Futebol feminino disputa campeonato no RJ

A equipe de futebol feminino da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi classificada para representar a região Norte na fase final da etapa nacional do campeonato Neymar Jr. Five, um evento mundial, organizado pelo Instituto Neymar Jr. O evento ocorrerá neste domingo, dia 2 de junho, no Estado do Rio de Janeiro, com a presença do próprio atleta da seleção brasileira. A seletiva Norte ocorreu em Belém, no dia 11 de maio. Na ocasão, as atletas da Uepa ganharam e foram classificadas para a competição. A equipe embarca hoje, 1 de junho, para o Rio de Janeiro.

As acadêmicas e atletas do futebol feminino se preparam para o campeonato nacional com treinamentos realizados duas vezes por semana na Uepa. De acordo com uma delas, Deborah Souza, de 22 anos, é um sonho realizado. “Nós formamos uma equipe totalmente voluntária e diariamente conciliamos os treinos, aulas e estágios, e agora, finalmente, chegou a nossa hora, iremos levar o nome da nossa Universidade para a fase final de um brasileiro”, diz a estudante.

A Universidade está representada pela Atlética Botos Cor de Rosa, que conta com a participação de alunas dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Secretariado Executivo Trilíngue e da pós-graduação. O time é composto por Letícia Maia, Izabelly Santos, Jeandra Albuquerque, Evila Mirelly, Elisângela Gomes, Beatriz Neves, e a comissão técnica por Deborah Souza e Luana Correa.

Em 2019, o evento teve 27.937 de times inscritos, de 48 países. A capital paraense sediou a seletiva norte e contou com 156 times regionais, femininos e masculinos, batendo recorde de equipes femininas inscritas. O objetivo das atletas da Uepa são vencer a fase nacional, conhecer o Neymar e se classificar para a fase final que será em Paris.

Texto: Viviane Nogueira