Curso de Design de Paragominas apoia campanha “Não é não”

O carnaval brasileiro, no ano de 2019 tem se mostrado um dos mais politizados de todos os tempos, muitas campanhas de conscientização tem acontecido por todo o território nacional alcançando os mais variados tipos de foliões com a intenção garantir uma folia marcada pela alegria e felicidade e não por violência e atitudes abusivas.

No ano de 2017 começou a campanha do “Não é não” nas ruas do Rio de Janeiro com o objetivo de criar expandir a consciência dos homens durante a folia nos bloquinhos de rua com relação ao corpo feminino estimulando o combate ao assédio que as mulheres sofrem durante o feriado do carnaval e, a partir do ano de 2018 se expandiu, fazendo com que a campanha ultrapassa-se as barreiras da capital carioca e assumisse as mais diversas cidades brasileiras.

Nesse sentido, encontramos o projeto do curso de design da Universidade do Estado do Pará que por meio da disciplina de “Estética” propôs uma parceria hipotética com a campanha nacional do “Não é não” e desenvolveram produtos de consumo com um caráter socialmente responsável. “A intenção de desdobramento da campanha na atividade era somar as tatuagens já implementadas no carnaval, alguns produtos que trabalhassem a marca deles numa tentativa de divulgar e propagar ainda mais a mensagem do depois do não, tudo é assédio, para isso foram criados alguns produtos muito utilizados no carnaval que seriam entregues numa espécie de “kit não é não”, o qual seria repleto de elementos que carregavam a marca e sua mensagem neles, tais como: as tatuagens já existentes, copos, tirantes, blusas, bottons, acessórios carnavalescos, tiaras, brincos e outros” comentou a professor do curso Larissa Buenano.

É importante ressaltar que os produtos criados foram desenvolvidos com o intuito de, também, chegar no público masculino, entretanto, o direcionamento da campanha é exclusivo para as mulheres. Essa escolha é fruto de definir o protagonismo das mulheres na campanha, pois objetiva formar uma rede de apoio entre as mulheres no combate ao assédio e outros tipos de abusos e violências sofridas por elas.

O design oferece para a sociedade uma forma criativa de comunicar e o curso de design do campus de Paragominas da Uepa pauta no seu planejamento pedagógico a construção de olhar crítico e consciente sobre as mazelas sociais que afligem o brasileiro. “o carnaval é um grande espaço público para esse debate, outra observação importante, é entender que as tatuagens são um ato colado na pele para falar e até gritar que é na pele que sentimos esse assédio. Então os outros produtos seriam secundários, mas muito importantes para somar mais debate a partir de outros modos de consumo e divulgação da campanha” afirmou a docente Larissa Buenano.

Texto: Daniel Leite

Foto: Curso de Design - Universidade do Estado do Pará - Campus Paragominas