Curso de Medicina forma primeira turma em Marabá

Na próxima quarta-feira, 19 de junho, a partir das 19h30, haverá a formatura da primeira turma de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na cidade de Marabá. O evento será no Carajás Centro de Convenções, onde dezessete discentes do curso receberão o diploma de bacharel das mãos do reitor, Rubens Cardoso. A colação de grau contará com a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.

A primeira turma de Medicina da Uepa em Marabá iniciou no ano de 2013, com período integral e duração de 12 semestres na modalidade bacharelado.  A oferta de curso na área da saúde foi uma demanda exigida pela sociedade para atender com êxito as necessidades populacionais referentes às problemáticas da região sudeste do Estado do Pará.

“Nossa região é carente de vários profissionais, e essa demanda não é diferente com relação aos profissionais da saúde, sem dúvida estamos contribuindo para a oferta de médicos na região. Nossa instituição sempre esteve atenta a oferta de cursos que atendam a comunidade onde está inserida e em Marabá foram realizadas audiências públicas para verificar a demanda de cursos para a região, e como resultado dessas reuniões e da participação da gestão superior, sociedade civil, governantes, setor público e privado iniciamos em 2012 a oferta de novos cursos como Biomedicina e Medicina e hoje, no ano de 2019 estamos entregando à sociedade, médicos capacitados para atender as necessidades da população”, afirmou a coordenadora do Campus da Uepa em Marabá, professora doutora Danielle Monteiro.

Segundo a coordenadora, vários órgãos privados e públicos se mobilizaram para colaborar com a oferta do curso à comunidade. A formação de novos médicos na cidade de Marabá beneficiará o sudeste do Estado e representa um marco para a região, devido à existência de um espaço de educação para a formação de profissionais na área da saúde.

Nesse processo, o curso proporcionou melhorias e aperfeiçoamentos na Uepa e deixa um legado formado pela criação de entidades, organizações desportivas, Centro Acadêmico de Medicina, ligas acadêmicas e a construção do prédio próprio dentro do campus com a intenção de oferecer um espaço para estimular e beneficiar a comunidade acadêmica. “Uma faculdade de medicina agrega profissionais que não darão somente aula para os discentes do curso, mas, também, serão feitas pesquisas que desenvolverão diversas áreas, dependendo da atuação do professor. Isso fomenta a extensão, a pesquisa e o serviço, além de proporcionar a evolução do conhecimento na área da saúde, portanto, esperamos ter condições de perpetuar o curso e a produção científica do mesmo”, ponderou o coordenador do curso de Medicina do campus de Marabá da Uepa, professor doutor David Tozetto.

Sobre o curso de Medicina da Uepa em Marabá

O curso de medicina em Marabá foi uma das grandes novidades do Processo Seletivo 2013 da Uepa com uma oferta de 20 vagas divididas entre Processo Seletivo (Prosel) e Programa de Ingresso Seriado (Prise), com início das aulas no 2º semestre e carga horária de, aproximadamente, 8.060h.

O curso chegou à região sudeste do Pará para fortalecer a formação de mão-de-obra qualificada na área da saúde. A graduação tem o objetivo de formar profissionais capazes de desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde individual e coletiva, realizando uma prática de forma integrada e continuada com o sistema de saúde.

O médico deve ter competência técnica na realização da história clínica, exame físico do paciente e na interpretação dos exames complementares. Deve ter competência no trato das urgências; ter conhecimentos éticos e humanísticos capazes de contribuir para uma postura médica adequada e ter conhecimentos básicos em diferentes especialidades médicas e nos diversos níveis de complexidade de atuação na saúde em hospitais, consultórios, centros de saúde, unidades de saúde da família, órgãos públicos, universidades e instituições privadas com enfoque na valorização do ser humano, vendo-o como síntese das dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais.

Formatura da 1o turma do curso de Medicina do Campus VIII – Uepa em Marabá
Local: Carajás Centro de Convenções