Educação Matemática pauta o debate do 1º Saem

A “Matemática Além dos Números” será o tema norteador da 1ª Semana Acadêmica dos Estudantes de Matemática (Saem), promovida pelo Centro Acadêmico de Matemática do Campus 1 (Camat Campus 1) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento está agendado para o período de 29 a 31 de março, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), situado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo. Devido a grande demanda, as inscrições já se encontram esgotadas.

Entre os principais objetivos do evento está a promoção e ampliação do intercâmbio entre acadêmicos, profissionais e instituições interessadas em aprofundar conhecimentos no âmbito dos estudos sobre Matemática e Educação Matemática, bem como de suas áreas internas e afins. Além disso, a Semana busca contribuir com o debate e qualificar a produção acadêmica sobre tais eixos temáticos de forma interdisciplinar e refletir sobre a Educação Matemática a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento.

Durante os dias do evento, o debate será em torno Educação Matemática e suas relações com a melhoria da qualidade de ensino de matemática no atual sistema educacional, bem como estimular a conversa sobre as mudanças necessárias no modelo educacional, para que, como sugere o tema da Saem, seja possível entender e contribuir para o entendimento de uma matemática social, além dos números.

A 1ª Saem terá palestras, minicursos, apresentação de trabalhos em comunicações científicas e em pôsteres. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Texto: Fernanda Martins