Filhos de servidores se divertem em bailinho de Carnaval

Quem diria que a vilã Arlequina dançaria na mesma festa do Super Homem. Ou que o Capitão América dividiria o lanchinho com a Minie. Sim, na Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) os super heróis, vilões, personagens dos desenhos animados e das festas carnavalescas deixaram as diferenças de lado e se uniram na manhã de hoje (24), para curtirem a Folia Uepa Kids.

As crianças desfilaram com as fantasias e interagiram no momento do lanche. A programação incluiu espaço para conscientização sobre os cuidados com a saúde, no trânsito, meio ambiente, e prevenção de acidentes no período do Carnaval. Os filhos dos servidores receberam desenhos para serem pintados. As figuras traziam mensagens como ‘’Esvaziar garrafas e pneus com água parada”, “ Mantenha o lixo fechado” e “ Papai não beba”.

O Carnaval infantil é parte do programa Uepa Kids, criado no ano passado para atender os filhos dos servidores durante o período das férias escolares de julho. A ação é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A técnica-administrativa Danielle Paraense, 36, trouxe o casal de filhos, Maria Luisa Paraense, 4 anos, e Gabriel Augusto Paraense, 2 anos. As crianças estavam caracterizadas de passista e Super Homem. Para a servidora, a programação faz com que as crianças se divirtam e  aprendam a interagir. “ A Maria participou do Uepa Kids. Ela fala até hoje sobre isso. Eu acho boa atividades assim porque fazem com que a criança se desenvolvam, aprenda a conviver e dividir”, ressalta a servidora.

O reitor da Uepa, professor Juarez Quaresma, e os demais servidores da Gestão Superior fizeram fotos com as crianças e as acolheram. A pró-reitora de Extensão em exercício, Ana Telma Monteiro, destacou  que o aprendizado dos pequenos na programação alcançará os pais. “ Ao pintar os desenhos, as crianças irão entregá-los aos pais, que durante o carnaval necessitam de cuidados. É uma programação cultural, mas que também foca na prevenção de acidentes, cuidados com a saúde e com o meio ambiente”, diz ela.

Texto: Renata Paes
Fotos: Fernanda Martins