Escola de Enfermagem comemorará 73 anos

 

O 73º aniversário de fundação da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) será comemorado nesta sexta-feira, 10 de novembro, no Campus IV em Belém. A programação será iniciada às 8h, com o hasteamento da bandeira e a execução do hino nacional. Em seguida será composta uma mesa de abertura com a participação da gestão da Uepa e representantes de entidades profissionais. O momento será para evocar a história da instituição que já formou mais de cinco mil enfermeiros em Belém, Santarém, Tucuruí e Conceição do Araguaia.

A agenda inclui ainda a cerimônia da lâmpada, em homenagem à Florence Nightingale, enfermeira britânica que viveu no século XIX. A história conta que na Guerra da Criméia, ela tratava os soldados feridos durante a noite. Para superar a escuridão, ela levava sua lâmpada de azeite. Essa rotina concedeu à Florence o título de ‘dama da lâmpada’, e marcou a profissão, que passou a usar a lâmpada como símbolo.

Durante a programação haverá o pré-lançamento do livro “Segurança do Paciente – Orientações para uma Assistência Segura”, do professor Ademir Ferreira da Silva Júnior. A obra é uma atualização composta de 12 capítulos que abordam a evolução do tema em ambientes complexos ou não. A publicação destaca a importância do trabalho multiprofissional como peça chave para a qualidade dos serviços de saúde, garantindo assim, uma assistência segura para os pacientes.

Palestra

Na semana comemorativa, a Uepa recebeu a pesquisadora e psicóloga alemã Monika Bullinger. Ela veio proferir duas palestras sobre hanseníase e tuberculose no Brasil, seguindo uma agenda que começou na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Mestrado Associado em Enfermagem UFAM/UEPA. A formação integra o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o qual envolve instituições de ensino de São Paulo, Pernambuco, Pará e Amazonas.

Na manhã de hoje, 8 de novembro, Monika participou de uma reunião com o reitor Rubens Cardoso, a Coordenadora de Relações Internacionais da Uepa, Luiza Jucá, a pró-Reitora de Extensão, Alba Lúcia Raithy e docentes da área da saúde. O objetivo da reunião foi apresentar a Uepa e as oportunidades de cooperação internacional com a Alemanha.

 

Serviço:

73º Aniversário da Escola de Enfermagem Magalhães Barata

Data: 10 de novembro de 2017

Horário: 8h

Local: Auditório da escola, localizado na Avenida José Bonifácio, 1289, no bairro do Guamá.

 

Texto: Dayane Baía

Fotos: Nailana Thiely, Dayane Baía e Carlos Sodré