Cursinho Alternativo inscreve somente nesta terça, 9

Com o objetivo de dar foco e oportunidade para alunos que desejam cursar o ensino superior, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre as inscrições nesta terça-feira, 9 de janeiro, para o processo seletivo ao Cursinho Alternativo. São ofertadas 280 vagas para estudantes que farão o vestibular em 2018.

Os interessados devem realizar a inscrição, exclusivamente nessa data, a partir das 9h até as 17h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo, em Belém. O valor da inscrição é R$2 a ser pago no ato da realização. O dinheiro arrecadado será destinado  à produção das provas.

Para se inscrever os candidatos deverão obedecer a alguns critérios: ser oriundo de escola pública, cursando ou concluído o terceiro ano do Ensino Médio. É necessário que o próprio aluno efetive a inscrição, mediante apresentação de carteira de identidade ou outro documento original com foto. Não será permitido, em hipótese alguma, que os responsáveis ou conhecidos realizem a inscrição dos pretendentes.

A inscrição do próprio candidato configura uma etapa da seleção e visa a redução da evasão dos aprovados ao longo do ano. Por experiências anteriores, eventualmente os responsáveis realizavam a inscrição e o interesse dos estudantes não era compatível com o curso e as vagas eram desperdiçadas.

O processo seletivo também será composto de aplicação de uma prova, com 50 questões objetivas das disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Filosofia. O exame será realizado no dia 13 de janeiro, sábado, de 9h às 12h no CCSE.

O resultado da prova está previsto para o dia 15 de janeiro. As matrículas dos aprovados ocorrerão no dia 20 do mesmo mês. Para tanto, eles deverão apresentar a seguinte documentação: duas fotos 3x4; cópia do RG e CPF; cópia do comprovante de residência; e cópia de um documento que comprove vínculo com a escola pública (certificado, declaração, atestado, comprovante de matrícula atual, boletim, etc.). O processo de matrícula é presencial e também deverá ser feito pelos estudantes no dia e hora a serem informados.

As aulas iniciam no dia 27 de janeiro e vão até o último fim de semana que antecede a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no CCSE. A equipe é formada por 90 professores que ministrarão as disciplinas aos sábados, de 8h às 12h20 e de 13h20 até às 19h. As aulas também ocorrerão em três domingos de cada mês, de 9h até as 13h.

SERVIÇO:

Cursinho Alternativo da Uepa

Inscrições: somente em 09/01, das 9h às 17h

Local: Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) – travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.

Documento Necessário: Identidade ou qualquer outro documento com foto.

Observação: Apenas o estudante interessado pode fazer a inscrição.

Texto: Rachel Oliveira

Foto: Nailana Thiely