Estudante de Design é selecionado para o Joias de Nazaré

Com o projeto "Rainha Régia", o acadêmico de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Lucas Alves da Costa, conquistou o primeiro lugar no concurso que elege a imagem para compor a capa do convite da 13ª edição da exposição Joias de Nazaré.  O evento é a maior e mais tradicional mostra temática do Polo Joalheiro do Pará, sediado no Espaço São José Liberto.

A peça de Lucas foi escolhida dentre 24 projetos de 13 designers, sendo cinco deles estudantes do curso de Design da Uepa.  A forma e cores da joia vencedora foram inspiradas em Nossa Senhora de Nazaré e a relação com a natureza amazônica. A criação de Lucas Costa faz referência ainda ao título pelo qual a padroeira dos paraenses também é conhecida: Rainha da Amazônia. A peça estará em exposição no Joias de Nazaré.

Fares Farage, egresso do Curso de Design da Uepa, conquistou o segundo e o terceiro lugar do concurso, respectivamente, com os projetos "Súplica à Mãe" e “Luz da Berlinda”. As peças estarão em exposição e poderão ser adquiridas.

A professora do curso de Design, Rosângela Gouvea, explica que há 5 anos leva os acadêmicos para participarem do Joias e que os resultados têm sido muito positivos. “Isso é importante porque é a inserção dos estudantes no mercado de joias, uma experiência de criação de uma coleção relativa aos temas. Essa experiência profissional é justamente a prática do que eles veem na teoria em salas de aula e disciplina relacionadas a joias” afirma a professora da Uepa. Ao longo desses anos, Rosângela também conta que muitos egressos do curso de Design participam do Joias como profissionais.

Os projetos de joias vencedores estavam inscritos no Workshop Joias de Nazaré 2016, que teve como tema “Orações e Cânticos à Maria de Nazaré”, realizado entre os meses de junho e julho deste ano. As joias foram pensadas durante o workshop, que conta, desde a primeira edição da exposição, com a consultoria de Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora da Uepa. A exposição é aberta ao público e segue até o dia 29 de outubro.

A exposição “Joias de Nazaré” é uma realização Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e de Cultura (Secult), e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), UEPA e NAC da UEPA

Exposição “Joias de Nazaré 2016: Lá vem a Santa!”
Espaço São José Liberto (ESJL): Praça Amazonas, s/n, Jurunas - Belém - Pará
Visitação: de 1º a 29 de outubro de 2016, segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos, das 10h às 18h.
No domingo, 2 de outubro (eleições), o ESJL não abrirá, e no sábado seguinte, 8, em que é realizada a procissão da Trasladação, funcionará das 9h às 15h.
No domingo do Círio, dia 9 de outubro, abre das 14h às 18h. O ESJL fica fechado em 24 de outubro (segunda), Dia do Comerciário e Recírio.

Texto: Renata Paes e Sergio Ferreira Junior
Fotos: Nailana Thiely