Campus de Vigia promove o IV Encontro dos Estudantes de Matemática

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoverá entre os dias 23 a 25 de outubro, no Campus de Vigia, o IV Encontro Vigiense dos Estudantes de Matemática (EVEM), organizado pelos discentes da graduação. Esta edição terá como tema central o Ensino da Matemática e Formação do Professor: propostas e desafios no contexto amazônico.

O IV EVEM contará com uma programação diversificada com mesas redondas, oficinas, palestras, comunicação oral, exposição e mini-cursos voltados para debates que envolvem o ensino da matemática e os desafios dentro do contexto amazônico. “Nosso objetivo é promover reflexões sobre as metodologias empregadas no processo de ensino e aprendizagem da matemática, visando buscar alternativas para auxiliar o professor em sala de aula”, afirmou a coordenadora do campus, professora Kátia Melo.

Uma atração inovadora nesta edição do EVEM é a roda de conversa Indivíduo e sociedade: saúde mental e valorização da vida que criará um momento de diálogo com a comunidade acadêmica sobre questões que envolvem síndromes, uso de drogas, suicídio e outras enfermidades mentais no contexto social, cultural, político e econômico, além de disponibilizar para o público atendimento psicológico gratuito.

“A intenção do debate sobre a saúde mental surgiu referente às discussões propostas no Setembro Amarelo e pelo fato, também, de alguns discentes estarem apresentando problemas psicológicos e quais soluções podem ser tomadas pela Universidade para tratar o assunto”, comentou a organizadora do evento e discente da Uepa, Ana Paula Rodrigues, sobre a necessidade de a Instituição debater a saúde mental da comunidade acadêmica.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail eventmat.2016@gmail.com ou presencialmente no momento do credenciamento e estão no valor promocional de $15 para participação e $40 com direito a alojamento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

1º Dia do EVEM (23/10)
08:00 às 08:30 – Credenciamento.
08:30 as 08:45 – Mesa de Abertura: Coordenação do Curso, Coordenação do Campus e Comissão Organizadora.
08:45 as 09:45 – Palestra de Abertura: “Ensino de matemática e a formação do professor: propostas e desafios no contexto amazônico” / Profª Drª. Acylena Coelho (UEPA).
10:00 as 12:00 – Minicurso: “A comparação de conjuntos infinitos” / Profª Dr. Pedro Sá (UEPA).
12:00 as 14:00 – INTERVALO
14:30 as 18:00 – Oficina: “Construção do MiritiBoard: projeto Matematicando & Google for Education” / Profº Doutorando Walter dos Santos Oliveira Júnior.
14:30 as 18:00 – Oficina: “Tecnologias digitais e a formação do professor: a implementação de softwares livres no ensino da Matemátiva” / Profº Me. Deusarino Oliveira Almeida Júnior e Prof° Me. Saul Rodrigo da Costa Barreto.
16:00 as 16:20 - INTERVALO

2º Dia do EVEM (24/10)
08:00 as 09:30 - Palestra: “O ensino de Matemática e as Metodologias Ativas: reflexões necessárias na formação docente” / Profº Me. Deusarino Oliveira Almeida Júnior e Prof° Me. Saul Rodrigo da Costa Barreto.
10:00 as 11:30 - Oficina: “Ensino de Matemática com enfoque em suas aplicações: Propostas de ensino” / Prof° Me. Luiz Carlos Soares da Silva.
12:00 às 14:00 – INTERVALO (ALMOÇO)
14:00 às 18:00 – Roda de Conversa: “Indivíduo e sociedade: saúde mental e valorização da vida” / Profº Mauri Gaspar, Profº José Maria Soares da Silva e Profª Kátia Maria dos Santos Melo.

3º Dia do EVEM (25/10)
Atendimento Psicológico: Manhã e Tarde

08:30 às 09:00 – Comunicação Oral
09:00 às 09:45 – Expolibras: “Mãos que falam, mãos que ensinam e mãos que aprendem” / Graduandos em Matemática turma 2019 (UEPA).
09:45 às 10:00 – INTERVALO
10:00 às 11:30 – Palestra: “Uma carta aos discentes em formação inicial para professor de matemática” / Prof. Mestrando Lucas Benjamin Barbosa
14:30 às 18:00 – Oficina: “Materiais pedagógicos para crianças surdas” / Profº Mestrando Ivanilton Ferreira.
15:30 as 18:00 – Orientações para elaboração de artigos científicos” / Prof. Mestrando Lucas Benjamin Barbosa
18:00 – Noite Cultural

Texto: Daniel Leite Jr