Handebol feminino da Uepa termina em 4º lugar no JUBs

 
O time de handebol feminino da Universidade do Estado do Pará (Uepa) disputou na última semana, de 5 a 7 de julho, a Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição é uma fase classificatória e levará os times à disputa do Nacional, que este ano será em Manringá, no Paraná. Esta foi a primeira vez que a Uepa participou e terminou em quarto lugar no quadro geral da modalidade. 
 
Participaram dessa fase os times campeões dos estaduais universitários disputados no começo do ano de 2018. A equipe da Uepa foi bicampeã este ano dos Jogos Universitários Paraenses (JUPs) nesta modalidade e pôde chegar a disputa da fase norte competindo com times das Instituições de Tocantins, Acre, Amapá e Maranhão. As meninas finalizaram a competição com dois empates e duas derrotas.
 
O time comandado pelo estudante de Educação Física, Lucas Cardoso, se empenha em participar de várias competições há quatro anos. O treinador, que assumiu há dois anos e meio, se mostrou orgulhoso do desempenho conquistado por elas. “A gente vem evoluindo ao longo do tempo. Na primeira vez que participamos do JUPs fomos vice-campeões, ano passado passado fomos campeões e esse ano conquistamos o bicampeonato e viemos aqui disputar a fase norte com a ajuda financeira que precisávamos fornecida pela Instituição. Desde que entrei no curso tenho desporto, treino o handebol feminino e masculino. Eu me desdobro, arranjo tempo mesmo com todos os meus compromissos para justamente dar todo apoio para eles. Não é a toa que devido a todo esse esforço chegamos aqui” contou ele. 

 
A estudante do quinto semestre de Medicina, Isis Souza, é apaixonada pelo esporte e está junto com o time desde 2014. “ A gente vem treinando forte desde o Estadual, esse trabalho já vem há quatro anos, perdemos bastante jogos, mas devido ao nosso treinamento cada vez mais a gente se destaca nas competições. Fomos campeãs ano passado e novamente esse ano e hoje estamos disputando essa fase classificatória pela primeira vez. Esse é o esporte da minha vida, eu amo o handebol, já jogo há muito tempo, desde quando estudava fora daqui e quando encontrei o time da Uepa foi mais um incentivo para continuar jogando” finalizou. 
 
A equipe treina todas as terça, quartas e quintas no horário do almoço no Ginásio do Campus de Educação Física. 
 
Texto: Rachel Oliveira
Fotos: Nailana Thiely