Codepe promove ação de saúde no Carnaval

 

Antes de sair para os festejos de carnaval, 1.700 servidores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) receberam informações para garantir a volta em segurança após a folia. A ação, realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe) em parceria com as coordenações de campi, objetivou reforçar os cuidados com a saúde e com o trânsito no feriadão.

Foram distribuídos folhetos com orientações sobre cuidados no trânsito, haja vista o intenso movimento de veículos nas estradas paraenses com destino às comemorações nos municípios. Os servidores receberam alertas para as condições dos veículos, chamando atenção para a verificação do estado dos pneus, funcionamento de faróis e estar com a revisão em dia.

O respeito à velocidade permitida, principalmente neste período chuvoso, e a prudência em ultrapassagens perigosas foram medidas de direção defensiva destacadas na ação. Já maus hábitos, como usar o celular enquanto se dirige e sob efeito de álcool foram desencorajados.

Formas de contágio de infecções sexualmente transmissíveis também foram abordadas na ação. Com foco em Aids, a campanha reforçou a importância dos preservativos para a saúde e desmistificou percepções, como a contaminação pelo simples contato físico e uso de objetos pessoais. Cada servidor recebeu ainda um kit com preservativo e lubrificante íntimo.

“Nossa campanha de carnaval faz parte do Programa de Promoção da Qualidade de Vida do Servidor da Uepa que consiste em varias ações que levem o servidor a reflexão sobre sua saúde. As ações são referenciadas de acordos com calendário de datas alusivas na saúde e de caráter social”, explicou Vivianny Rosa, técnica da Codepe.

O Programa de Promoção da Qualidade de Vida do Servidor foi implantado em 2015 pela Codepe por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, com Mensuração de Fatores de Saúde, Educação em Saúde, Imunizações, dentre outras ações. 

Texto: Dayane Baía com informações da Codepe

Fotos: Codepe