Inscrições abertas para o Profic (antigo Parfor)

 
Os professores da educação básica têm até o dia 12 de janeiro de 2018 para solicitar vagas junto ao Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic). A Universidade do Estado do Pará (Uepa) continuará com o compromisso de ampliar as oportunidades de formação superior dos docentes da educação básica no Pará.
 
Gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o novo sistema vai substituir o Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores). Porém, os dois programas vão funcionar até 2020, período de conclusão das últimas turmas do Parfor. Será por meio da Plataforma Freire, site que vai agregar currículos e cursos de capacitação, que os professores vão poder se inscrever para os cursos de capacitação do Profic.
 
O destaque do novo programa será a oferta de cinco cursos de especialização: Educação Infantil; Alfabetização; Ensino de Português (Anos finais do Ensino Fundamental); Ensino de Matemática (Anos finais do Ensino Fundamental); Português e Matemática (Anos iniciais do Ensino Fundamental).
 
Após o fim das inscrições, ficará a cargo das Secretarias de Educação da qual os inscritos estão vinculados fazer a homologação dos docentes. Depois dessa etapa, a Capes apresentará um edital que será discutido junto às Instituições de Ensino Superior participantes do programa. “A universidade já vem trabalhando com a formação inicial dos professores em exercício da educação básica desde 2012. Então, queremos por meio do novo programa, continuar contribuindo com os objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, afirma o coordenador do Parfor Antônio Sérgio Silva de Carvalho.
 
No Pará, a Universidade do Estado do Pará é uma das instituições que desenvolve atividades do Parfor por meio da oferta de diversos cursos de Licenciatura. Em 2017, a instituição registrou 51 turmas, com 1436 estudantes matriculados em vários municípios do estado.
 
Serviço:
- Período de pré-inscrição: 12 de janeiro de 2018;
- Acesse aqui a Plataforma Freire.
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely