Exposição fotográfica debate percepções sensoriais

 
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, no campus de Paragominas, a Exposição Fotográfica ÕES. Desenvolvida pelos estudantes do curso de Design, sob a supervisão do professor Thiago Azevedo, a atividade tem como objetivo estimular percepções sensoriais a partir da visão humana. O público pode conferir a exposição até o dia 14 de junho.  
 
A escolha do título ÕES tem como referência os variados aspectos da vida que se manifestam nas pessoas nas formas de Percepções, Ilusões, Sensações, Visões, Criações e Emoções. Baseado nesse conceito, a exposição busca construir novas percepções a partir do olhar e, com isso, abrir caminho para novas visões e novas dimensões do próprio indivíduo e de sua relação com o mundo.
 
Durante a fase de preparação da exposição, os alunos foram divididos em cinco equipes e cada uma trabalhou com uma temática específica relacionada a algum aspecto da Linguagem Visual. Tais como: Linha, Ponto, Textura e Ilusão de Ótica. Posteriormente, eles produziram as fotografias e selecionaram um espaço físico que conseguisse comunicar com a temática proposta. 
 
O estudante Thainam Lima desenvolveu o trabalho dentro da área da Ilusão de Ótica e combinou aspectos da arte surrealista do pintor espanhol Salvador Dalí. “Nessa exposição consegui associar os meus aprendizados com as características de outras correntes artísticas ensinadas na sala de aula. Esperamos trazer percepções diferentes a partir das diversas fotografias expostas”, afirma. 
 
A Exposição Fotográfica ÕES pode ser visitada na Sala de Desenho, do curso de Design, do campus VI, localizado na Rodovia PA-125, s/n, bairro Angelim. Os interessados podem visitar o espaço no horário de 8h às 20h.
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Organização da Exposição