Instituto Confúcio no Pará é oficialmente apresentado

Ocorreu nesta terça-feira, 25, a cerimônia de apresentação do Instituto Confúcio na Universidade do Estado do Pará (Uepa), resultado de um convênio com a Shandong Normal University (SDNU), que representa o estreitamento de relações entre Pará e China. A cerimônia envolveu gestores da Uepa, do Instituto e da SDNU e teve lugar na sede do Instituto, localizado na travessa Dom Pedro I, em Belém.

Durante a cerimônia, houve apresentações culturais de canções e artes marciais, além de visita aos espaços do Instituto Confúcio. Estiveram presentes o diretor do Instituto Confúcio na Uepa, Antonio Braga Silva; o reitor da Uepa, Juarez Quaresma; o diretor do Instituto Confúcio na China, Pang Hui; e o reitor da Shandong Normal University, Tang Bo.

No espaço, são realizados o ensino de mandarim e outras atividades culturais, destinadas não só à comunidade acadêmica da Uepa, mas a quaisquer pessoas interessadas no aprendizado e na vivência das dimensões culturais de uma nação milenar, como a China. Os cursos são livres e gratuitos e os temas abordados são a sociedade chinesa, leitura de chinês, ortografia, conversação e compreensão oral.

O processo iniciado com essa parceria é um esforço rumo à internacionalização da educação no Pará e na Amazônia, que abre horizontes para a Uepa. Segundo o diretor do Instituto Confúcio na Uepa, Antônio Braga Silva, "a relevância nessa cooperação é que a China e o Brasil possuem grandes relações no âmbito comercial. Além disso, há a experiência de uma universidade chinesa com mais de 100 anos, e como universidade, a Uepa é jovem e tem muito a aprender com a Shandong. Também há essa integração entre os dois povos, entendendo a cultura e compreendendo um ao outro".

A Uepa terá o primeiro Instituto Confúcio do Norte do Brasil. Por isso, essa inauguração também marca a integração dos dois países, a aproximação na economia e na produção de conhecimento, áreas estratégicas no âmbito dos BRICS, que situa Brasil e China como atores relevantes no cenário internacional.

De acordo com o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, atividades como essa são relevantes para as instituições de ensino na Amazônia, cujos interesses já prevalecem no domínio comercial e sinalizam possibilidades de enriquecimento cultural.  "Essa parceria já vem sendo planejada há mais de três anos.  Ela não só engrandece a Uepa, uma vez que abre o leque na formação  de jovens na área do ensino de mandarim e da cultura chinesa,  como também contribui para o estado, para aproximação comercial entre o Pará e a China. Vale relembrar que já temos acordos comerciais com a China e essa parceria só vem reforçar essa articulação", explica o reitor.

Há mais de 600 Institutos Confúcio no mundo, em todos os cinco continentes. A SDNU, que encabeça o projeto do Instituto, é localizada na província de Shandong, na China, e conta com 24 faculdades, 79 cursos de graduação, 8 centros de estudos de pós-doutoramento, 86 programas de doutorado e 194 programas de mestrado.

No Brasil, há sedes de Instituto Confúcio na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Brasília (UnB), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Veja mais fotos da cerimônia de abertura no link: https://www.flickr.com/photos/biuepa/albums/72157674293440562

Texto: Sérgio Ferreira Júnior

Fotos: Nailana Thiely