Escola de Inverno oferta minicursos e oficina gratuitos

 

Que tal aproveitar as férias e investir o tempo livre para adquirir mais conhecimento? Para quem quer aproveitar esse período do ano para se capacitar, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) tem uma ótima oportunidade. Isso porque de 21 a 25 de janeiro, ocorrerá a quinta edição da Escola de Inverno da Uepa, um evento multidisciplinar aberto ao público interno e externo à Universidade, ou seja, qualquer pessoa que tenha interesse em temas ambientais e suas correlações com questões sociais, econômicas e culturais. Assim, a Escola de Inverno pretende estabelecer um ambiente de troca de aprendizado entre os membros do PPGCA e a sociedade. As inscrições já estão abertas e são gratuitas, porém as vagas são limitadas.

A Escola de Inverno terá uma programação variada composta por 20 minicursos e uma oficina, entre eles: Valoração e monitoramento de serviços ecossistêmicos: conceitos e abordagens de pesquisa; Sistema de inventário florestal (sif): uma ferramenta para inventário em florestas nativas e plantadas; O estudo do ciclo das plantas: monitoramento de espécies vegetais amazônicas; Identificação e tratamento de material botânico: briófitas e angiospermas; Reordenamento territorial urbano; A logística reversa como ferramenta da economia circular; O ensino de ciências e a educação ambiental voltados para a produção científica; Uso de insetos no ensino básico; Organização do currículo lattes e seus documentos comprobatórios; Oratória; Trabalhos acadêmicos: do word ao power point; entre outros.

Os minicursos e a oficina possuem carga horária variada e serão realizados em diferentes horários. Mesmo assim, cada interessado pode se inscrever em até dois minicursos/oficina. O candidato que tiver sua inscrição homologada e não comparecer sem justificativa devidamente comprovada, não poderá participar da próxima edição do evento.

Para toda a programação as inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado para comprovação curricular, caso obtenham 100% de frequência. Os interessados deverão fazer suas inscrições na Secretaria do Mestrado em Ciências Ambientais, localizada no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa, na Tv. Enéas Pinheiro, 2626, bairro do Marco, em Belém, no horário das 9h às 17h. Mais informações: (91) 3131-1914.

Confira a programação completa aqui.

 

Texto: Helaine Cavalcante

Foto: Nailana Thiely