CCSE cria Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass)

 

No dia a dia, é comum que os adultos relaxem com a própria saúde, devido à suas cargas de trabalho. A rotina costuma fazer com que a humanidade e os sentimentos sejam esquecidos, porém, diversos servidores passam por angústias, lutos, doenças e situações que repercutem em sua vida laboral e subjetiva.

Através do olhar da empatia, a saúde e o bem estar do servidor público são as prioridades da direção e da equipe multiprofissional do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Para melhor cuida-los, a gestão do Centro criou o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS), que fornecerá atendimento médico, atividades relacionadas à qualidade de vida, cuidados psicológicos e eventos interdisciplinares para a qualificação profissional.

O Núcleo é uma inovação que ampliará os cuidados institucionais com servidores, técnicos e docentes do Centro através dos serviços gratuitos de enfermagem, educação física e psicologia. A proposta é investir em um tratamento humanizado e multiprofissional  para que o ambiente de trabalho torne-se mais produtivo e confortável. “O CCSE se mobiliza para realizar trabalhos preventivos às questões inerentes ao biopsicossocial, resoluções de conflitos, motivação, qualidade de vida e, sobretudo, resgatar os valores e as questões humanas dos servidores da Uepa”, complementou a psicóloga e servidora Maria de Nazaré Gonçalves.

O serviço psicológico oferecido tem o propósito fundamental de ouvir e entender o trabalhador que constrói o CCSE. Por meio dos atendimentos, pretende-se ter a percepção antecipada do adoecimento psíquico e físico, ou seja, trabalhar os princípios do problema. Dessa forma, o servidor poderá cuidar de si e prevenir o adoecimento mental e até mesmo corporal.

As atividades fornecidas serão de escuta terapêutica individual ou em grupo, rodas de conversa, palestras, avaliação antropométrica, orientações e ginástica laboral. Também será trabalhado o esclarecimento sobre prevenção e agravos de doenças, posturas inadequadas, sedentarismo, obesidade, lombalgias, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), estresse ocupacional (Síndrome de Burnout), doenças crônicas não transmissíveis (cardiovasculares, hipertensão), uso abusivo de Álcool e outras drogas e transtornos mentais (ansiedade, depressão, bipolaridade).

O servidor que tiver interesse em usufruir do serviço deve ir ao Ambulatório Médico, localizado no bloco VI, das 8h às 19h de segunda à sexta-feira. O atendimento segue a ordem de chegada ou encaminhamentos, para entrar em contato o telefone é 4009-9502

Discentes interessados neste tipo de atendimento pem procurar o Sapp - Serviço de Apoio Psicopedagógico, que funciona no primeiro piso do Bloco I.

 

Texto: Olivia Varela/Ascom CCSE 

Foto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa