CCSE e UAB ofertarão novos cursos em 2019

Uma parceria entre o Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) trouxe para o CCSE a oferta de mil vagas, entre cursos de graduação e pós-graduação. As vagas serão disponibilizadas via processo seletivo especial em 2019 e todos os cursos serão realizados no interior do Estado, na modalidade Ensino a Distância. 100% delas são destinadas à municípios do interior do Estado.

Ao todo, serão cinco cursos, sendo as especializações em Ensino da Língua Portuguesa, Ensino de Geografia na Amazônia e Metodologia de Ensino em Educação Inclusiva e as graduações em Letras Língua Portuguesa e Matemática. Cada turma terá 200 vagas, dividas entre cinco polos em cidades diversas. 17 municípios serão atendidos: Cachoeira do Arari, Conceição do Araguaia, Juruti, Redenção, Moju, Altamira, Jacunda, Bragança, Ponta de Pedras, Bujaru, Tucumã, Muaná, Dom Eliseu, Pacajá, São Sebastião da Boa Vista, Canaã dos Carajás e Capitão Poço.

Para o representante da Coordenação de Apoio ao Desenvolvimento da Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-graduação (Coad), Benedito Valente, acredita que com a parceria, a Instituição cumpre seu Plano de Desenvolvimento Institucional e a plataforma de trabalho da atual gestão. “Expandir o Latu senso está em consonância com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela direção do CCSE. Os cursos vão de encontro a uma demanda de cerca de 75% de professores da Educação Básica que precisam de formação continuada e complementar”, explicou. A Coad é o setor responsável pela elaboração e acompanhamento de propostas de novos cursos do Centro.

A busca por ampliação da oferta de vagas e cursos vai de encontro ao objetivo do CCSE, que é a valorização e qualificação do professor paraense. “O curso gratuito e de qualidade só vai auxiliar o Pará a melhorar cada vez mais seus indicadores na Educação e na formação dos docentes”, acrescentou o diretor do CCSE, Anderson Maia.

Saiba mais sobre a distribuição de vagas:

Especializações:

- Ensino da Língua Portuguesa: Tucumã, Bujaru, Ponta de Pedras, Bragança e Conceiçao do Araguaia.

- Ensino de Geografia na Amazônia: Moju, Redenção, Juruti, Conceiçao doAraguaia e Cachoreira do Arari.

- Metodologia de Ensino em Educação Inclusiva: Jacundá, Juruti, Altamira, Moju e Redenção.

Graduações:

- Letras Língua Portuguesa: Capitão Poço, Muana, Canaã dos Carajás, São Sebastião da Boa Vista e Pacajá.

- Matemática: Pacajá, Dom Eliseu, Muana, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari.

Texto: Fernanda Martins - Ascom CCSE

Foto: Miguel Alves