Codepe inicia treinamento para formação de lideranças

Treinar os gestores do futuro para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo é um dos principais objetivos de uma série de cursos de capacitação desenvolvidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Entre os dias 24 e 27 de abril, das 8h às 13h, no Campus II/CCBS (Bloco C, Sala C1), o módulo “Coaching no Serviço Público” inicia a sequencia com a missão de introduzir o assunto, motivar os participantes e criar equipes de alta performance.

O facilitador dos cursos será o dirigente da Codepe, Carlos Perea. Ele acumulou conhecimentos sobre o assunto durantes sua formação como Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduando em Psicologia Organizacional, pós-graduando em Elaboração de Gestão de Programas de Educação a Distância e em processo de Formação Internacional em Coaching pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis).

“Os chefes de antigamente trabalhavam com controle e regulação, mas este perfil ficou no passado. Hoje, os gestores precisam ter uma visão holística de suas equipes. Trabalhar a sinergia e potencializar os talentos, com foco nos resultados”, explicou. Neste novo cenário, o chefe deixa o estereótipo da figura temida e passa a ser um agente agregador, com uma abordagem humanista, que compreende a importância da saúde emocional e motivação de seus funcionários para a conquista das metas determinadas.

O primeiro módulo do curso terá uma carga horária de 20 horas e 40 vagas disponíveis e visa desenvolver os gestores para atuar como líderes - ou “coaches” - no desenvolvimento das pessoas e na resolução de problemas organizacionais, com vistas a aumentar o desempenho dos liderados e da Instituição. Para Perea, se engana quem interpreta a “alta performance e foco nos resultados” como um aumento na carga de trabalho.

“A essência do coaching é apoiar a pessoa a mudar orientando-a a caminhar em uma nova direção. É sobre aprender com as experiências, liberar o potencial e maximizar a sua performance e, ainda, superar obstáculos com elegância. É também sobre produzir mais e trabalhar menos, além de ajudar a pessoa a realizar além do que ela pensa que pode, a sair da sua zona de conforto e realizar muito mais”, resumiu Perea.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas tanto pelo sistema da Escola de Governança do Pará (EGPA), quanto diretamente com a Codepe, através dos números 3299-2266 ou 98446-5450. Os próximos módulos do treinamento serão “Gestão de Equipes na Administração Pública”, previsto para o período de 15 a 19 de maio, que terá como objetivo inovar as concepções de política de Gestão de Pessoas, considerando a satisfação dos funcionários e as diversas atividades que visam o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores, aumentando consequentemente a produtividade.

Entre os dias 5 e 9 de junho as atividades do primeiro semestre encerram com o módulo “Desenvolvimento e Liderança”, que buscará especializar a demanda de pessoas atuantes na administração pública visando formação e/ou atualização profissional, contribuindo para a eficácia nas organizações, objetivando a melhoria nos serviços prestados, desenvolvendo aspectos de liderança para o crescimento da Instituição. Cada um dos módulos terá suas inscrições de forma independente, precisando os interessados reafirmar seu compromisso com o curso a cada disciplina.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely