Empresas Juniores da Uepa recebem apoio institucional

Um novo passo foi dado para o desenvolvimento das empresas juniores (EJ) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Em reunião realizada no dia 14 de março, em Belém, estudantes de graduação que integram as EJ Holística e InFocus apresentaram o trabalho realizado nas organizações à gestão superior e desenharam juntos novos rumos para a atuação delas.

No encontro também estiveram presentes o reitor Rubens Cardoso, o vice-reitor Clay Chagas, e o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela.  Os membros expuseram as necessidades e sugestões para ampliar a atuação de cada EJ. Além da Holística e da InFocus, a A Uepa conta ainda com mais cinco empresas distribuídas nos campi dos municípios: Engetec Jr. (Redenção); Alligare Jr. (Cametá); Exímio Solutions (Castanhal); Fapa Consultoria Jr. (Marabá); e Apporte Jr. (Paragominas). A ideia é que essa reunião inicial seja multiplicada com as demais.

Lana Vitória, vice-presidente da InFocus, cursa Secretariado Executivo Trilíngue, afirmou que o encontro era muito esperado. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de falar um pouco sobre nossos projetos e o retorno para a instituição em apoiar empresas juniores. As universidades conseguem criar alunos preparados para o mercado de trabalho, empreendedores aptos para atuar em diversas áreas pelo fato de aflorar neles o espírito de liderança”, afirmou.

Ela também enfatizou o diferencial dos alunos que vivem essa experiência. “Eles recebem o suporte necessário para se tornarem profissionais melhores no mercado de trabalho”, continuou.

O reitor elogiou o desempenho dos estudantes, que dividem as atividades de gestão nas EJ, com o exercício acadêmico. “Precisamos fazer um acolhimento na perspectiva de crescimento, que tem efeito multiplicador para a Universidade. Vocês aceitaram o desafio, foram desenvolvendo, são exemplos. O Brasil precisa de cada mílimetro de inteligência dos estudantes”, ponderou.

Cardoso também apontou parcerias que podem se consolidar para apoiar os jovens. Para ele, um caminho interessante é estreitar relacionamento com organizações como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá).

Para o presidente da Holística, Bruno Lopes, as oportunidades são animadoras. “Atuamos desde 2010, dentro da Universidade, e tentamos ter um vínculo maior com a gestão, em termos de realização de projetos e infraestrutura. Fiquei muito feliz com as propostas e a possibilidade de apresentar nossos negócios e receber treinamentos profissionais e específicos para empresas juniores”, avaliou.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Marcello Sarmento