III Jogos de Integração serão realizados em setembro

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove a terceira edição dos Jogos de Integração, entre os dias 3 a 6 de setembro. A competição envolve todos os campi e ocorrerá durante o ano que a Instituição comemora 25 anos de existência. Haverá disputas em modalidades masculinas e femininas de futsal, voleibol, handebol e basquebol. As inscrições já estão encerradas.

Entre os objetivos dos Jogos está a aproximação dos campi de todos os municípios, buscando a união por meio do esporte e a integração de novos alunos e veteranos. Promovido pelo Núcleo de Desporto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto faz parte da série de celebrações do Jubileu de Prata da Uepa. “Aproveitando as comemorações, resgatamos o programa a fim de estimular a autoestima com ações que gerem integração”, contou a pró-reitora de Extensão, Alba Lúcia Raithy.

Todos os jogos serão realizados no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e no Campus III - Educação Física, nos períodos da tarde e noite. Em casos específicos, serão realizados jogos pela manhã, pois as aulas continuarão normais nesse período.

Cultura esportiva

O esporte está presente na rotina dos alunos da Uepa. Além do curso de Educação Física, a Universidade disputa, há anos, campeonatos entre as instituições locais e nacionais. Para suar as camisas dentro e fora de quadra, as atléticas dos cursos têm um papel importante.  As equipes concorrem no campeonato de Inter Atléticas, que ocorre anualmente entre as faculdades e universidades do Pará. Da Uepa, participam da competição a Búfalos da Medicina; Atlas de Geografia; Botos da Educação Física; e Águias da Medicina de Marabá. Mas além delas, existem outras em atividade: Atlética Gaviões, de Ciências Naturais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE); Brutamed - Associação Atlética de Medicina do Oeste do Pará (Santarém); e Atlética Integrada Bárbaros, do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).

Em fevereiro, ocorreu a seletiva para escolha do time de futsal feminino que vai representar a Uepa nos Jogos Universitários, também em maio. Na seletiva, cerca de 20 meninas compareceram com o interesse em fazer parte da equipe. Os treinos ocorrem as segundas, terças e quintas-feiras, de 12h às 14h.

Dessa disputa, onde participam todas as universidades da região, é escolhido o campeão que vai representar o Pará no campeonato nacional em Maringá, em novembro. A Uepa já conquistou boas posições em competições anteriores. Em 2013, na competição nacional, a equipe feminina ficou em terceiro lugar geral; em 2015, em quinto; e em 2016, na terceira colocação.

Discente de Educação Física, Deborah Souza, atleta e coordenadora do time feminino explica a importância do grupo. “Essas competições unem a as pessoas como um todo. Integra os campi, conhecemos pessoas de outros cursos e isso é muito legal”, avaliou.

Já no futsal masculino, a seletiva vai ocorrer agora em março, para recrutar os participantes que tem interesse de fazer parte do time. As equipes masculinas disputam as mesmas competições que o feminino, com o diferencial da disputa da Liga de Desporto Universitário (LDU) Norte e Nordeste, que será em Belém esse ano e o time campeão compete no nacional.

Em 2014, ocuparam o sétimo lugar, em Caruaru e 2015 ficaram em quarto no Norte e Nordeste de quadra, em João Pessoa. Manoel Neto, membro da comissão técnica e também aluno de Educação Física, é o responsável pelo time atualmente. “O esporte atua na vida de muitas pessoas como forma de diversão, descontração e inclusão social. A prática esportiva é considerada como algo até mais importante que apenas uma atividade física. Além da qualidade de vida, a prática promove benefícios para o corpo e atua como uma forma de integração”, explicou.

Texto: Rachel Oliveira