Cineclube reabre hoje (23) com o documentário sobre Belém.

 

Na tarde desta terça-feira, 23 de agosto, o Cineclube exibirá o documentário Belém 400 anos - A influência francesa na capital paraense, produzido pelo escritor e jornalista Fábio Ávila e a Aliança Francesa de Belém, na primeira sessão do semestre. Na arquitetura, música e até mesmo no comportamento do belenense existe um rastro da cultura francesa deixado em diversos períodos nos últimos quatro séculos de história. O lastro dessa herança cultural está presente no filme. A entrada é franca. Ao término da sessão, haverá debate com direito a certificado. 

O roteiro é ilustrado por imagens do fotógrafo e cinegrafista Fábio Knoll, que joga luz sobre as diversas nuances da influência francesa na capital amazônica. A narrativa construída a partir de cerca de 30 depoimentos coletados durante entrevistas feitas com personalidades e habitantes locais, se dedica a acolher e preservar a memória dessa influência que pode ser vista de forma evidente num simples passeio pelo Centro Histórico ou sentido de forma sutil durante um concerto no Theatro da Paz.

Nesse retrato é possível conhecer os motivos que designaram a cidade como a “Paris N’América”, especialmente na Belle Époque, período do auge do ciclo da borracha, quando Belém entrou para o circuito mundial da cultura ocidental e absorveu forte influência francesa. O documentário destaca diversos elementos que estão impregnados na cidade das mangueiras, desde arquitetura, cultura, música, paisagismo e comportamento, quando as famílias da época gozavam de luxos típicos de moradores de uma capital europeia.

Além do patrimônio material, a exemplo do legado deixado em monumentos como o Museu Paraense Emilio Goeldi, o Palácio Antônio Lemos, o Palácio Lauro Sodré, a Praça Batista Campos ou a Praça da República, o filme também destaca a influência imaterial presente em momentos que muitas vezes passam despercebidos. “Queremos que o belenense se encante por Belém e que isso desperte nele um cuidado maior com o que sobrevive dos legados cultural e arquitetônico franceses na capital paraense”, argumenta Ávila,

A produção também levanta a questão sobre como estará esse patrimônio no futuro. “Mostramos que parte do acervo histórico, arquitetônico e cultural se perdeu com o tempo, como o Grande Hotel e outras edificações de época. É um momento de reflexão”, diz o autor. O filme foi realizado com patrocínio da Empresa Imerys por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Embaixada da França e do Consulado da França em Belém.

 

SERVIÇO

Cineclube: Belém 400 Anos - A influência francesa na capital paraense 
DATA: 
23 de agosto
HORA: 16h
LOCAL: Auditório da Reitoria - rua do Una, bairro do Telégrafo. 
Entrada franca, com direito a pipoca e refrigerante. 

 

Texto: Rafael Dias