Coleção “Educação para o Trânsito” é lançada na Feira do Livro

No último domingo, 25 de agosto, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu o lançamento  da coleção “Educação para o Trânsito”, por meio da editora Cultural do Brasil, e uma sessão de autógrafos com as autoras e professoras do curso de Pedagogia da Instituição, Ceila Ribeiro, Diana Ferreira, Jacirene Vasconcelos e a pedagoga do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Elizabeth Carvalho. O objetivo da publicação é oferecer informações sobre mobilidade em vias terrestres e fluviais.

A coleção é uma proposta para formar pensamento crítico sobre a questão do transporte na região amazônica paraense e é composta por três livros: “Iaça e a sua bicicleta”, “Curupira: superamigo do trânsito” e “Navegando nos rios da Amazônia com a Iara”. “O desenvolvimento desse projeto é uma vontade nossa de preencher lacunas do ensino sobre o trânsito dentro da nossa região, no âmbito da educação básica”, comentou a coordenadora da Licenciatura em Pedagogia da Uepa, professora Ceila Ribeiro.

“A construção da coleção é uma busca de caminhos para instruir a sociedade paraense, a partir das diretrizes nacionais sobre mobilidade, entretanto incluindo as características específicas da região amazônica”, declarou a pedagoga do Detran-PA, Elizabeth Carvalho, sobre o conteúdo dos livros estar ancorado na legislação brasileira e orientado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação para o Trânsitoestruturado pelo Ministério das Cidades e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), porém sem esquecer de dialogar com aspectos que envolvem a identidade paraense por meio da utilização do folclore das lendas amazônicas.

Os temas abordados nos três livros que compõem a coleção “Educação para o trânsito” abordam temas que envolvem dicas de segurança para ciclistas, valores fundamentais da cidadania, prevenção de acidentes e regras de segurança para crianças, acidentes com embarcações e segurança no trânsito fluvial. As histórias são contextualizadas com personagens lúdicos  do folclore e contemplam, também, o universo ribeirinho do Estado do Pará. Além dessa proposta, é possível encontrar outros temas atravessando as obras como questões do meio ambiente, ética e saúde. “Fico feliz de vir a Feira Pan-amazônica do Livro e entrar em contato com um projeto profundo e extremamente relevante para a formação de novos cidadãos que entendam melhor a mobilidade terrestre ou fluvial da nossa região”, afirmou a servidora pública, Margareth Oliveira.

Os livros da coleção estenderam possibilidades de atuação e geraram, também, um projeto de extensão por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (Geppem), que elaborou produções de artigos e apresentações em eventos voltados para pesquisa científica, sendo que alguns deles estão presentes dentro das obras lançadas até o momento, haja vista que a produção permanece com o intuito de lançar novas obras para a coleção. “Os discentes interessados em participar precisam passar por um processo de formação com relação a educação para o trânsito com o objetivo de ganhar propriedade sobre a temática para a elaboração de um projeto de pesquisa para ser aplicado nas escolas públicas parceiras do projeto”, ponderou a professora Jacirene Vasconcelos.

“Essa é a pedagogia em movimento para além dos muros da Uepa e das escolas, pois está em tudo que envolve a vida em sociedade”, ratificou a coordenadora do Geppem, professora Diana Ferreira.

Texto/fotos: Daniel Leite Jr