Campus de Barcarena recebe Programa Campus Avançado

 

 

O campus XVI no município de Barcarena, da Universidadade do Estado do Pará (Uepa) por meio do Programa Campus Avançado da Pró-reitoria de Extensão (Proex), realiza o projeto “Capacitação e qualificação de professores atuantes e em formação docente para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e igualitária nos conhecimentos científicos contextualizados à vivência de estudantes surdos” entre os dias 23 a 27 de setembro no horário de 08h às 18h com inscrições online e gratuitas até o dia 20 de setembro.

O evento tem como objetivo promover e subsidiar teoricamente a educação inclusiva, contemplando especificamente os indivíduos surdos. Buscando, desse modo, levar a conhecimento dos professores da rede pública municipal de Barcarena-PA e Abaetetuba-PA, a acadêmicos e comunitários em geral, informações pertinentes de qualificação de recursos humanos para que possam trabalhar em prol do desenvolvimento da educação inclusiva aos alunos surdos, discutindo temáticas como sobre os recursos didáticos para o ensino dos surdos, softwares para a educação de surdos, noções básicas e fundamentais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outras importantes informações da temática abordada.

“O evento propõe discutir a questão da inclusão de pessoas surdas na educação regular oferecendo, dessa forma, a possibilidade de formação complementar voltada para o entendimento da importância de práticas de acessibilidade, pois no campus VXI no município de Barcarena tem estudantes surdos e a instrução de professores, discente e servidores com relação a esse público é uma necessidade emergencial que precisa ser a instaurada dentro sociedade, não somente em sala de aula, mas no dia-a-dia, portanto, o projeto gera essa inserção não somente no espaço institucional e escolar, mas, também, no cotidiano” comentou o coordenador do projeto, professor José Fernando Leal, sobre a necessidade do debate sobre a participação do público de deficientes auditivos na cadeia produtiva do ensino.

A programação contará com oficinas, minicursos e palestras com temáticas diversificadas e que envolvem discutir caminhos e desafios da educação especializada em estudantes surdos ou com deficiência auditiva. Essa formação, também, visa permitir, entre os participantes, a troca de informações e experiências da docência sobre a real educação inclusiva desenvolvida nas escolas públicas.

Clique e faça a sua inscrição aqui. É obrigatório, depois de inscrito no evento, o participante selecionar e fazer a inscrição nas palestras, oficinas e minicursos para as quais possui a disponibilidade de participação.

Um destaque da programação é a feira vocacional do campus, dia 25. "É uma oportunidade excelente de trazer profissionais para que eles também possam apresentar os cursos disponibilizados pela instituição no vestibular, além de demonstrar os trabalhos realizados pelos profissionais no mercado de trabalho, por meio de palestras informativas aos estudantes do Ensino Médio", explicou o professor.

SERVIÇO

Capacitação e qualificação de professores atuantes e em formação docente para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e igualitária nos conhecimentos científicos contextualizados à vivência de estudantes surdos – Programa Campus Avançado – Barcarena

Data: 23 a 27 de setembro

Endereço: Rua Tomás Lourenço Fernandes, Quadra 356, Lote 01 – Vila dos Cabanos – 68447-000 – Barcarena-PA 

Inscrições: Gratuitas

Site na internet: www.even3.com.br/campus_barcarena 

CRONOGRAMA DO EVENTO

Palestra 1 - O Atendimento Educacional Especializado - AEE para discentes Surdos ou com deficiência auditiva - Prof. Mestranda Maria Madalena Silva da Silva

Palestra 2 - A visão e desafios do intérprete na educação dos surdos em salas de aula - Prof. Esp. Carla C. Arruda França do Carmo

Palestra 3 - Um olhar sobre o indivíduo surdo no processo educacional - Profª Esp. Cristiane e Silva Cardoso

Palestra 4 - Abordagens na educação de surdos ao longo da história: as possibilidades de aprendizagens para o aluno surdo por meio da Libras - Prof. Esp. Leandro Lucas P. de Abreu

Minicurso - Noções básicas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Lucas de Araújo Costa/Fabiana Gonçalves Maués

Minicurso II - A eficácia e ineficácia da efetivação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ao público alvo da educação especial: Os caminhos para a real inclusão escolar e social das pessoas com surdez - Doutoranda Antônia Costa

Oficina 1 - O uso de recursos didáticos e das Tecnologias Assistivas (TA) no ensino da geografia como ferramenta na Educação do Surdo - Esp. Rodrigo Nascimento Bentes

Oficina 2 (Parte I e II) - Tecnologias no ensino de química para alunos surdos: a utilização de simuladores virtuais como ferramenta facilitadora no ensino de química para alunos surdos - Cibele Cintia Lopes Pires/Ronilson Santos dos Santos

Oficina 3 (Parte I e II) - Disco de Newton e a composição da luz, uma prática pedagógica lúdica para o ensino de óptica na educação de surdos - Rodrigo Rodrigues Barros

Oficina 4 - Musicalização em Libras - Luis Gonzaga Lopes

Oficina 5 - Jogos lúdicos para o ensino da Educação Ambiental na perspectiva inclusiva de alunos surdos do ensino regular - Adinelson Machado Silva/Thaynara Barreto André

 

Texto: Daniel Leite Jr

Foto: Mácio Ferreira