Coleção Zoológica ganha aporte da Finep

 

Com mais um triunfo, a ​Coleção Zoológica Didático-Científica Dr. Joachim Adis do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) aprovou um projeto no edital de 2018 da Finep (​Financiadora de Estudos e Projetos) voltado para sua coleção de Zooplâncton de água doce. Através do recurso conquistado, a Coleção poderá desenvolver projetos sobre a fauna microscópica, ampliar o espaço laboratorial da Instituição e possibilitar o crescimento da pesquisa sobre a biodiversidade da região Amazônica.

O projeto selecionado se intitula “​Fortalecimento da pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará: A coleção de Zooplâncton da Uepa” e possibilitará a expansão das espécies de zooplancton que compõem o acervo da Coleção. Com o ganho, serão estudadaas espécies de zooplâncton da região litorânea do estado do Parápequenos animais microscópicos de extrema importância para a manutenção do ecossistema marinho global. Além disso, o espaço será providencial para pesquisas já em andamento de mestrandos da Uepa.

 

O edital da Finep financia projetos e apoia pesquisas acadêmicas através de melhorias na infraestrutura. O laboratório de apoio da coleção zoológica receberá ampliação que corresponderá a construção de um anexo, com a primeira etapa da obra prevista para iniciar a partir de fevereiro, e receberá também peças de reposição para equipamentos laboratoriais e de computação.

 

Para a professora Ana Lúcia Gutjahr, curadora da Coleção Zoológica e coordenadora do projeto, as conquistas através do edital são vitória conquistadas, principalmente para o curso de Ciências Biológicas e para a Pós-Graduação em Ciências Ambientais. ​“O anexo que será construídorepresenta uma grande alegria, primeiro por que o edital foi abrangente e válido para todo o Brasil, e pensei que não teríamos muitas chances ao concorrer com outras instituições mais consolidadas e famosas”. Apesar disso, nossos argumentos no projeto foram muito bons e abordavam estudos inusitados e sobre a Região Amazônica”, concluiu.

 

Texto: Olivia Varela/Ascom CCSE 

Foto: Nailana Thiely/Ascom Uepa