Editais ofertam bolsas para alunos de graduação e ensino médio

Enviado por Ize Sena em Sex, 09/03/2018 - 18:03
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou dois editais para seleção de bolsistas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação. A submissão das propostas deverá ser feita de 19 de março a 7 de maio de 2018 somente na plataforma sistemas.uepa.br/pibic.

Um dos editais (19/2018) prevê a distribuição de bolsas para alunos de graduação de qualquer instituição de ensino superior pública ou privada do país, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já o outro edital (20/2018) pretende selecionar bolsas para alunos do ensino médio de escolas públicas ou privadas do estado do Pará.

Em ambos os editais, serão selecionados projetos de pesquisa coordenados por docentes ou técnicos do quadro efetivo da Uepa, que não tiverem pendências na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). A distribuição das bolsas atenderá ao quantitativo de projetos aprovados.

Iniciação científica e Desenvolvimento tecnológico e inovação para a graduação

O edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) prevê a distribuição de bolsas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Uepa e pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa). Especificamente para as bolsas financiadas pelo CNPq, poderão ser indicados alunos de qualquer curso de graduação, em instituição de ensino pública ou privada. Já a indicação para as bolsas financiadas pela Uepa e pela Fapespa será restrita aos alunos de graduação da Universidade

Os interessados em concorrer a esse edital deverão indicar para a Propesp alunos graduandos com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas no projeto submetido. Será concedida uma bolsa por proposta selecionada e 30% do total de bolsas financiadas pela Uepa serão destinadas para orientadores com atuação nos campi fora da capital.

Para mais informações, acesse o edital aqui

Iniciação Científica para o Ensino Médio

Financiado pelo CNPq e gerenciado pelas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM) visa contribuir para a formação de recursos humanos para o futuro da produção científica do país.

Por isso, os projetos interessados em concorrer a este edital serão avaliados com base nos seguintes critérios: contribuição para despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio, viabilidade de execução da proposta, produção científica e técnica do orientador proponente.

Os bolsistas indicados pelos coordenadores dos projetos aprovados receberão uma bolsa no valor de R$ 100 mensais com duração total de 12 meses.

Para mais informações, acesse o edital aqui

Texto: Helaine Cavalcante