Estudantes da Uepa ampliam conhecimento no Laboratório Central

O Laboratório Central do Estado (Lacen) entregou, na manhã desta sexta-feira (29), no auditório, os certificados dos 17 alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) que participaram do Estágio Curricular Obrigatório não Remunerado em 2018. No evento, também foram apresentados os novos estagiários provenientes dos cursos de Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos e Engenharia Florestal da Uepa.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Lacen, Cleber Soares, responsável pelo processo de estágio, informou que o Laboratório Central mantém convênios com instituições públicas e privadas de ensino superior, havendo vagas, ainda, para alunos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Pedagogia e Serviço Social.

Ele fez uma avaliação positiva da experiência com os estudantes da Uepa. “São alunos dedicados e comprometidos, o que facilita o desenvolvimento do trabalho junto com os profissionais do Lacen”, afirmou o coordenador do NEP.

Experiência - Durante a solenidade, Cleber Soares fez um agradecimento especial a todas as equipes técnicas do Lacen, que acolhem os estagiários nos diversos setores e áreas de atuação. Ele enfatizou a importância do estágio para ampliar conhecimento e ganhar experiência antes da entrada no mercado de trabalho.

A diretora técnica do Lacen, Valnete Andrade, afirmou estar feliz em presenciar a conclusão de mais um ciclo importante para os futuros profissionais, e também para o Lacen. Ela agradeceu à Uepa pela parceria, que tem gerado resultados positivos, e disse esperar que, nesta fase, o Laboratório possa contribuir, cada vez mais, com a formação de novos profissionais no Pará. “Aqui, além de aprender a profissão na prática, os alunos aprendem sobre comportamento e ética profissional, já que estão lidando com análises de materiais que pertencem a outras pessoas, empresas ou instituições”, informou Valnete Andrade, que também agradeceu aos profissionais pelo sucesso do programa de estágio do Lacen.

O coordenador de Estágio do Curso de Tecnologia de Alimentos da Uepa, Marcos Cunha, disse que o resultado foi gratificante, e que a experiência dos alunos nesse nível de conhecimento foi muito boa. “Estou orgulhoso de estar aqui, e espero que os conhecimentos adquiridos se frutifiquem em 2019”, declarou.

Além de dar boas-vindas aos novos estagiários, a chefe da Divisão de Análise de Produtos (DAP) do Lacen, Nailda Pantoja, ressaltou que oferecer estágio é uma contribuição social que o órgão dá à sociedade paraense, já que é um laboratório de referência na Região Norte que abre suas portas para futuros profissionais. A representante do reitor da Uepa, Paula Faria, disse que a Universidade está muito satisfeita com os resultados, e que há interesse em manter a parceria com o Lacen.

Dia a dia - Para Luciana Gaya, estudante de Engenharia Ambiental, que realizou o estágio na Divisão de Entomologia (estudo de insetos), “o estágio foi bom para aprender as técnicas, conhecer a parte do meio ambiente e como a gente pode colaborar com a população. A gente adquire bastante conhecimento com o pessoal da área. Foi bom para o nosso conhecimento e para o desenvolvimento do trabalho do Lacen, que contou com a nossa colaboração”.

A estudante de Tecnologia de Alimentos Jacqueline Ferreira, que vai iniciar agora o estágio, espera desenvolver o trabalho de análises de alimentos. “Também quero conhecer e ter acesso a equipamentos sofisticados e metodologias que a gente não usa na Uepa, assim como expandir minha visão para o mercado de trabalho, não olhando apenas para a área da indústria, mas também para a área de análise”, informou a estudante.

“Foi de grande importância, porque me permitiu conhecer a prática do dia a dia, de como é realmente o mercado de trabalho, além de poder me socializar com outras pessoas”, disse a estudante de Tecnologia de Alimentos, Camila Gomes da Luz, acrescentando que se sente “muito mais preparada para o mercado de trabalho, e sou muito grata pela oportunidade que o Lacen nos deu. Todos os profissionais nos orientaram de forma bastante enriquecedora”.

Texto: Roberta Vilanova/ Ascom Sespa
Foto:  Fernando Araújo/ Ag. Pará