Campus de Cametá promove ações afirmativas em circuito de eventos

 

 

O Campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Cametá promoveu nos dias 16 e 17 de maio, no auditório do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) e nos espaços do Clube Comercial, eventos em alusão aos 26 anos da Universidade. Foram eles: I Encontro de Extensão Agroecológico: segurança alimentar na cadeia produtiva do açaí; a Feira Vocacional; e o Uepa nas Comunidades, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Todos tiveram a intenção de mobilizar a comunidade acadêmica e a população em geral em prol do conhecimento e da prevenção da saúde, por meio de debates e ações voltadas à comunidade cametaense.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os eventos contaram com a participação do vice-reitor da Uepa, Clay Chagas; do secretário de Saúde do município de Cametá, Charles Cézar;  da secretária de Assistência Social, Vanda Valente; do diretor de Extensão da Uepa, Osvando dos Santos; do coordenador do Campus de Cametá, Diego Aires; do representante do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Baixo Tocantins (NEAB) Aldrin Benjamin; da coordenadora do curso de Especialização em Sistemas Agroflorestais e coordenadora dos três eventos, Natácia da Silva. “A universidade é mais do que ensino, pois é um lugar de transformação a longo e curto prazo”, afirmou o vice-reitor, Clay Chagas.   

 

A Universidade do Estado do Pará, ao longo do tempo, adotou diversas ações afirmativas para a diminuição das desigualdades sociais e uma delas é o Uepa nas Comunidades, projeto executado pela Proex em Cametá dentro das ações comemorativas. A coordenadora de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria, Paula Ayres, foi a responsável pela organização de uma equipe de 30 pessoas, distribuiídas entre servidores e alunos de Enfermagem, Medicina e Educação Física. Orientados pela professora Mariane Franco, os estudantes levaram serviços de prevenção da saúde para a sociedade cametaense, por meio de consultas com clínico geral, avaliação física, verificação de glicemia e pressão arterial, além de orientações educativas sobre saúde mental, sexualidade e saúde bucal. Foram atendidas 672 pessoas, entre jovens, crianças e idosos. Um espaço infantil esteve à disposição para as famílias com bebês que desejavam participar do evento. “Ações como essa da Uepa, em prol do bem-estar, são muito importantes para que as comunidades mais carentes possam ter acesso a atendimentos de saúde e, também, acessar informações que possam ajudar a comunidade a ter uma mentalidade de prevenção e redução de riscos de saúde”, narrou, com o neto de um ano no colo, o agricultor Wallace.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Estou desde 2016 participando do Uepa nas Comunidades e é muito bom saber que podemos fazer a diferença ao vir de Belém para Cametá com material para atendimentos gratuitos para o cidadão cametaense, além da troca de conhecimentos com profissionais e com a comunidade. Pretendo participar novamente ano que vem e estou sempre aconselhando os colegas de classe a participar dessas imersões que nos mostram muito mais da nossa profissão e modificam nosso olhar sobre a vida”, comentou a discente do Curso de Enfermagem, Regiane Camarão.

 

A programação comemoratica contou também com uma Feira Vocacional para auxiliar os estudantes do ensino básico que participaram do evento. O objetivo foi apresentar os cursos ofertados no Campus de Cametá e em outros da Instituição e demonstrar quais as possibilidades de carreiras acadêmicas e atuações profissionais oferecidas pela Uepa à sociedade paraense.

 

“Ainda estou no segundo ano do ensino médio, porém venho na Feira Vocacional da Uepa de Cametá todos os anos pois é um momento onde posso mergulhar nas informações da Universidade e me preparar para fazer a minha escolha para o vestibular. Virei ano que vem, novamente, e se tudo der certo serei eu, daqui a alguns anos, apresentando trabalhos pela Instituição”, explicou o aluno do ensino básico, Wagner Santos. Houve a exposição de vídeos do programa Caminhos da Uepa, para levar ao conhecimento da população as ações da Universidade, e atendimento ao público, por meio da realização de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e aplicação de Teste Vocacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O evento foi pensado para a comunidade cametaense com a função de oferecer os primeiros passos para aquelas pessoas que desejam ingressar na Universidade do Estado do Pará e procuram informações sobre a Uepa”, ponderou o coordenador do Campus de Cametá, professor Diego Aires, sobre a importância de apresentar a instituição por meio da Feira Vocacional e estimular os mais jovens a ingressar no ensino superior.

 

I ENCONTRO DE AGROECOLÓGICO

 

Dentro das comemorações dos 26 anos da Uepa ocorreu ainda o I Encontro de Extensão Agroecológico com o tema Segurança Alimentar na Cadeia Produtiva do Açaí , com a participação de profissionais, instituições e indivíduos que fazem parte do quadro de pessoas envolvidas na extração, beneficiamento e distribuição da açaí no nordeste paraense.

 

O encontro contou com um ciclo de palestras sobre assuntos relacionados à cadeia produtiva do açaí, a exemplo da exposição sobre Procedimentos para Certificação de Produtos: como adquirir o selo orgânico e a certificação da ADEPARÁ, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Agência de Defesa Agropecurária do Estado (Adepará), Paulo Aviz e da palestra Como ter acesso aos programas governamentais – Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, conduzida pela tecnóloga em Alimentos do Departamento de Alimentação do Campus de Cametá, Isadora Cruz. A secretaria Municipal de Saúde, Onilde Silva, falou sobre Ações desenvolvidas para o controle da doença de Chagas no Município de Cametá. Já a representante da Cooperativa de Agricultores de Cametá, Elizete Marques, contou o caso de sucesso da cooperativa Associação das Mulheres do Ajó na palestra sobre Segurança Alimentar na Agricultura Familiar. Por fim, o professor da Uepa, Nelson Gonçalves, ministou sobre Monitoramento de indicadores epidemiológicos e ambientais em Cametá. Houve ainda a exposição de stand da empresa júnior Alligare, que trabalha em benefício de pequenas empresas, cooperativas da comunidade e projetos da Instituição que envolvem o beneficiamento do açaí em todos os seus âmbitos de atuação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O circuito de palestras ofereceu para o público olhares e debates sobre as problemáticas da produção do açaí e demonstrou dados e pesquisas que permitem a mudança de paradigmas dentro do contexto da cidade de Cametá. “A intenção da montagem desse grupo de palestras foi a forma que encontramos de alcançar discussões profundas sobre a questão do açaí na nossa cidade, uma das maiores produtoras de açaí no Estado do Pará, portanto, convidamos a comunidade em geral para participar e trocar experiências positivas e negativas sobre a cadeira produtiva do fruto para que possamos cada vez mais refinar nossa produção, beneficiamento e distribuição dentro do mercado”, declarou a doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Uepa, professora Natácia da Silva.

 

A programação envolveu também os graduandos dos cursos do Campus de Cametá, por meio da apresentação de trabalhos científicos. Eles disputaram uma premiação interna sobre os melhores trabalhos de cada centro e da Insituição. “Hoje, além de ser um dia de comemoração da Uepa, também é um momento de celebrar o conhecimento produzido pelos alunos que são parte importante da construção da instituição”, anunciou o coordenador do Campus XVII, professor Diego Aires.

 

As pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelos discentes envolviam objetos de estudo característicos da região nordeste do Estado do Pará, principalmente, as matérias-primas identitárias da cidade de Cametá, a exemplo dos trabalhos: Elaboração e Caracterização Físico-Química e Sensorial do Sorvete de Tucumã, Elaboração de Geléias: açaí com casca do maracujá e cupuaçu com coco, Elaboração de Licores de Diferentes Sabores de Frutas: bacuri, açaí, murici com jambú e maracujá com pimenta, Elaboração e Caracterização Físico-Química do Pé de Moleque Paraense, Coleta Seletiva: a escola como ponto de partida para a Educação Ambiental e Lixo Eletrônico: análise dos principais metais encontrados nesse tipo de lixo coletado no município de Cametá e seus riscos para a saúde humana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos grandes premiados da noite foi o projeto Elaboração e Caracterização Físico-Química e Sensorial do Sorvete de Tucumã, que ofereceu para o público em geral degustação do produto desenvolvido pelos discentes, além de uma apresentação oral que envolveu a valorização da cultura cametaense, com o objetivo de estimular a comunidade a olhar com mais profundidade e criticidade sobre os signos identitários da região, como falou o aluno Gil Prestes. “O uso do Tucumã foi uma escolha pontual para nós, pois percebemos nesse fruto uma possibilidade de falar sobre nossa cultura e ao mesmo tempo oferecer para o mercado um produto que pudesse levar de forma sensorial a identidade cametaense para as pessoas”.

 

O encerramento da programação convergiu para diversas áreas de atuação da Uepa como a pesquisa, a saúde, o empreendedorismo e a agroecologia. Um evento cultural, como forma de oferecer entretenimento para comunidade acadêmica e gerar um momento de sociabilidade, marcou o fim das atividades e celebrou a atuação da universidade no território paraense.

 

 

Texto/Fotos: Daniel Leite Jr