ocasião para dizer bem-vindos”, destaca.

No momento da Investidura do Jaleco, os pais dos calouros entregam a vestimenta aos filhos. O ato simboliza o início dos estudos na área da saúde. A estudante Bruna Medeiros, da cidade de Tomé-Açu, explica que foi muito esforço para ela está vivendo esse momento. “Foram dias e noites estudando. Ao chegar do cursinho pré-vestibular, já tinha que ir direto para o ensino médio e terminava o dia com um ciclo de revisões. Tudo isso valeu a pena. Além disso, o trabalho que o enfermeiro faz de estar junto ao paciente, ter um laço com ele, é algo muito gratificante. Eu sempre quis atuar na área da saúde”.

Depois de vestidos, os 47 graduandos ergueram os braços e fizeram um juramento perante os membros da comunidade acadêmica. Nesse compromisso, eles asseguram seguir com rigor e com responsabilidade as normas de biossegurança; cuidar da integridade das pessoas; e atuar de maneira a melhorar a qualidade de vida da população.

A aluna Milena Monteiro revelou que esse voto simboliza o cumprimento das obrigações do enfermeiro. “Espero me tornar uma boa profissional e melhorar como pessoa. Ingressar nessa universidade que é tão conceituada em todos os cursos, especialmente esse, é um sonho. Eu acho que a área da saúde é muito comprometida com a vida humana. Então, esse juramento deve ser seguido e respeitado para nos tornamos um bom profissional. Hoje é um dia muito especial e representa o começo de uma jornada acadêmica para mim”.

Luciana Brito, mãe de Milena, não escondia a emoção de estar presente em um momento tão importante para a filha. “Para estarmos aqui hoje foi muita dedicação. Nós acompanhamos de perto o que a Milena passou. Foram muitos dias estudando, lutando e batalhando. Minha filha sofreu muito para chegar onde ela está. Isso foi uma vitória para ela e eu estou muito feliz. Ela é meu orgulho e eu me sinto bastante realizada por isso”, enfatiza.

O uso do jaleco pelos profissionais da saúde serve como um instrumento individual, principalmente para prevenir a contaminação de doenças e para a proteção das equipes contra contaminações e acidentes que podem ser causados por derramamento de certos compostos. A Norma Regulamentadora 32, da Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, trata justamente dessa questão ao estabelecer que os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimentas de trabalho adequada.

Para a professora Ivonete Vieira, representando o Coordenação do curso de Enfermagem, a Cerimônia do Jaleco serve para repassar aos estudantes a importância da vestimenta. “O jaleco é um equipamento de proteção para o profissional de enfermagem e para os graduandos. Nós também pontuamos aqui que o uso do jaleco fora do ambiente de trabalho não é permitido. Porque ao vestir esse equipamento em ambientes contaminados o profissional pode colocar a vida de um paciente em risco, ao trazer para o hospital doenças. Então, essa proteção é uma via de mão dupla, tanto para o enfermeiro quanto para o paciente”, afirma.

Participaram também do evento a professora Simone Beverly, chefe do Departamento de Enfermagem Hospitalar; a professora Alba Pereira, chefe do Departamento de Patologia; a professora Ilma Pastana, vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem; a estudante Camilla Nascimento, representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem; a discente Duilly Monteiro, coordenadora de Formação Política do Centro Acadêmico de Enfermagem Wanda de Aguiar Horta.

A demais fotos da Cerimônia podem ser conferidas aqui.

Texto: Marcus Passos