III Encontro de Iniciação à Docência debate a formação de professores

Mais do que estimular a vocação docente nos alunos de licenciatura da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) na Instituição apresenta resultados positivos para escolas e comunidades onde se realizam seus projetos. Com o tema Diálogos interdisciplinares e formação de professores no contexto amazônico: entre pedras e caminhos a trilhar, o III Encontro de Iniciação à Docência busca debater os desafios de inspirar – e preparar - os futuros professores em tempos sombrios para a educação no Brasil. O evento segue até quinta-feira, 19, no  Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, s/n,

O encontro iniciou na manhã de hoje, com uma mesa de abertura formada pelo vice-reitor da Uepa, Clay Anderson Chagas; a pró-reitora de Graduação, Ana Conceição Oliveira; o coordenador do Pibid Uepa, Sérgio Correa; o coordenador do Pibid de Matemática em Igarapé-Açu, Emerson Batista Gomes; e a bolsista do Pibid, Laís do Amaral.

O professor Emerson é coordenador desde o início do programa na Uepa, em 2011, e utilizou essa experiência para sua tese de Doutorado. “Verificamos que, além do incentivo à docência, o programa ajuda ainda os alunos da sala de aula que o bolsista do Pibid atua. O professor e a escola também se beneficiam”, contou. Na sua pesquisa, verificou-se um aumento nas notas dos alunos atendidos pelos projetos e uma contrapartida para toda a comunidade. “O professor daquela sala de aula também acabava se sentindo incentivado a ser mais atuante. Essa evolução no desempenho ajuda os municípios a melhorarem seus índices de desenvolvimento”, observou Gomes.

Para o coordenador do Pibid/Uepa, os avanços conquistados nos últimos seis anos são claros. “Esse contato com a docência desde cedo na formação do professores é fundamental, pois eles passam a conhecer a realidade das escolas, principalmente na Educação Básica. O programa qualifica a graduação a valoriza o magistério, além de construir a identidade do professor paraense, que ensinará seus alunos a lerem o mundo com as lentes amazônicas”, avaliou.

A docência é tida como a única opção para muitos graduados nos cursos de licenciatura e, para o vice-reitor, o programa ajuda a mostrar a relevância da atuação do docente no desenvolvimento da região. “É muito pertinente que este diálogo ocorra no CCSE, que é um centro quase todo voltado para a licenciatura, pois precisamos mostrar ao jovem a importância dele no contexto amazônico”, disse, dando um conselho aos futuros docentes: “sejam os professores que vocês gostariam de ter tido”.

Participando do Pibid há dois anos – seis meses como voluntária – Laís do Amaral acredita que o programa é essencial não apenas como incentivo à docência, mas ainda um estímulo para que os alunos dos cursos de licenciatura sigam na sua formação. “Sinto que oferecemos uma importante contribuição para as escolas e os alunos dos locais que atuamos. Isso é gratificante, pois além de termos contato com a prática da profissão e a realidade das salas de aula, temos a oportunidade de contribuir na educação deles”, afirmou.

Nesta edição, a programação será composta por sessão de pôster, comunicação oral, mesas temáticas, exposição de material didático, programação cultural e lançamento do primeiro livro do Pibid/Uepa. O evento é mais uma oportunidade para valorizar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, de forma a elevar a qualidade das ações pedagógicas e acadêmicas em cursos de licenciatura.

Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), O Programa de Iniciação à Docência da Uepa começou em 2011 com seis projetos nas áreas de matemática, música e educação física. Em 2014, atingiu seu ápice, com 15 projetos e mais de 500 bolsistas. Entretanto, com os sucessivos cortes no orçamento do programa, o Pibid Uepa chega a 2017 com pouco mais de 200 bolsistas.

Sob o Projeto Institucional “Universidade e Escola: Desafios e caminhos para a formação de professores no contexto amazônico”, o Pibid é composto atualmente por 13 subprojetos de licenciaturas nas seguintes áreas: Matemática, Música, Geografia, Ciências Naturais (Física, Química e Biologia), Educação Física, Pedagogia e Letras (Língua Portuguesa).

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely