Conferência reúne especialistas em internacionalização da educação

 
Belém recebe a partir deste sábado (13), a 31ª edição da Conferência Anual da FAUBAI- Associação Brasileira de Educação Internacional. Este é considerado o mais importante evento sobre internacionalização da educação superior do Brasil - e um dos maiores da América Latina. 
 
Representantes de instituições de ensino superior, entre eles, os da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e organizações brasileiras e estrangeiras, além de especialistas de internacionalização da educação superior, membros de agências estrangeiras e organizações governamentais e empresariais do Brasil e do exterior, estarão na capital do Estado até o dia 17 de abril, último dia do evento.
 
A conferência de abertura ocorrerá no Theatro da Paz, no domingo, 14, às 19h, e contará com a presença de Tabata Amaral, cientista política e ativista pela educação, que falará sobre “Temas de Educação”. Tabata é deputada federal eleita por São Paulo (PDT) e uma das fundadoras do Mapa Educação, organização social que luta para que a educação seja prioridade para eleitores e políticos no Brasil. A parlamentar recebeu o Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, na Categoria Sociedade/Educação (2016) e o McKinsey’s Next Generation Women Leader Award (2017).
 
O evento, que gira em torno do tema “Compromisso Social Global”, contará com mais de 500 participantes, entre gestores de Relações Internacionais, pró-reitores e reitores de IES, representantes de organizações internacionais e diplomatas do Brasil e de diversos países, além de especialistas de internacionalização da educação superior, docentes, pesquisadores e membros de organizações governamentais e empresas do Brasil e do exterior (metade dos participantes representam instituições estrangeiras).
 
Com participação confirmada de delegações da Alemanha, África do Sul, Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, Tailândia, Uruguai, dentre quase 30 países, a Conferência FAUBAI 2019 propiciará importantes oportunidades para encontros e discussão sobre a agenda mundial de internacionalização da Educação Superior.
 
Programação
O evento tem início neste sábado, dia 13, das 9h30 às 17h, com a realização de 10 workshops, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Já de 15 a 17 de abril, o evento segue com conferências plenárias, sessões paralelas para apresentação de 100 trabalhos científicos, e estandes de patrocinadores e apoiadores expositores.
 
Na segunda, dia 15, destaca-se a Sessão de Abertura, às 9h, com a presença da presidente da FAUBAI, Maria Leonor Freire Maia, e de outras autoridades do Estado do Pará. Já na terça, 16, haverá o Presidents’ Day, encontro de reitores brasileiros e estrangeiros. No mesmo dia, será lançada a plataforma online de cursos e atividades oferecidas em língua estrangeira em IES brasileiras, projeto desenvolvido em parceria da FAUBAI com o Conselho Britânico. 
 
Durante os cinco dias do evento, os participantes poderão desenvolver parcerias, promover  programas, serviços e expertises em educação internacional, obter visibilidade junto aos principais atores da Educação Superior no Brasil e do exterior, além de aprofundar seus conhecimentos sobre os desafios atuais da educação internacional.
 
A programação completa está em: (http://www.faubai.org.br/conf/2019/program/)
 
Serviço:
31ª Conferência Anual da FAUBAI
Conferência de Abertura: Domingo 14/04, 19h-20h, Theatro da Paz, com a deputada federal Tabata Amaral
 
Evento Cultural: Domingo 14/04, 20h-21h, Theatro da Paz, com Concerto da Orquestra Amazônia Jazz Band
 
Sessão de Abertura: Segunda 15/04, 9h-9h30, Hangar Centro de Convenções
 
Conferências plenárias e sessões paralelas: Segunda a Quinta, 15 a 17/4, 9h, Hangar Centro de Convenções
 
Mais informações: (http://faubai.org.br/conf/2019/).
 
Texto: Renée Zicman/FAUBAI
Foto: Nailana Thiely