CCSE formaliza programa de intercâmbio com a Uergs

O curso de Licenciatura em Música do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) firmou uma parceria com o curso de Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) para possibilitar o intercâmbio de alunos e professores entre as instituições. O projeto surgiu da iniciativa dos professores Augusto Souto (Uepa) e Cristina Rolim (Uergs) em 2018 e busca enriquecer a formação e a experiência acadêmica dos integrantes dos cursos. A Direção do Centro estará no Rio Grande do Sul em novembro para oficializar o intercâmbio.

O aluno do sétimo semestre de Música da Uergs, Henrique Pellin, chegou ontem à Belém para iniciar seu semestre na Uepa. “O que mais me motivou foi a oportunidade de viver uma nova cultura, estar perto da Amazônia. Quero muito desenvolver um trabalho de etnomusicologia por aqui. Conhecer a ensino de Música, enfim, ter essa vivência”, avaliou o rapaz.

Para Davi Pimentel, aluno da Uepa que inicia agora seu segundo semestre de intercâmbio na Uergs, a experiência tem sido bastante enriquecedora. “Ver como funciona o ensino de música nos colégios, e sentir também a rotina de uma universidade no sul do Brasil. A cultura é bastante diferente da nossa”, avalia ele, que atua como voluntário em um projeto de extensão da instituição que leva o ensino de música para escolas de nível fundamental.

A parceria abriu novas oportunidades, não apenas para alunos, mas também para os docentes. “As matrizes curriculares dos cursos são complementares. Temos disciplinas que eles não tem e vice-versa. Isso possibilita que não apenas os alunos possam ter uma formação mais rica, mas que também nossos professores tenham a chance de desenvolver atividades por lá, para enriquecer está troca”, afirma Souto, que trabalhou a ideia da mobilidade acadêmica juntamente com a professora Cristina Rolim, durante sua visita à Belém na Semana do Músico de 2018. “Descobrimos que as duas instituições são filiadas à Abruem, o que permite formalmente desenvolvermos esse tipo de parceria”, explicou.

A iniciativa foi muito bem recebida pela Direção do Centro, que decidiu iniciar o caminho da institucionalização da cooperação. “Fomos convidados a participar de um evento do curso de Música da Uergs e vamos aproveitar para assinar o termo de cooperação entre os cursos. Esse tipo de ideia é sempre muito bem-vindo, pois a troca de saberes e vivências traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos. Parabenizo o professor Souto e encorajo todos as nossos docentes a trazerem experiências semelhantes. Daremos todo o apoio, com certeza”, resume o diretor do CCSE, Anderson Maia.

Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE
Foto: Acervo pessoal