Educação a distância inicia aula neste sábado (2)

 
Neste sábado, 2 de novembro, será realizada a aula inaugural dos cursos oferecidos na modalidade a distância, pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). A atividade será promovida em 13 polos distribuídos em diferentes regiões do estado. Na ocasião, os 800 estudantes classificados no processo seletivo de 2017 vão ter a oportunidade de conhecer a estrutura da Universidade e de saber como funciona o processo de educação a distância.
 
Os universitários estão distribuídos entre quatro licenciaturas: Pedagogia; Matemática; Letras; e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, Química, Física. Os cursos funcionarão em períodos regulares, contando com 20% de carga horária na modalidade presencial. Por isso, os estudantes precisam ter disponibilidade para atividades acadêmico-curriculares presenciais a serem realizadas nos finais de semana.
 
A Uepa contará com um representante em cada um dos 13 polos situados em Altamira, Marabá, Paragominas, Igarapé-Miri, Jacundá, Cametá, Cachoeira do Arari, Breves, Barcarena, Parauapebas, São Sebastião da Boa Vista, Redenção e Dom Eliseu. A intenção é elucidar as dúvidas sobre o funcionamento das disciplinas, do acesso ao ambiente virtual de aprendizagem do sistema moodle e das obrigatoriedades dos estudantes.
 
Ao utilizar o modelo de educação a distância, a instituição tem por objetivo ampliar a formação no estado do Pará e garantir maior acesso aos alunos que moram em municípios que possuem poucas opções de formação superior. Há 10 anos, a Uepa mantêm esses polos que são definidos em conjunto com a comunidade local. As graduações oferecidas nessa modalidade são fruto de um convênio estabelecido com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério de Educação.
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely