Inscrições abertas para o doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia

As inscrições para a seleção do Doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estão abertas até 15 de dezembro de 2020. Os interessados deverão entregar os documentos necessários no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Instituição, localizado na travessa Perebebuí, nº 2623, bairro do Marco.

A seleção para o doutorado destina-se aos interessados possuidores do título de mestre em programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que tenham publicado ou aceito para publicação pelo menos um artigo em revista indexada na Capes na área do Programa, nos últimos cinco anos, a contar do início das inscrições do presente edital.

O processo seletivo será composto por duas fases: a primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, constará da avaliação do Pré-Projeto de Tese encaminhado pelo candidato. A segunda fase, de caráter classificatório, será composta pela análise do Currículo Lattes, devidamente comprovado, com produção dos últimos cinco anos.

O Programa de Pós-Graduação é vinculado ao CCBS da Uepa e desenvolvido em associação com o Instituto Evandro Chagas. O Curso de Doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia está estruturado na área de concentração "Biologia de agravos infecciosos na Amazônia" e três linhas de pesquisa: Epidemiologia de Microrganismos e Parasitos; Fisiopatologia humana e experimental de processos infecciosos; e Morfofisiologia e genética dos agentes infecciosos, parasitários e vetores de endemias na Amazônia.

As aulas teóricas serão desenvolvidas preferencialmente em Belém, nas instalações do CCBS. Os candidatos aprovados poderão receber bolsas de estudo, dependendo da disponibilidade de quotas pelo Programa de Pós-Graduação junto à Capes, ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e à Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) desde que não tenham vínculo empregatício com outra instituição, conforme a ordem de classificação.

Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiley