Encontro debate a produção e o processamento de alimentos

O campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Salvaterra, realiza nos dias 20, 21 e 22 de junho, o I Encontro de Tecnologia de Alimentos (Enteca), com o tema Carne, Leite e Seus Derivados: Ciência e Tecnologias Desenvolvidas no Marajó. O evento será realizado no campus da Universidade no município, localizado na Rodovia PA 154, Cajú.

O objetivo é debater e abordar produção, processamento e aspectos de qualidade de carne, leite e derivados, como forma de auxiliar o desenvolvimento da região do Marajó. O primeiro encontro contribui para que os estudantes, profissionais, criadores, empresas, pesquisadores, representantes de órgãos governamentais e áreas afins possam debater sobre a realidade da ciência e tecnologia no município, a fim de colaborar com o avanço de pesquisas que beneficiem a comunidade.

A coordenadora do campus, Carmelita Ribeiro, destaca que muitas famílias são produtoras da bubalinocultura, principal fonte de renda do município. “O tema foi escolhido pois é um estado que tem uma grande produção dos animais e também pelo Queijo do Marajó, pois está tendo bastante saída”, destacou.

Durante os três dias, o evento contará com minicursos. São eles: Elaboração de Manteiga de Búfala; Tecnologia de Leite – Elaboração de Doce de Leite Saborizado; Avaliação Microbiológica e Físico-química de Carnes; Processamento de Leite de Búfala - Elaboração de Iogurte grego; Análises Qualitativas para a Detecção de Fraudes em Leite e Derivados; Elaboração de Linguiça Artesanal; Marketing de Produtos para a Bubalinocultura e Oficina de Elaboração de Queijos a partir de Leite Bubalino.

A mesa redonda do dia 20 de junho será realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Salomão Matos, localizado na Rua Cearense, em Salvaterra, a partir das 18h30.

As inscrições para participar de palestras e minicursos ainda podem ser feitas no local do evento.

Serviço:

I Encontro de Tecnologia de Alimentos no Marajó (ENTECA)

Data: de 20 a 22 de junho de 2019.

Hora: 8h

Local: Campus XIX da Uepa, em Salvaterra, localizado na Rodovia PA 154, Km 28 - Cajú - 68860-000 - Salvaterra-PA.

Texto: Viviane Nogueira