Evento discute afirmação do negro no Marajó

Com o intuito de discutir e compreender os aspectos sociais, culturais e religiosos que os afrodescendentes implantaram na sociedade brasileira, sobretudo da região do Marajó, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, no próximo dia 22 de novembro, o  II Encontro Educacional Étnico Racial, no Campus XIX da Universidade, em Salvaterra. O evento é aberto ao público, sem taxa de inscrição.

Os interessados devem se inscrever presencialmente até o dia do evento, na Biblioteca do Campus XIX. O evento será realizado em duas localidades do município de Salvaterra: pela manhã, na Escola Estadual Salomão Matos, localizada na rua Cearense, e, pela tarde e noite, no campus da Uepa, localizado na rodovia PA 154, Km 28, bairro Cajú.

O encontro homenageará o Mestre Damasceno Gregório dos Santos, do grupo de Carimbó Nativos Marajoara, descendente de escravos e índios, nascido e criado na comunidade remanescente Quilombola do Salvá, da Vila de Mangueiras, e cego desde os 19 anos. Mestre Damasceno tem a trajetória de vida marcada pela superação e dedicação à cultura marajoara, reconhecida pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, com o “Prêmio Maria Isabel”, em 2010.

Para a idealizadora do evento, bibliotecária Ana Cristina Santos, a programação está alinhada ao Dia da Consciência Negra, comemorado no Brasil em 20 de novembro, e reforça o debate sobre a questão racial no município, que possui um grande número de comunidades e escolas quilombolas. "O negro no Marajó, mais precisamente em Salvaterra, tem características da miscisgenação de três povos, o europeu, os índios e os povos africanos, porém o que torna essa região tão peculiar é a nossa cultura, inclusive com um esporte próprio da nossa região, que é a luta marajoara. Nada mais justo que fazer com que nosso alunado tenha conhecimento das lutas desses povos e de toda a população negra, visto que temos alunos de comunidades quilombolas", afirmou.

Confira abaixo a programação completa do evento:

II Encontro Educacional Étnico Racial

Data: 22/11/19

Manhã: 8h – 12h

Local: Escola Salomão Matos. Rua Cearense

Vídeo da Vida do Mestre Damasceno Gregório dos Santos

Credenciamento: 8h – 8h30

Mesa de Autoridades: 8h30 – 9h

Professora Carmelita Ribeiro (Coordenadora do Campus XIX/Uepa); Luiz Marcelo de Lima Pinheiro (UFPA); Patrícia Mendes (UFPA); Paulo Squires (OAB); Kátia Rodrigues da Costa (Secretária de Educação); Gisele Abdon Reis (EETEPA); Erley Teixeira (Coordenadora SINTEPP Salvaterra); Maria da Páscoa Sarmento (Movimentos Sociais).

Homenageado: Mestre Damasceno Gregório dos Santos

Mesa-redonda: 9h – 10h30 - Afirmação do Negro na Amazônia

Advogado Paulo Victor Araujo Squires

Professora Adriana Helena Moraes e Moraes

Professora Patrícia Miranda Mendes

Professora Maria da Páscoa

Mediador(a): David Rogério

Mesa-redonda: 10h30 – 12h - Atuação de atores sociais para negritude na Educação em Salvaterra-PA

Professora Suelen Brasil

Professor Petronio Medeiros Lima Filho

Professor Vinicius Darlan da Silva Andrade

Professor José Luís Souza de Souza

Professora Paulyane do Nascimento Ramos

Mediador(a): Julie Benvindo

Tarde: 14h – 19h

Local: Campus XIX – Salvaterra.  Rodovia PA 154, Km 28, bairro Cajú.

Exposição dos quadros dos alunos da Escola Quilombola Lucia Ledo Carvalho

Oficinas: 14h – 17h

Turbante/Tranças Africanas: Dayane Chaves Amador

Exposição de Trabalho: 14h30 – 14h50