Fórum promove debate sobre desafios na educação básica

 
O debate sobre a formação de professores e as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas da educação infantil, fundamental e médio pautou a segunda mesa redonda do Fórum das Licenciaturas 2018 Etapa III, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na última segunda-feira (26). O tema da mesa foi A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.  
 
A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. É formada por um conjunto de eixos estruturantes que devem permear o currículo de ensino, que se tornaram obrigatórios para construção dos planos de aula.
 
mesa redonda discutiu de forma crítica a formação de professores e os desafios históricos da educação do estado do Pará, proporcionando reflexões sobre quais medidas e caminhos devem ser tomados para encontrar soluções para essas problemáticas. Os professores da Uepa, Rodrigo Ferreira e Glória Maria Rocha e os representantes da Secretaria de Estado e Educação (Seduc), professora Maria de Fátima Cravo; Ivone Rosa Cabral; professor Walter Gomes participaram do debate. 
 
A preocupação com o tipo de formação ideal para crianças e adolescentes também foi citada. Os profissionais à frente da mesa definiram que é necessário estabelecer uma realidade que possibilite a construção da escola como um espaço de formação integral do homem. Essa formação não seria apenas para o mercado de trabalho, mas para as relações humanas também. 
 
Além disso, fundamentaram a importância de um currículo de ensino que tenha como base a valorização da diversidade, do indivíduo e a formação do exercício da cidadania. “Falar de currículo é entender que esse procedimento precisa ser vivo no chão da escola. Não podemos entender a escola como um espaço para o mercado de trabalho somente, mas que seja um local para o aluno refletir, que o faça pensar e interagir em suas amplas habilidades”, disse o professor Rodrigo Ferreira.
 
O Fórum das Licenciaturas ocorre até o dia 27 de novembro, de 9h às 16h, no Centro de Ciências Sociais e Educação da Uepa (CCSE) da Uepa. A programa contará com outras mesas redondas que prioriza o debate sobre ensino, formação e educação. 
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely