Encontro da ABP oferece programação gratuita ao público

 

A Associação Brasileira de Planetários (ABP) realiza em Belém, no período de 27 a 30 de setembro, a XXIII edição do seu Encontro, no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) da Universidade do Estado (Uepa). O evento é aberto ao público e inicia a partir das 8h30.

A ABP promove todos os anos o evento e trabalha incentivando órgãos públicos e privados na instalação de novos planetários, promovendo encontros e atividades para estimular o trabalho dos já existentes e divulgando a importância educacional desses espaços.

Curso Astronomia Geral

Dentro da programação desta edição do Encontro está o curso de Astronomia Geral, realizado durante os dias 27, 28 e 29 de setembro. As palestras serão ministradas por diversos professores do país, entre eles, o professor doutor Alexandre Cherman, fundador do Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, que abordará Cosmologia e Estruturas do Universo. Serão debatidos também assuntos como: Estrelas: Nascimento, Vida e Morte, e O Novo Sistema Solar.

As inscrições prévias para o curso já iniciaram e os interessados devem comparecer na sala da agenda, no Planetário da Uepa (Rodovia Augusto Montenegro s/n – ao lado do Mangueirinho), com um documento de identificação. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Festival Full Dome de Planetários

Complementando o evento, será realizado o Festival Full Dome de Planetários, nos dias 28 e 29 de setembro. O Festival consiste em uma sessão especial com projeções de vídeos e imagens do Planetário, que preenchem todo o espaço da Cúpula. 

Palestras

No dia 27, a palestra inicial discute sobre Blas Antonio Servín Bernal “O Céu Guarani” . Logo em seguida, haverá uma sessão especial na Cúpula e visita ao espaço do Planetário. Durante todos os dias programação, além dos eventos especiais, mesas redondas, palestras e comunicações orais serão realizadas.  

A programação completa pode ser conferida aqui

Mais informações: http://planetarios.org.br/encontros/xxiii-encontro-da-abp/

 

Serviço: 

Curso Astronomia geral 

Data: 27, 28 e 29 de setembro 

Local: Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP)

Inscrições: Gratuitas, na sala da agenda, no Planetário da Uepa (Rodovia Augusto Montenegro s/n – ao lado do Mangueirinho)

 

Festival Full Dome de Plantários 

Data: 28 e 29 de setembro 

Local: Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP)

 

 

Texto: Rachel Oliveira

Foto: Nailana Thiely