Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade da ABRUEM

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em conjunto com Instituições de Ensino Superior (IES) Estaduais e Municipais e em parceria com a Câmara de Internacionalização e Mobilidade da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), anuncia o edital para chamada do Programa de Mobilidade Nacional, voltado a estudantes de graduação do primeiro semestre de 2020. As inscrições estão abertas até o dia 16 de dezembro de 2019, neste link.

O Programa de Mobilidade da ABRUEM oferta 1.383 vagas por meio de 22 Instituições de Ensino Superior para a demanda 2020/1. Para se inscrever o candidato deverá procurar a IES que pretende a mobilidade com os seguintes documentos: Declaração de Matrícula atualizada; Histórico Acadêmico, contendo as disciplinas já cursadas e as em curso; Plano de Estudos (PE); e Carta de Recomendação emitida pelo departamento responsável pela mobilidade acadêmica na IES do candidato.

Na Uepa, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CREIN) é o departamento responsável pela cooperação entre o mundo acadêmico internacional e nacional, na área cultural e científica. “O interesse da participação da Universidade neste programa é para possibilitar e promover o trânsito de alunos nacionalmente, portanto, aquele discente que quiser ir para outro Estado é necessário procurar os coordenadores na IES escolhida e de destino pelo próprio aluno”, comentou a coordenadora de Relações Internacionais, Luzia Jucá, sobre de que forma o discente deve se articular, caso deseje participar do Programa de Mobilidade da ABRUEM.

As inscrições serão recebidas pelo endereço de correio eletrônico dos coordenadores de cada IES, conforme o Quadro de Vagas Ofertadas no edital, por correio ou pessoalmente no endereço de cada instituição. Elas serão analisadas em horário comercial, respeitando os prazos constantes no cronograma do edital. Para o envio da candidatura por meio de endereço eletrônico, é imprescindível que a cópia digitalizada da documentação acima esteja legível.

A inexatidão e/ou irregularidade nos documentos solicitados, verificadas a qualquer tempo e em especial por ocasião da mobilidade acadêmica na IES de destino, acarretarão na anulação da seleção com todas as consequências legais correspondentes.

Programa de Mobilidade da ABRUEM

Inscrições: até 16 de dezembro